Para que uma empresa tenha sucesso no mercado e alcance grandes resultados, é muito importante que ela implemente ações para engajar os colaboradores. Afinal, contar com uma equipe dedicada e empenhada em superar desafios proporciona inúmeros benefícios para o negócio.
Além de trazer entusiasmo e energia para as atividades a serem desenvolvidas, colaboradores comprometidos e engajados se mostram mais satisfeitos com o trabalho e apresentam um maior envolvimento com os objetivos da organização. Como consequência, contribuem para o alcance de metas e com a superação de desafios.
Frente à importância dessa prática, preparamos este post com 8 ações para engajar colaboradores que devem ser adotadas no dia a dia da empresa, de modo a contribuir para o seu crescimento. Acompanhe!
Se você deseja atrair e reter talentos para o seu negócio, é muito importante oferecer salários e benefícios alinhados com o mercado de trabalho.
Para fazer isso de forma eficiente, é necessário pesquisar o que é praticado no mercado e manter uma coerência entre remuneração e benefícios oferecidos em sua empresa e os ofertados pelos concorrentes.
Além disso, o valor pago aos colaboradores e os benefícios disponibilizados precisam ser compatíveis com os serviços realizados por eles. Apenas assim é possível converter o trabalho do profissional em um investimento e gerar lucro e produtividade para todas as partes envolvidas.
Quando os colaboradores são movidos pelos mesmos princípios da empresa em que trabalham, fica muito mais fácil manter a cultura organizacional viva, não é? Para atingir esse fim, é importante deixar claro junto à equipe qual é a missão, a visão e os valores do negócio. Mas a cultura organizacional vai muito além disso.
Contratar bons colaboradores também é imprescindível, pois, caso uma pessoa não esteja alinhada com os objetivos e ideais da empresa, sem dúvida ela não será compatível com o trabalho. Investir nos profissionais e reconhecer bons resultados também são práticas necessárias.
A falta de habilidades para executar uma tarefa é um dos principais motivos para a queda da produtividade na empresa e o desânimo entre os empregados. Nesse sentido, os gestores precisam mostrar que se preocupam em aprimorar as habilidades de seus times, pois o desenvolvimento profissional é sinônimo de engajamento e crescimento do negócio.
Aqui, a dica é investir em cursos, treinamentos, capacitações e atividades extras. Além de fazer com que os profissionais se tornem capacitados e tenham mais motivação, essa prática contribui para que eles apresentem um trabalho de excelência no dia a dia, pois vão se atualizar sobre as principais práticas do mercado e terão domínio sobre as tarefas.
O feedback é uma resposta dada pelo gestor ao colaborador com o intuito de melhorar a sua performance e aumentar a produtividade no ambiente de trabalho. Esse retorno é muito importante, pois o profissional vai entender quais são seus pontos fortes e fracos e o que precisa ser melhorado para seu crescimento individual.
Trata-se de uma ferramenta construtiva que não pode ser deixada de lado na empresa, pois incentiva o crescimento e deixa o colaborador mais motivado. Mas é importante que alguns cuidados sejam seguidos ao dar o feedback, como fazer conversas privadas para não constranger as pessoas, evitar focar apenas em pontos negativos ou expor as ideias de maneira muito longa e complexa.
Em muitos momentos, a tomada de decisões colaborativa representa o caminho mais eficiente no ambiente organizacional. Isso acontece porque, em vez de fazer uma escolha isolada, você terá a possibilidade de conversar com sua equipe para analisar pontos de vista diferentes do seu, podendo encontrar alternativas melhores do que você esperava.
Para envolver o time na execução de processos e na tomada de decisões, faça reuniões frequentes e convide todos a oferecer opiniões e sugestões sobre os problemas a serem resolvidos. Pode ter certeza de que, ao seguir essa prática, os desafios serão enfrentados de forma muito mais fácil.
As ações para engajar colaboradores que apresentamos neste conteúdo são certeiras e vão ajudar a aumentar o engajamento de sua equipe. No entanto, como falamos de seres humanos, há muitas variáveis no que diz respeito à motivação das pessoas — afinal, cada um pode ser estimulado por algo diferente.
Assim, é importante dar abertura aos profissionais do negócio para que expressem suas necessidades e indiquem quais condições podem favorecer a sua produtividade. Além disso, pergunte quais mudanças poderiam ser feitas para tornar os processos da empresa mais eficientes e ágeis e, claro, capazes de aumentar a motivação no dia a dia.
Nenhuma pessoa consegue se engajar em uma empresa com líderes que não valorizam seus colaboradores nem os incentivam, certo? Por isso é tão importante que você adote uma liderança inspiradora, demonstrando interesse pela equipe e investindo tempo para compreender as necessidades de cada um.
Outras práticas presentes na liderança inspiradora são oferecer oportunidades, propor desafios, propiciar a autonomia e garantir capacitações constantes do time. E mais: é preciso agir de forma competente, apaixonada e proativa para ter êxito nesse processo e tornar as pessoas do negócio mais motivadas.
Por fim, recorrer ao carro-benefício também é uma ótima ideia para quem deseja valorizar os colaboradores. Com esse benefício, os profissionais receberão um veículo para ser usado no trajeto casa-trabalho e em seus momentos de lazer. Assim, a locomoção do colaborador é facilitada e você ainda consegue reter talentos no negócio.
No post de hoje, você confere as melhores ações para engajar colaboradores. Apesar de a motivação ser algo pessoal e variar de uma pessoa para outra, lembre-se de que sua empresa deve sempre buscar entender qual é a motivação dos colaboradores da equipe para, assim, conseguir engajá-los e aumentar os resultados do negócio.