Você está em:
Última atualização em 15/6/2023

Análise de dados na gestão de frotas: saiba o que coletar e como analisar

Ter informações sobre tudo geralmente não é tão eficaz quanto ter dados de qualidade. Por isso é preciso saber como coletar os dados e transformá-lo em informações relevantes para a empresa.
profissionais em mesa de trabalho analisando dados

Todos os dias, as empresas recebem inúmeras informações sobre funcionários, clientes, despesas, manutenções, entre outras.

Esses dados são valiosos para traçar estratégias ou identificar possíveis gargalos que estão atrasando a evolução do negócio.

Além disso, é por meio deles que o gestor vai basear as suas decisões, o ponto de partida e o corte de gastos, caso seja necessário.

Ou seja, uma análise de dados bem feita é crucial para uma gestão de frotas mais eficiente. Veja como a análise de dados interfere diretamente na gestão de frotas.

Entenda o que é análise de dados

Basicamente, a análise de dados é a coleta dos dados e a compreensão dos mesmos, transformando-os em informações úteis. O objetivo é que essas informações, por sua vez, gerem conhecimento para o negócio, o que embasa tomadas de decisão e permitem encontrar soluções inteligentes.

Existem alguns tipos de análise de dados que podem ser encaixadas em cada situação. Vamos conhecer algumas delas:

Análise preditiva

É o tipo de análise relacionada aos planos futuros da empresa. Com a ajuda de tecnologias, como Machine Learning e BI, é possível saber como o mercado e os seus clientes vão se comportar daqui a algum tempo.

Dessa forma, os dados também vão informar como o setor econômico provavelmente estará, o que facilita a realização de investimentos de longo prazo e reduz o risco.

Análise prescritiva

Esse é um caminho a ser seguido quando a organização pretende tomar algumas atitudes que podem ser consideradas um pouco arriscadas. Nela, é necessária a participação de alguns tomadores de decisão para que os dados fiquem mais reais.

Ou seja, é uma análise de risco que prevê as consequências que determinados planos podem gerar na empresa.

mulher apresentando gráficos analisados para colega de trabalho

Análise descritiva

Esse tipo de análise é feita com dados coletados em tempo real e que precisam de uma decisão urgente. Também é um tipo que vai avaliar riscos, mas no curto prazo. Ela é mais usada para financiadoras.

Análise diagnóstica

Muito utilizada na área comercial, a análise diagnóstica, junto com a preditiva, vai trazer o resultado dos planos executados pela empresa. Ou seja, caso algo não tenha saído como esperado, é possível identificar os erros, podendo assim corrigi-los e aprimorá-los.

Como coletar os dados?

Há duas formas de realizar a coleta das informações: uma delas são as planilhas de controle, utilizadas já há muito tempo dentro das empresas, facilitando o trabalho e o dia a dia, já que é possível tratar os dados com os recursos utilizados por ela.

Corre-se o risco, entretanto, de esses documentos serem perdidos ou corrompidos, e de não suportarem a quantidade de informações inseridas. Além disso, é uma solução mais trabalhosa e que leva mais tempo para ser alimentada.

Outra forma são os softwares de gestão, que já possuem recursos que otimizam a tomada de decisão e a análise de dados, gerando relatórios e dashboards, que tornam os dados mais visuais.

A análise de dados é uma forma de tornar sua gestão mais eficiente. Com sistemas de gestão, melhor ainda.

homem carregando porta malas do carro da frota com entregas da empresa

Como aplicar a análise de dados na gestão de frotas?

A análise de dados para a gestão de frotas é de suma importância para tomar decisões, criar planejamentos de longo, médio e curto prazo, desenvolver planos de ação para contornar problemas, estudar como cortar gastos sem impactar o lucro da empresa, além de entender quais são os riscos da estratégia para o negócio.

Em outras palavras, é por meio dessas informações que o gestor vai enxergar todas as informações de forma macro e, a partir daí, delegar para o time os próximos passos.

No cenário de gestão de frotas, estão envolvidos pontos como:

  • Consumo de combustível
  • Velocidade média
  • Manutenção dos carros
  • Controle de multas e sinistros
  • Documentação
  • Rotas inteligentes
  • Perfil dos condutores
  • Volume de vendas por condutor

Além disso, é fundamental estabelecer KPIs. As métricas também serão parceiros nessa missão, já que os resultados mensais é o que vai nortear a equipe para atingir o objetivo.

Como os dados impactam a minha gestão?

Os dados podem mudar a direção de uma grande solução. Eles têm o poder de alavancar uma empresa, mudar sua realidade e fazer com que cada dia seja melhor.

Recentemente, trouxemos por aqui sobre os desafios para o gestor de frotas em 2023. O gestor de frotas pode ser um grande aliado do negócio, e, para isso, é preciso ser crítico e atento às informações.

Falamos muito sobre a importância de analisar os dados, mas há outros pontos muito relevantes que também precisam de foco para que uma boa gestão aconteça.

Então continue navegando pelo nosso blog e saiba tudo o que precisa para ser um bom gestor.

Equipe Localiza Gestão de Frotas
Icon Facebook
Icon Linkedin
Icon Twitter

Cadastre-se e receba nossos conteúdos em primeira mão.

Site protegido por reCAPTCHA e Google.

e

se aplicam.

a nossa Política de Uso de Dados

e os Termos de Privacidade.