Os motoristas sabem da importância na manutenção dos seus veículos e, para prolongar a vida útil do automóvel é necessário realizar algumas ações.. Pensando nisso, você sabe o que é o arrefecimento do carro?
O arrefecimento regula a temperatura interna de um veículo e evita o superaquecimento do motor. Além disso, ajuda na qualidade do funcionamento do automóvel e reduz o risco de danos nas peças internas.
Para ajudar você a entender melhor, preparamos este guia para explicar sobre o sistema de arrefecimento do motor e como evitar as consequências com o superaquecimento do automóvel. Confira!
O sistema de arrefecimento tem como função manter a temperatura ideal do veículo para que ele funcione sem problemas.
As peças do sistema de arrefecimento operam no resfriamento do motor e evitam o aquecimento elevado do veículo. No geral, é indicado que a temperatura esteja entre 90º e 100º C para que o automóvel funcione sem problemas, como o superaquecimento do motor.
O sistema de arrefecimento é formado por um conjunto de peças que compõem o motor de um veículo, como:
Além disso, esse sistema também conta com fluidos compostos que auxiliam no arrefecimento do motor, dessa forma, impulsionam o funcionamento do veículo.
Para entender como funciona o sistema de arrefecimento é preciso conhecer alguns elementos do motor de um carro, bem como o seu funcionamento.
A bomba de água trabalha para a esfriar o veículo, enquanto o fluido do radiador circula pelas galerias internas do motor e tem a sua temperatura reduzida no contato com a válvula termostática.
Assim, quando o calor do radiador aumenta, o sistema termostático é acionado para controlar a temperatura do carro.
O arrefecimento do motor tem a mesma finalidade em todos os veículos, mas existem dois tipos de sistema: o de ar e o de água.
A função movida por água é dividida nos modos termossifão e circulação forçada, que ajudam a manter a temperatura equilibrada para o veículo.
Enquanto o termossifão usa a transmissão do fluido para o carro não aquecer,a circulação movida pela força utiliza uma bomba centrífuga e puxa a água com mais velocidade para reduzir a temperatura do automóvel.
O sistema a ar não é mais tão utilizado, mas funciona de maneira simples. Nele, o arrefecimento ocorre com o carro em movimento, e o fluxo de ar troca calor com os componentes do veículo e depois é jogado para fora, de volta ao ambiente.
O líquido de arrefecimento é o principal elemento para manter o resfriamento da temperatura do motor, porém, é a válvula termostática que faz a troca de calor. Por isso, quanto mais frio, melhor para o carro.
É importante observar a necessidade da troca periódica desse fluido. Algumas montadoras sugerem essa manutenção a cada 30 mil km ou cinco anos, mas o mais indicado é conferir o manual do seu carro.
O ar pode entrar no arrefecimento pela troca de peças, de água ou de fluidos e, com isso, criar bolhas. Logo, o motor vai trabalhar com menos água e pode superaquecer.
Então, para evitar o risco de o motor fundir e não ter prejuízo com a troca de peças do carro, leve o automóvel a uma oficina sempre que notar algum problema, como a luz da temperatura acender.
Dessa forma, o mecânico vai limpar a mangueira de água, completar o nível do arrefecimento e testar o motor.
Esse serviço precisa ser feito por pessoas experientes, porque a limpeza não é fácil e depende de ferramentas adequadas.
A atividade é feita a partir do desencaixe da válvula de drenagem e da liberação do líquido de arrefecimento. Em seguida, a mangueira do kit de limpeza será encaixada acima do radiador.
Além disso, a mangueira deve ser acionada com o motor ligado e, quando a água clarear, ele estará limpo. Finalizando, o nível de água é recolocado no radiador. Saber como funciona o sistema de arrefecimento é fundamental para garantir o bom funcionamento dos seus carros, principalmente para evitar prejuízos com revisões corretivas. E, por falar nisso, confira todos os itens que você deve verificar na manutenção de frota!
O sistema de arrefecimento regula a temperatura do motor e evita o superaquecimento, dissipando o calor para mantê-lo em uma temperatura segura, além de proteger outras peças que fazem parte do motor como o cabeçote, pistão e anéis de vedação do cilindro.
O sistema de arrefecimento possui umlíquido de arrefecimento que circula pelo motor e radiador, absorvendo o calor e sendo resfriado pelo ar externo ao passar pelo radiador. Esse processo faz parte de um ciclo e o líquido retorna ao motor, repetindo o mesmo processo.
A peça principal do arrefecimento é o radiador, composto por tubos e aletas que aumentam a área de contato com o ar, permitindo a dissipação do calor.
Alguns indicativos de problemas no arrefecimento são relacionados ao superaquecimento do motor, vazamentos de líquido de arrefecimento e a temperatura acima do normal no painel veicular.
As melhores práticas de manutenção para garantir o bom funcionamento do sistema de arrefecimento são associadas a verificação do nível e qualidade do líquido de arrefecimento, trocando-o quando recomendado, análise do funcionamento do termostato e das ventoinhas, procura por vazamentos e a realização de revisões periódicas profissionais.