​Cada vez mais, empresas de todo o mundo apostam em benefícios para funcionários como uma forma de reter talentos.  

Faz sentido, já que o dinheiro não é a única forma de motivar colaboradores​, como aponta uma pesquisa científica publicada no periódico Revista de Administração de Empresas, e que vai ao encontro de tantos outros estudos na área. 

Por isso, separamos uma lista com dicas de benefícios para funcionários que podem inspirar sua empresa. Confira! 

Plano de saúde 

Um bom plano de saúde é de longe o benefício preferido dos colaboradores, segundo um estudo publicado na revista Forbes. De acordo com a pesquisa, 61% dos entrevistados valorizam tanto o benefício que mudariam até de emprego para ter acesso a um plano melhor.  

Carro da empresa  

Uma pesquisa realizada pela especialista em recrutamento de executivos, Page Personnel, aponta que automóvel para funcionários em cargos de gestão está na lista de benefícios interessantes para atrair e reter talentos.  

Nesse sentido, empresas que trabalham com frota de veículos podem encontrar uma boa oportunidade de oferecer benefícios diferenciados ao seu time – como uso particular do automóvel, por exemplo.  

Horário flexível 

Com 51% de preferência entre profissionais, segundo pesquisa veiculada na Forbes, a flexibilidade de horário é um dos benefícios mais atraentes para colaboradores – e áreas que comportam essa oportunidade dentro do escopo de trabalho do time podem aproveitar. É uma alternativa de baixo custo e que pode influenciar positivamente no aumento de produtividade. 

Inclusive, especialistas dizem em reportagem para o portal G1, que a tendência dos profissionais da geração Y é procurar por empregos que ofereçam o horário flexível na lista de benefícios.  

E como a população global de millennials deve ultrapassar a marca de 2,4 bilhões, segundo a ONU, e representará 75% da força de trabalho até 2025, de acordo com projeções da Deloitte, é importante estar preparado para estes novos profissionais.   

Licenças remuneradas e estendidas 

Outro benefício que se destaca em todas as listas de preferências entre funcionários são as licenças de maternidade e paternidade de maior período e com remuneração integral. Empresas como o grupo Virgin, Netflix e Adobe aumentaram o prazo para que novos pais e novas mães fiquem afastados e recebendo o salário.  

Além disso, no Brasil, empresas como a Embraco proporcionam creche dentro da empresa para que funcionárias possam deixar seus bebês e amamentá-los.  

Mais ideias de tipos de benefícios para funcionários 

Além dos benefícios garantidos por leis trabalhistas e dos preferidos segundo estudos, existem outros recursos que entram na lista e podem ajudar a empresa a manter seus profissionais sempre motivados e eficientes. Confira 

Saúde 

Na área da saúde, além do tradicional plano que cobre consultas, exames, cirurgias e internamentos, podem entrar os planos odontológicos, convênios com academias, espaço para exercício na empresa, vestiário para quem vem de bicicleta, políticas de incentivo para quem utiliza bike para se deslocar, consultas com psicólogos na empresa e orientação nutricional. 

Segurança 

Aqui, benefícios como seguro de vida em caso de falecimento ou perda da capacidade de exercer o ofício, seguro do carro e participação em planos de previdência são alternativas interessantes de benefícios.  

Alimentação 

Quando o assunto é comer bem, entra o vale-refeição, vale-supermercado e até o refeitório na empresa com opções variadas.  

Família 

Além das licenças maternidade e paternidade, a creche na empresa ou o auxílio para o pagamento da creche são ótimas opções de benefícios para os funcionários.  

Desenvolvimento 

Outro tipo de benefício que atrai e retém talentos é o investimento no desenvolvimento do colaborador. Pagamento parcial ou integral de cursos de especialização e treinamentos, por exemplo, fazem parte da lista.  

Benefícios para colaboradores: escolha o tipo certo para seu quadro e orçamento 

Vale ressaltar que cada empresa tem o seu cenário: orçamento, perfil de profissionais, escopo de trabalho. Portanto, é recomendável que a companhia sempre defina uma linha de benefícios que faça sentido para as possibilidades do negócio e para o próprio funcionário.