Menu
Localiza Gestão de Frotas
Entrar
Ícone Phone

fale conosco

Você está em:
Última atualização em 31/1/2023

Bloqueador de veículo para frotas: pontos positivos e negativos

Entenda como funciona e quais os prós e contras desse mecanismo de segurança.
Bloqueador de veículo para frotas

Bloqueador de veículo funciona? Essa é uma pergunta muito comum para quem se preocupa em garantir a segurança de sua frota. Por isso, reunimos as vantagens e desvantagens desse sistema, além de dicas para melhorar a segurança dos carros que sua empresa utiliza. Acompanhe.

Bloqueador de veículo: o que é?

bloqueador de veículo é um sistema de segurança que serve para inibir furtos e roubos, além de ajudar a recuperar o automóvel caso seja, de fato, levado.

Ele bloqueia a bomba de combustível ou a ignição, impedindo que o carro funcione. É ativado quando o alarme dispara ou quando a porta do motorista é aberta, mas o sistema não é desligado.

​Bloqueador de veículo: vantagens e desvantagens

Existe bastante discussão sobre o bloqueador de veículos. Será que ele é realmente bom para a segurança do carro e do condutor? Separamos alguns contrapontos para que você mesmo possa avaliar. Confira.

Bloqueador de veículo: prós

1. Inibe a ação de criminosos

Isso porque, na maioria dos casos, carros que têm esse tipo de sistema usam um adesivo alertando sobre a funcionalidade. De certa forma, esse alerta impede a ação do criminoso – que desiste de furtar ou roubar o carro para não ficar com ele parado.

2. Ajuda a recuperar o veículo

Se o sistema de bloqueio funcionar junto com um rastreador, torna-se mais fácil para a equipe policial ou da seguradora encontrar o veículo. Isso porque, se o criminoso conseguiu sair com o carro no momento do furto (caso o alarme não tenha disparado), eventualmente ele vai precisar religar o carro – e sem desativar o segredo, o sistema entra em ação e o automóvel não vai funcionar.

3. Exige um investimento mais baixo

Isoladamente, o bloqueador costuma ser um dos sistemas de segurança mais acessíveis do mercado. No entanto, é interessante lembrar que sem um rastreador o bloqueador é bem menos eficiente do que poderia.

​Bloqueador de veículo: contras

1. Pode causar acidentes

Os bloqueadores são construídos para funcionar com segurança – teoricamente, eles não desligariam o carro em movimento, mas impedem que o carro seja religado, segundo o jornalista automotivo Boris Feldman, em sua coluna no jornal Hoje em Dia.

No entanto, ele aponta vários casos de acionamento acidental do sistema. Essa situação é bastante perigosa porque o condutor deixa de ter controle do veículo em meio ao tráfego.

2. Pode ser burlado

Outra desvantagem do sistema de bloqueio de veículo é que criminosos mais experientes conseguem desativá-lo com facilidade, já que sua natureza de funcionamento não costuma ser tão complexa.

​3. Só o bloqueador não é vantajoso

Segundo especialista do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi), em matéria para a revista Exame, a taxa de recuperação dos veículos com o bloqueador é baixa já que o sistema por si só não informa a localização do veículo.

Leia também: Tecnologia automotiva: como ela aumenta a segurança nas estradas

Bloqueador de veículo, localizador ou rastreador: qual é melhor?

O rastreador é o sistema de segurança mais avançado entre as três opções, de acordo com o especialista da Cesvi.

bloqueador de veículo impede que o carro seja religado quando o alarme é acionado ou quando o segredo não é desativado.

No entanto, a ferramenta de bloqueio não ajuda muito caso seja o único sistema de segurança instalado já que não informa a localização do carro.  

Enquanto isso, o localizador mostra onde o carro está, mas geralmente só funciona após o dispositivo ser acionado. Nesse caso, é preciso que o condutor informe a central, que vai localizar o carro pelo sistema de GPS.

Já o rastreador informa a localização do automóvel em tempo real, sem a necessidade de qualquer acionamento por parte do condutor. Além disso, é uma solução que armazena o histórico dos trajetos e permite um monitoramento muito mais apurado.

Sistema de telemetria: uma solução segura

Por isso, um sistema de telemetria pode ser considerado a melhor opção quando o assunto é manter a segurança do veículo e da equipe.

Primeiro, porque não é uma ferramenta que coloca a vida do condutor em risco, uma vez que não permite qualquer bloqueio do carro em movimento.

Depois, porque o sistema de telemetria geralmente inibe a ação de criminosos – já que estão cientes de que o carro é monitorado.

Além disso, é uma solução que entrega as funcionalidades do rastreamento: histórico de trajetos, monitoramento da rota e localização em tempo real.

Sem contar as informações sobre o perfil de condução, dados que também podem ser extraídos do sistema. Aqui, o gestor consegue ver itens como a aceleração em curvas e as freadas buscas, por exemplo.

Perguntas frequentes sobre bloqueador de veículo para frotas

Para que serve o bloqueador veicular?

O bloqueador de veículo de frota serve como um sistema de segurança para evitar que furtos e roubos aconteçam com o automóvel.

Como funciona o bloqueador de veículos?

O bloqueador veicular funciona inibindo o carro de furtos e roubos. Para isso, ele faz um bloqueio na bomba de combustível ou na ignição, ativada quando a porta do motorista é aberta ou o alarme dispara, impedindo que o carro funcione.

É recomendável usar bloqueador veicular?

O seu uso é recomendado, mas associado a outro dispositivo de segurança. O bloqueador de veículo não ajuda muito se for a única medida de proteção, já que não informa a localização do carro.  

Qual a maneira certa de usar o bloqueador veicular?

O ideal é usá-lo combinado com outro dispositivo de segurança, como um rastreador, que informa onde o carro está localizado.

Como contratar um sistema de bloqueio?

Uma boa opção de sistema de bloqueio é a telemetria. Ela é uma solução que entrega monitoramento da rota e localização em tempo real, além de inibir a ação de criminosos.

Gostou das nossas dicas? Confira mais no blog da Localiza Gestão de Frotas.

Equipe Localiza Gestão de Frotas
Icon FacebookIcon LinkedinIcon Twitter

FALE CONOSCO

Ícone Central de vendas whatsapp.

Central de Vendas WhatsApp

Ícone Aumento da produtividade.

Clientes Localiza Gestão de Frotas

Atendimento 24 horas

0800 979 1010

Atendimento a gestor

0800 979 1010

Ícone Clientes Migrados.

Clientes Migrados

Assistência Técnica 24 horas

0800 726 9804

Assistência 24 horas BestFleet

0800 701 7033

Sinistros / Terceiros

0800 772 0995

SAC Frotas

0800 772 0994

Localiza Gestão de Frotas

Todos os direitos reservados

Localiza Fleet S/A | CNPJ 02.286.479/0001-08

Av. Bernardo Vasconcelos, n. 377 Bairro Cachoeirinha, Belo Horizonte/MG CEP 31.150-000