Uma das maiores vantagens do cálculo de rota, sem dúvidas, é a previsão de gastos. Isto é, planejar o trajeto para realizar entregas e serviços da melhor forma, percorrendo a menor distância em menos tempo.
Para que o cálculo ajude de fato, é preciso ter bastante atenção, pois diferentes fatores são considerados. Para ajudarmos você a não se confundir ao realizar essa atividade, trouxemos este artigo com as principais informações.
Uma das ferramentas que auxiliam os gestores a traçarem estratégias para acompanhar o desempenho dos veículos e a monitorar os motoristas é o cálculo de rota, que tem papel fundamental na gestão de frotas.
Quando executado corretamente, o cálculo permite prever o gasto de cada trajeto, o que ajuda na previsão de despesas como: abastecimento, pedágio, alimentação dos condutores, entre outras.
Assim é possível identificar quais são os gargalos que estão atrapalhando o processo, dando oportunidade de acelerar os pontos de melhoria.
Uma boa gestão requer boas práticas e ferramentas que vão otimizar os processos. O dia a dia do gestor de frotas é regada a muitos números, contas e operações, por isso ter algo que o auxilie nesse momento é fundamental.
Dessa forma, aplicar o cálculo de frotas vai ajudar você nesse processo. Para você aprender de uma vez por todas, separamos algumas dicas fundamentais. Confira!
Muitas empresas têm dúvidas de quais tipos de veículos são necessários para executar algumas atividades. É nesse momento que uma consultoria vai ajudar a sua empresa a encontrar modelos adequados, com bom desempenho, econômicos e de baixa manutenção.
Ao longo do dia, muitas informações relevantes são coletadas e trazem dados extremamente importantes para melhorar ainda mais os processos internos da empresa, principalmente na gestão de frotas.
Além disso, os softwares vão permitir que você acompanhe seus condutores em tempo real, oferecendo as melhores rotas, e o melhor: sinalizando que é preciso realizar a manutenção do veículo antes mesmo que ele pare de vez.
A gestão de frotas evoluiu muito nos últimos tempos e ganhou um destaque significativo no mercado. Por isso, hoje, vários programas de gestão auxiliam no crescimento e na expansão das organizações.
Vários caminhos são possíveis para chegar ao ponto final. O que precisa ser estudado é se será a melhor opção economicamente.
Para saber qual é a melhor, a única forma possível é testar. Veja quanto tempo seu condutor vai levar para chegar, qual é o custo do combustível, se há pedágios e qual é o estado da via.
Tudo isso entrará na avaliação para encontrar as melhores rotas.
Para um cálculo de rota eficiente, é necessário que alguns fatores sejam otimizados no dia a dia. Veja os principais:
Viu como o cálculo de rota pode ajudar você a melhorar os processos do dia a dia? Por isso coloque todas essas dicas em prática e faça um bom planejamento para o seu negócio, aumentando a qualidade dos serviços prestados.
Para mais dicas sobre gestão de frotas, continue navegando em nosso blog e saiba tudo que precisa para otimizar os processos do seu negócio.