Nas últimas décadas, a prática do caminhão arqueado se tornou muito popular no transporte rodoviário, principalmente entre os caminhoneiros mais jovens.
A ação de arquear seu veículo nada mais é do que inserir sob a suspensão calços ou molas adicionais para deixar a traseira do caminhão um pouco mais erguida. A ideia é estilizar a carreta, assim como se fazia com uso de adesivos nos anos 80.
Entretanto, essa moda se popularizou tanto que foi necessário implementar uma lei que estabeleceu um regulamento para deixar a direção na estrada o mais seguro possível.
Se você quer saber mais sobre essa a legislação e essa prática, continue a leitura!
Índice:
A Resolução 479, publicada em 2014 pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), permite que os caminhões sejam elevados em até 2° graus, ou seja, 3,5 centímetros por metro de comprimento.
Além disso, as lanternas traseiras devem ficar até 1,20 metro do chão, e as lanternas laterais ou luzes de posição não podem ultrapassar 1,50 metro do piso.
O motorista pego com o caminhão arqueado fora das regras recebe uma multa gravíssima — 7 pontos na carteira — e o valor da penalidade — R$ 293,47 — podendo ser multiplicado por 10, chegando a R$ 2,9 mil reais.
Além disso, se a multa for reincidente no período de 12 meses, o valor é duplicado.
Os caminhoneiros adeptos dessa prática defendem que essa modificação dá mais estabilidade para o caminhão no momento de fazer curvas durante o transporte de carga.
Porém, não existe nenhum estudo que comprove de fato que há alguma vantagem na ação de arquear a traseira dos veículos. Pelo contrário, a maioria das pesquisas aponta mais desvantagens do que vantagens.
Caso um carro bata no para-choque de um caminhão arqueado, há maior probabilidade dele entrar debaixo do veículo. Além disso, uma freada brusca pode fazer com que a carga seja empurrada para frente, ameaçando a vida do motorista.
Essa mudança também pode influenciar na distribuição da mercadoria, já que o excesso de peso faz com que a parte traseira do veículo fique mais baixa. Se ela está arqueada, o volume acima do permitido pode passar despercebido.
Os caminhões arqueados devem seguir as seguintes regras:
O principal risco do caminhão arqueado é na hora das curvas. Essa mudança pode dar a sensação de mais estabilidade para o motorista, mas o risco de tombar em curvas fechadas é maior por conta da sobrecarga na parte dianteira do veículo.
Vale lembrar que, ao decidir por arquear o veículo, pode impactar a vida de todos que estão no trânsito e, portanto, não é algo que combine com a direção defensiva.
Se você quer uma ajuda para deixar sua frota ainda mais completa ou até mesmo um contato de aluguel de caminhão, conheça a Localiza Gestão de Frotas! Somos referência no mercado e temos mais de 250 mil veículos sob nossa gestão.
Quer saber mais? Entre em contato e comece a terceirizar a sua frota!
A Localiza Empresas Pesados é a solução de aluguel de caminhões e implementos da Localiza, ideal para as empresas que precisam renovar ou aumentar a sua frota pesada. Com essa solução, você garante a eficiência e qualidade da operação, evitando os altos custos de aquisição e manutenção dos veículos.