Ao longo dos anos, os consumidores mudaram muito o seu comportamento com relação às compras, principalmente as online. Devido a isso, novos canais de distribuição foram surgindo.
Eles são essenciais na hora de pensar em como será a divisão dos produtos no mercado, sendo importante avaliar qual o melhor canal para a sua empresa.
Para ajudar, explicamos tudo sobre o assunto neste conteúdo. Continue lendo e tire todas as suas dúvidas!
Índice:
Os canais de distribuição são os meios responsáveis por fazerem os produtos chegarem aos consumidores finais.
Ou seja, eles desenvolvem um fluxo, composto por diferentes agentes, para fazer com que o serviço ou a mercadoria vá corretamente ao destino.
Sendo assim, seu objetivo principal é fazer com que o produto ou serviço chegue até o cliente da forma mais eficiente possível, entregando a melhor experiência.
Na prática, canais de distribuição servem para fazer com que os produtores consigam ofertar suas mercadorias eficientemente aos consumidores.
Para manter sempre a disponibilidade e a entrega em dia, é preciso que a empresa encontre canais que tenham um bom custo-benefício e atenda aos seus perfis de clientes.
Eles são importantes para definir a estratégia de distribuição dos produtos da empresa e fazer com que eles cheguem da melhor forma possível.
Canais de distribuição garantem a satisfação dos clientes, que vão receber ou encontrar as mercadorias de forma facilitada e esperada.
A escolha certa dos canais pode ajudar a melhorar os custos de distribuição, o que consequentemente pode ajudar a reduzir o seu gasto.
Quer entender mais sobre a terceirização de frotas? Confira as principais vantagens da gestão de frotas para a sua empresa!
Existem diferentes tipos de canais de distribuição. Confira a seguir a especificação de cada um deles.
A distribuição direta é quando todo o processo é feito do produtor para o consumidor final. A empresa é responsável por toda a cadeia de compartilhamento, inexistindo intermediários entre ela e o cliente. Exemplo: um e-commerce, onde a venda, o fornecimento e a entrega acontecem a partir da mesma empresa.
Quando se trata de distribuição, existem intermediários entre o produtor e o consumidor. Isso proporciona um fornecimento em maior escala, atingindo um número maior de clientes.
Porém, é preciso ter mais controle, mais fornecedores e um gerenciamento de entrega, o que pode aumentar os custos. Exemplo: um representante comercial que realiza as vendas, passa o pedido para a empresa, e ela realiza a entrega, não ocorrendo o contato direto com o cliente por parte da organização.
Essa modalidade faz uma junção entre a distribuição direta e a indireta, visando atingir consumidores diversificados.
A empresa ainda mantém o relacionamento com o cliente, mas possui parceiros que efetuam toda a logística do produto. Exemplo: a empresa faz a divulgação do produto, mas, após a venda, tem distribuidores autorizados que realizam a entrega das compras.
Ela é feita no maior número de pontos possíveis, fazendo que as mercadorias estejam ao alcance de mais usuários.
Para que isso aconteça, a empresa precisará de representantes comerciais que apoiem essa distribuição em massa. Exemplo: uma marca do ramo de produtos naturais faz vendas em grande escala, com auxílio de representantes comerciais.
Essa modalidade é realizada exclusivamente por distribuidores específicos dos fabricantes. Exemplo: o representante comercial leva o produto até o ponto de venda e comercializa esses produtos selecionados pelo fabricante.
Esse canal distribui os produtos em pontos de vendas escolhidos de forma mais seletiva, para um grupo específico de intermediários.
Geralmente, nessa opção, os locais onde eles são distribuídos são da categoria premium. Exemplo: o fabricante do ramo de utensílios domésticos escolhe representantes comerciais considerando fatores geográficos, cartela de clientes, reputação.
👉 Quer conhecer mais sobre os desafios e soluções para a mobilidade urbana no Brasil, além de conferir dicas de otimização de rotas? Confira este infográfico gratuito:
Como você pôde ver, os canais de distribuição podem ocorrer de diversas maneiras, com entregas efetuadas pelo próprio fabricante ou por terceiros contratados.
Na Localiza Gestão de Frotas, você conta com suporte de uma equipe especializada e sistemas tecnológicos que te irão auxiliar no momento de otimizar o envio dos seus produtos.
E se você gostou do nosso conteúdo, continue lendo nosso blog para saber mais sobre assuntos ligados à gestão de frotas.
Entenda também como funciona a terceirização da frota na sua região: