Você sabe que é carsharing? É um conceito novo no mundo todo, mas que vem crescendo dia após dia, inclusive no Brasil. Quer entender como funciona? Confira nosso artigo e fique por dentro.  

Carsharing: o que é 

Carsharing, que significa compartilhamento de carro, é um modelo de transporte mais popular na Europa e que já existe no Brasil. Trata-se do aluguel de um veículo por algumas horas e pode ser feito entre empresas e consumidores, ou de pessoa física para pessoa física.  

Como funciona o carsharing 

Na prática, existem diferentes formas de utilizar o carsharing. Confira: 

Empresas de carsharing 

Nessa modalidade, empresas de aluguel de carro oferecem veículos para consumidores. Por meio de aplicativo ou reserva no site, o cliente solicita o carro. Geralmente, as reservas vão de uma hora a 48 horas e o condutor não precisa nem abastecer – o combustível está incluso no pacote. É possível pegar o carro em um posto de retirada e devolver em outro, ou pegar e devolver no mesmo lugar.  

Carsharing entre pessoas físicas  

Esta opção serve para pessoas que não utilizam o próprio carro e querem compartilha-lo por algumas horas com outras pessoas, por um valor de aluguel. Para essa modalidade de carsharing, existem aplicativos próprios onde os proprietários do automóvel e os locatários se cadastram. Nos apps, é possível combinar hora de retirada e devolução, valores e outros detalhes.  

Carsharing dentro das empresas 

Outra forma de fazer compartilhamento de veículos é entre colaboradores de empresas que possuem frota. Algumas empresas incentivam o carsharing de forma inovadora: indo desde informativos dentro da companhia ou via e-mail, a até mesmo lançamento de aplicativos para seus funcionários. A ideia é ter uma empresa mais sustentável e oferecer mais comodidade ao time.  

Carsharing no Brasil: uma tendência de negócio 

Segundo entrevistados em matéria da revista InfoMoney, apesar do modelo de carsharing ainda estar embrionário no Brasil, há mercado e espaço para crescimento das operações em território nacional.  

Paralelamente, um levantamento do Boston Consulting Group aponta que a receita total de operadoras de serviço de carro compartilhado deve chegar a 4,7 bilhões de euros em 2021, nos mercados europeu, norte-americano e asiático.   

Isso significa que a tendência mundial é de crescimento para o carsharing - o que deve se propagar em chão brasileiro também, ainda que mais lentamente.  

Carsharing, mobilidade e sustentabilidade: qual a relação? 

Segundo um estudo orientado pelo especialista em planejamento de transporte, Hugo Repolho, o carsharing é um meio sustentável de locomoção e funciona como uma alternativa ecológica.  

Faz sentido, já que o compartilhamento de veículos viabiliza que mais pessoas utilizem um único carro e democratiza a mobilidade. Além disso, há menor volume de emissão de poluentes e melhor aproveitamento do espaço urbano​. Isso proporciona, principalmente, maior fluidez no trânsito. No entanto, ele alerta que só se pode esperar que o sistema de carro compartilhado dê certo se os transportes públicos também oferecerem qualidades básicas como conforto, segurança e abrangência.  

Baetzner comenta, também, que o Brasil fez progressos interessantes de mobilidade urbana nos últimos 15 anos. Ele cita como exemplo as soluções de transporte público em Curitiba (PR) e no Rio de Janeiro (RJ) com as redes integradas de transporte e BRTs - Bus Rapid Transit, ônibus que atravessa longas distâncias em canaletas próprias de trânsito.  

Por fim, um relatório veiculado em reportagem da revista Exame afirma que o setor de mobilidade urbana está mudando em várias frentes e que conceitos como o de compartilhamento de veículos está chegando para ficar e vai ser combinado com outras modalidades de transporte.  

Quais os benefícios de conceitos como o de compartilhamento de veículos para empresas com frota? 

O compartilhamento e o aluguel de carro permitem ao usuário aproveitar todas as vantagens de um veículo sem precisar se preocupar com responsabilidades que cabem só ao proprietário. O custo-benefício torna-se muito vantajoso para o cidadão.  

E em se tratando de empresas, frotas terceirizadas desempenham esse papel. Na Localiza Gestão de Frotas, por exemplo, o cliente não precisa se preocupar com burocracias de licenciamento e documentação, tratativas em caso de acidente, compra dos veículos, depreciação ou revenda. Basta escolher o melhor pacote e pegar o carro novo para trabalhar. 

​Além disso, dentro da própria empresa, o gestor de frotas pode desenvolver políticas de compartilhamento do veículo para o uso particular dos funcionários com apoio da Localiza Gestão de Frotas para identificar essa oportunidade, contribuindo com o dia a dia da equipe e do trânsito