Você sabe o que é carsharing? É um conceito novo no mundo todo, mas que vem crescendo dia após dia, inclusive no Brasil.
Quer entender como funciona? Confira nosso artigo e fique por dentro.
Carsharing, quesignifica compartilhamento de carro, é um modelo de transporte mais popular na Europa e que já existe no Brasil.
Trata-se do aluguel de um veículo por algumas horas e pode ser feito entre empresas e consumidores, ou de pessoa física para pessoa física.
Na prática, existem diferentes formas de utilizar o carsharing. Confira:
Nessa modalidade, empresas de aluguel de carro oferecem veículos para consumidores.
Por meio de aplicativo ou reserva no site, o cliente solicita o carro. Geralmente, as reservas vão de uma hora a 48 horas e o condutor não precisa nem abastecer – o combustível está incluso no pacote.
É possível pegar o carro em um posto de retirada e devolver em outro, ou pegar e devolver no mesmo lugar.
Esta opção serve para pessoas que não utilizam o próprio carro e querem compartilha-lo por algumas horas com outras pessoas, por um valor de aluguel.
Para essa modalidade de carsharing, existem aplicativos próprios onde os proprietários do automóvel e os locatários se cadastram.
Nos apps, é possível combinar hora de retirada e devolução, valores e outros detalhes.
Outra forma de fazer compartilhamento de veículos é entre colaboradores de empresas que possuem frota.
Algumas empresas incentivam o carsharing de forma inovadora: indo desde informativos dentro da companhia ou via e-mail, a até mesmo lançamento de aplicativos para seus funcionários.
Há também casos em que a própria empresa já elabora um cronograma para o uso dos carros corporativos, de forma que os veículos não ficam ociosos.
A ideia é ter uma empresa mais sustentável e oferecer mais comodidade ao time.
Segundo entrevistados em matéria da revista InfoMoney, apesar do modelo de carsharing ainda estar embrionário no Brasil, há mercado e espaço para crescimento das operações em território nacional.
Paralelamente, um levantamento do Boston Consulting Group aponta que a receita total de operadoras de serviço de carro compartilhado deve chegar a 4,7 bilhões de euros em 2021, nos mercados europeu, norte-americano e asiático.
Isso significa que a tendência mundial é de crescimento para o carsharing – o que deve se propagar em chão brasileiro também, ainda que mais lentamente.
Segundo um estudo orientado pelo especialista em planejamento de transporte, Hugo Repolho, o carsharing é um meio sustentável de locomoção e funciona como uma alternativa ecológica.
Faz sentido, já que o compartilhamento de veículos viabiliza que mais pessoas utilizem um único carro e democratiza a mobilidade.
Além disso, há menor volume de emissão de poluentes e melhor aproveitamento do espaço urbano. Isso proporciona, principalmente, maior fluidez no trânsito.
No entanto, ele alerta que só se pode esperar que o sistema de carro compartilhado dê certo se os transportes públicos também oferecerem qualidades básicas como conforto, segurança e abrangência.
Baetzner comenta, também, que o Brasil fez progressos interessantes de mobilidade urbana nos últimos 15 anos.
Ele cita como exemplo as soluções de transporte público em Curitiba (PR) e no Rio de Janeiro (RJ) com as redes integradas de transporte e BRTs – Bus Rapid Transit, ônibus que atravessa longas distâncias em canaletas próprias de trânsito.
Por fim, um relatório veiculado em reportagem da revista Exame afirma que o setor de mobilidade urbana está mudando em várias frentes e que conceitos como o de compartilhamento de veículos está chegando para ficar e vai ser combinado com outras modalidades de transporte.
O compartilhamento e o aluguel de carro permitem ao usuário aproveitar todas as vantagens de um veículo sem precisar se preocupar com responsabilidades que cabem só ao proprietário.
O custo-benefício torna-se muito vantajoso para o cidadão.
E em se tratando de empresas, frotas terceirizadas desempenham esse papel. Na Localiza Gestão de Frotas, por exemplo, o cliente não precisa se preocupar com burocracias de licenciamento e documentação da gestão de frotas, tratativas em caso de acidente, compra dos veículos, depreciação ou revenda.
Basta escolher o melhor pacote e pegar o carro novo para trabalhar.
Além disso, dentro da própria empresa, o gestor de frotas pode desenvolver políticas de compartilhamento do veículo para que um mesmo veículo seja utilizado por mais de um condutor. Isso permite, inclusive, um ganho de produtividade da frota, tido que os veículos não precisarão ficar ociosos.
Clientes da Localiza Gestão de Frotas contam com o apoio de um time de Consultoria com especialistas, que contribuem para a estruturação de projetos com esse, além de outros que envolvem a segurança no trânsito.
Entenda também como funciona a terceirização da frota na sua região:
O carsharing (carros compartilhados) é um modelo de transporte mais popular na Europa que consiste em compartilhar o carro, fazendo o aluguel do veículo por algumas horas. Ele pode ser feito entre empresas e consumidores ou de pessoa física para pessoa física.
Ele é um meio sustentável de locomoçãoe funciona como uma alternativa ecológica. O compartilhamento de veículos faz com que mais pessoas utilizem um único carro, diminuindo a emissão de poluentes.
O carsharing funciona por meio de aplicativo ou site, em que a pessoa faz a reserva do veículo por um período entre uma hora e 48 horas. O combustível já está incluso no pacote.
O carsharing permite ao usuário aproveitar todas as vantagens de um veículo sem precisar ter os custos de proprietário.
Para transformar um serviço de frotas convencionais em uma operação de carros compartilhados é preciso ter um número de veículos realmente adequado para as suas necessidades. Só assim é possível garantir que o serviço funcione de forma correta.