​​Carro da empresa: será que vale a pena contar com uma frota de veículos? Separamos alguns benefícios que o seu negócio tem ao adotar essa solução. Confira!​


Vale a pena ter frota de carro da empresa?

 

Carro da empresa vale a pena quando o negócio requer mobilidade e os funcionários não costumam ficar em um só lugar de operação. Além disso, é uma ótima opção de benefício para os colaboradores. Ou seja: a maioria das empresas – ou até mesmo todas – podem montar uma frota, ainda que pequena.

Inclusive, vale destacar que compensa ainda mais contar com frota terceirizada, independentemente do tamanho – e já explicaremos por quê.  Por enquanto, confira os benefícios de ter carro na empresa.

Mais alcance com frota da empresa

É bastante comum encontrar empreendedores que acreditam na necessidade de carro da empresa apenas para negócios que fazem entregas de seus produtos. A verdade é que diversos ramos podem contar com frota para trabalhar e, assim, tornar as operações muito mais eficientes.

Além dos setores de reparo, que exigem automóvel para o deslocamento do técnico e suas ferramentas, as áreas de vendas e visita a clientes também podem desfrutar de inúmeras vantagens ao utilizarem o carro da empresa.

Isso, porque o consultor terá muito mais mobilidade para se deslocar e atender uma quantidade maior de clientes. Além disso, é possível realizar a personalização do automóvel – com a adesivação do veículo, por exemplo, cada quilômetro rodado converte-se em propaganda para a empresa.


Mais talentos na equipe

 

Outra vantagem para empresas que têm frota é a possibilidade de reter talentos. Isso porque permitir que o colaborador utilize o veículo em deslocamentos pessoais também é uma estratégia de motivação - e pode até entrar na lista de benefícios para funcionários. 

 

Mais autonomia

Quando um negócio tem frota para operar, também tem mais autonomia para realizar suas atividades diárias. Isso, porque não precisa contar com o transporte de outras companhias. Por exemplo: quando surge uma oportunidade de negociação em cidades vizinhas, basta escolher um veículo da frota e seguir viagem.

​ 

Mais segurança​ 

Por fim, quando sua empresa conta com uma frota também pode contar com sistemas de telemetria  que permitem rastrear o carro em tempo real e entender o perfil de condução do motorista. Com essas funcionalidades, é possível escolher rotas mais seguras, informar autoridades locais sobre qualquer irregularidade, e até desenhar campanhas de direção defensiva para orientar o time.

 

Frota própria ou terceirizada?

Como vimos, vale a pena ter carro da empresa. Mas a frota deve ser própria ou terceirizada? Depende. ​

Alguns empreendedores acreditam que a frota própria é melhor porque se torna um ativo da empresa. No entanto, é justamente essa permanência que se transforma num entrave e faz com que diversas companhias optem pela frota terceirizada, onde as maiores vantagens são redução de custo e produtividade​.

Isso, porque com a frota terceirizada a empresa não precisa desembolsar muito dinheiro de uma vez, descapitalizando-se. Ela também não compromete linha de crédito nas compras financiadas. Outro destaque vai para a desvalorização e revenda: não é uma preocupação para quem terceiriza frota.

Já quem tem frota própria, além de perder dinheiro com a depreciação, precisa cuidar de todo o trâmite da revenda se desejar andar de carro novo. Vale destacar que se essa revenda for em valor superior ao da depreciação contábil, o excedente é considerado lucro e gera imposto.

Enquanto isso, na Localiza Gestão de Frotas, por exemplo, o cliente recebe os carros zero quilômetro, ideais para o negócio. Quando o contrato acaba, basta renová-lo e trocar a frota por veículos novos. Tudo sem se preocupar com compra, licenciamento, emplacamento, personalização, manutenção preventiva, manutenção corretiva, desvalorização e revenda.​

Aproveite e entenda mais sobre a terceirização de frotas.