Você está em:
Última atualização em 17/2/2023

Aluguel de carro elétrico no Brasil: realidade ou ficção?

O carro elétrico se consolidou como a principal tendência sustentável em todo o mundo. Mas e aqui no Brasil, será que a moda pega? Vem saber tudo sobre o assunto no blog!
Aluguel de carro elétrico no Brasil

O futuro chegou e está batendo à nossa porta. O carro elétrico já é uma realidade em todo o mundo e está fazendo a diferença em vários aspectos na nossa sociedade, como nas questões relacionadas a sustentabilidade, infraestrutura, legislação e muito mais.

Com todo esse desenvolvimento e a evolução da mobilidade urbana, será muito mais comum vermos carros elétricos trafegando por aí num futuro próximo.

Assim, as cidades contarão com uma infraestrutura ainda mais concreta para esses veículos, que precisam de postos de recarga espalhados pelas cidades, como acontece com os postos de gasolina, por exemplo.

E é nesse cenário que começamos a pensar, de fato, na possibilidade do serviço de aluguel de carro elétrico no Brasil. Será que um dia será possível alugar um carro desse tipo? Continue lendo e saiba mais sobre o futuro da frota de carro elétrico no nosso país:

Carro elétrico: o começo de tudo

Apesar de o carro elétrico ser uma temática nova para a grande parte da população, uma curiosidade é que ele é tão (ou mais!) antigo quanto o próprio veículo com motor a combustão: sua história tem início entre séculos XIX e XX.

Não se sabe a data precisa, mas bem ali no século XIX, inventores da Hungria, dos Países Baixos e dos Estados Unidos já desenvolviam projetos de carros movidos a bateria.

Porém, nessa mesma época (mais precisamente em 1886), a Mercedes-Benz criava seu carro movido a combustão, e aí tudo ficou muito mais complicado para nosso veículo sustentável – tudo por causa do custo-benefício de uma matéria-prima muito importante nessa história: o petróleo.

Alguns anos mais tarde nos Estados Unidos, já se via em Nova York alguns táxis elétricos andando pelas ruas.

Os veículos desse tipo foram se tornando cada vez mais acessíveis e, assim, ganhavam espaço entre o público por serem mais limpos, silenciosos e práticos, isso porque, para funcionar, o motor a combustão precisava ser movido por uma manivela, o que exigia muito esforço físico.

Ainda existia uma terceira opção, o carro a vapor, que precisava ser reabastecido com água frequentemente e não apresentava tanto benefício para a população.

Em meados de 1912, o carro elétrico movido por bateria era um sucesso de vendas e apresentava um custo-benefício maior do que os outros modelos existentes no mercado, mesmo sendo mais caro.

Porém, com o descobrimento de uma grande fonte de petróleo pelos EUA naquela década, a gasolina foi barateada e se tornou a energia mais disponível no mercado, deixando o carro a combustão muito mais atrativo aos olhos do povo.

Desde então, o combustível fóssil ganhou força em todo o mundo. Mas agora as coisas estão mudando, principalmente pelas questões ambientais – pelo fato de o petróleo ser uma energia não renovável e poluente, tornou-se necessário debater e estruturar novas formas de mobilidade urbana sem ferir o ecossistema.

Tipos de carro elétrico

Existem quatro tipos de carro elétrico disponíveis no mercado:

Veículos elétricos (EV ou BEV)

A sigla EV é usada para definir os carros movidos por um ou mais motores elétricos. Possuem propulsão exclusivamente elétrica e recarga na rede, com baterias de grande capacidade.

Isso significa que os veículos elétricos a bateria precisam ser carregados em tomadas e que eles não emitem nenhum gás poluente na atmosfera.

Veículos híbridos (HEV)

Os veículos híbridos contam com dois sistemas de propulsão complementares: combustão (de maior potência) + elétrico, funcionando de forma alternada ou combinada, mas não são carregados na rede elétrica e sim por meio dos freios regenerativos.

Grande parte dos carros híbridos atuais usam a energia gerada em frenagens e “banguelas” para recarregar o motor. Além disso, o motor a combustão também funciona recarregando as baterias e emite uma quantidade bem menor de gases poluentes.

Veículos híbridos Plug-In (PHEV)

Os veículos híbridos Plug-In possuem dois sistemas de propulsão: de combustão + elétrico, que podem funcionar separadamente ou juntos. É um modelo mais versátil, pois combina os recursos do carro elétrico com os do carro híbrido comum.

Eles podem ser recarregados na rede elétrica e possuem bateria com autonomia maior do que a de um híbrido.

Além disso, oferecem uma maior economia de combustível e emitem poucos gases poluentes na atmosfera.

Veículos elétricos movidos por célula de combustível (FCEV)

Diferentemente dos outros modelos, nesse caso o veículo usa hidrogênio líquido pressurizado que, em contato com o ar, gera eletricidade para movimentar os motores.

Seu tanque é abastecido em poucos minutos e não emite nenhum gás poluente, mas atualmente esse tipo de carro está disponível apenas no Japão e nos Estados Unidos.

Vantagens do carro elétrico

Como você já deve ter em mente, o carro elétrico oferece muitos benefícios para o condutor. Abaixo, listamos os principais:

  • Economia com combustível: os custos de recarregar uma bateria são bem menores do que os de encher um tanque de gasolina;
  • Mais silencioso que os carros tradicionais;
  • Mão de obra mais barata: carros elétricos possuem menos peças e o motor não esquenta tanto quanto os concorrentes;
  • Mais eficiente em relação ao consumo de energia;
  • Menos poluente devido à diminuição da emissão de CO₂ no ambiente;
  • Menor custo tributário (menor valor de IPVA).

O carro elétrico no mundo hoje

A mobilidade elétrica já está fazendo mudanças na sociedade do mundo inteiro.

De acordo com pesquisa realizada pela consultoria sueca EV-Volumes, por exemplo, em 2020, foram vendidos 3,2 milhões de carros elétricos em todo o mundo, 43% a mais que no ano anterior. E, pela primeira vez, a Europa ultrapassou a China na compra dos modelos, com 1,4 milhão de unidades.

Em pesquisa realizada pela Wakefield Research para a Samsara em março de 2020 com 300 gerentes de frotas nos EUA, 90% deles acredita que os carros elétricos são o futuro inevitável das frotas comerciais. Algumas empresas já estão modificando as suas e adaptando-as para veículos elétricos, como Amazon e Fedex.

E não para por aí: para 2030, a proibição das vendas de veículos a gasolina e diesel já está prevista na Índia, Irlanda, Holanda, Dinamarca e Noruega. Para 2040, Reino Unido, França e Alemanha estão comprometidos com a proibição de vendas de motores de combustão interna; nos Estados Unidos, a Califórnia quer encerrar a fabricação e o registro de novos carros a gasolina. A previsão é de que, até esse ano, os veículos elétricos sejam maioria em todo o mundo.

O carro elétrico no Brasil

A forte tendência mundial de mobilidade elétrica já reflete no Brasil.

O mercado ainda é pequeno, sendo dominado por São Paulo e representando menos de 1% das vendas do setor. Porém, a previsão é de que os carros elétricos consumam 9% de toda a energia elétrica do Brasil até 2050, segundo relatório da Bloomberg New Energy Finance (2018).

Atualmente, já existem algumas iniciativas públicas e privadas de apoio à mobilidade elétrica, como a Rota 230, investimentos e projetos de pesquisa. Além disso, algumas empresas já estão aderindo à frota elétrica, como a Coca-Cola e os Correios.

A iniciativa EV100 do Climate Group

As organizações ao redor do mundo estão cada vez mais preocupadas com as mudanças climáticas, e um exemplo disso é o surgimento de iniciativas como a EV100 do Climate Group em prol de um planeta cada vez mais sustentável.

O Climate Group é uma organização que envolve líderes de todo o mundo contra os impactos do aquecimento global. Sua iniciativa EV100 tem o objetivo de reduzir a taxa de emissão de CO₂ no ambiente e foi assinada por 102 empresas no mundo inteiro (sendo 22 delas brasileiras) que se comprometeram a acelerar a substituição das suas frotas para veículos elétricos até o ano de 2030.

Como alugar um carro elétrico no Brasil?

Como deu para notar, o carro elétrico é uma realidade. Porém, não são todas as locadoras de veículos que oferecem o modelo para seus clientes, justamente por ser um carro que demanda uma maior infraestrutura.

Mas ainda existem opções para sua frota esbanjar economia, praticidade e sustentabilidade! Que tal começar a fazer a diferença para o planeta? Converse com a gente, conheça nosso portfólio completo de veículos elétricos e comece a introduzi-los na sua frota corporativa!

Entenda também como funciona a terceirização da frota na sua região:

Equipe Localiza Gestão de Frotas
Icon Facebook
Icon Linkedin
Icon Twitter

Cadastre-se e receba nossos conteúdos em primeira mão.

Site protegido por reCAPTCHA e Google.

e

se aplicam.

a nossa Política de Uso de Dados

e os Termos de Privacidade.