Escolher carro para frota não é uma tarefa simples. Isso, porque é preciso entender no detalhe qual o melhor tipo de veículo para cada operação. E mais: depois de definir os modelos e categorias, ainda é necessário decidir quais marcas oferecem recursos compatíveis com a necessidade do negócio e a melhor relação de custo-benefício.
Pensando em facilitar um pouco essa etapa, preparamos este miniguia com os tipos ideais decarro para frota. Confira!
Geralmente, carros compactos são recomendados para serviços de atendimento ao cliente dentro da cidade. Em outras palavras, é o tipo de automóvel ideal para trabalhos regionais e sem transporte de carga.
É o caso de veículos utilizados por técnicos de empresas telefônicas, corretores de imóveis e equipe de vendas de serviços. Vale lembrar que, dependendo do ramo, o automóvel pode precisar de alguma personalização – como a adição de porta-escada, por exemplo.
E a preferência se dá por vários motivos. Carros compactos são fáceis de manobrar e cabem em vagas limitadas, deixando bem mais prático o dia da equipe na cidade. Leves, com motores menores e sistema flex, eles também gastam menos combustível.
As versões mais modernas incluem sistemas de otimização de performance e outros confortos, como direção eletro-hidráulica. Além disso, a variedade de estilos dos carros compactos é grande, permitindo uma escolha que englobe custo-benefício e design consoante à marca da empresa.
Já os carros sedans se destacam pelo espaço amplo – tanto na área dos passageiros, quanto porta-malas. Por isso, é uma categoria multifuncional de carro para frota. Servem tanto para os colaboradores que ocupam cargos de liderança, quanto para equipes que transportam cargas pequenas, como empresas farmacêuticas, por exemplo.
Furgões e caminhonetes são ideais para empresas que precisam deslocar pedidos ou material de trabalho. Transportadoras de medicamentos, entregas de alimentos ou prestação de serviços de manutenção (como jardinagem e encanamento) são alguns exemplos de setores que utilizam a categoria.
Enquanto as caminhonetes têm carroceria aberta, permitindo flexibilidade quanto à altura dos materiais, furgões vêm com a parte da carga fechada. Por isso, seu uso é ideal para centros mais movimentados e para cargas que não podem ficar expostas às condições climáticas.
Apesar de tamanhos e estilos diferentes, os carros SUV esendanspremiumacabam desempenhando funções parecidas quando o assunto é frota de veículos. Por serem mais confortáveis e contarem com dispositivos extras de segurança, são ideais para viagens e transporte de executivos da empresa.
Nos SUVs, a tração quatro por quatro e altura são os diferenciais. Já nos sedans premium, a performance que une maciez e esportividade se destacam. Em ambos, recursos como controle de cruzeiro e estabilidade, maior quantidade de airbags e monitoramento de fadiga são atrativos que incrementam a segurança na estrada.
Assentos de couro e bancos aquecidos, câmbio automático e sistemas multimídia são alguns mimos que essas categorias oferecem para colaborar com o conforto.
O ponto de partida para escolher os carros ideais para a frota é fazer um levantamento das necessidades operacionais da empresa. Na sequência, é necessário fazer uma pesquisa encorpada sobre os modelos que mais têm a ver com o negócio – tanto em termos de economia e performance, quanto estilo, funções e custo-benefício.
Com essas definições estabelecidas, a escolha dos modelos para a sua frota pode ser mais assertiva.
Outra maneira de acertar o melhor carro para frota é contar com a experiência de empresas de terceirização de frotas.
Em parceria com o gestor de frotas da empresa, a Localiza, por exemplo, desenha a melhor alternativa para o seu negócio. E outravantagem da frota terceirizada é que sua empresa sempre vai contar com veículos novos, sem precisar se preocupar com a venda e depreciação dos modelos.