Tipos de carros que poluem menos 

Segundo o IPCC​ (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), o setor do transporte é responsável por 25% das emissões globais de gases do efeito estufa. Por ano, são mais de 8 milhões de toneladas de substâncias provenientes do transporte que contribuem para o aquecimento global. 

Para transformar esse cenário, a ONU propõe que uma das alternativas para reduzir as pegadas de carbono dos transportes é investir em veículos elétricos de fontes renováveis. 

De acordo com o relatório Global EV Outlook 2018, da Agência Internacional de Energia (AIE), em 2040, 55% de todas as vendas de carros novos serão elétricos, totalizando 33% da frota global de veículos. “A última previsão mostra vendas de veículos elétricos (EVs) aumentando de um recorde de 1,1 milhão em todo o mundo em 2017, para 11 milhões em 2025 e depois chegando a 30 milhões em 2030, à medida que se tornam mais baratos do que carros de combustão interna", prevê o relatório. 

Porém, enquanto os carros híbridos e elétricos não se tornam uma realidade mais acessível nas ruas brasileiras, confira o artigo e descubra os modelos de carros menos poluentes, além de conhecer uma iniciativa nacional que estimula montadoras a produzirem e importarem carros mais econômicos e eficientes. 

Descubra o que é mobilidade urbana​

Iniciativa para carros mais econômicos e eficientes no Brasil 

Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) é um projeto sob responsabilidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), feito em parceria com o Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (CONPET) e com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), que reúne dados para que os consumidores possam comparar a economia do combustível dos automóveis e a emissão de substâncias nocivas ao meio ambiente. 

A ideia do PBEV é, entre outras, estimular as montadoras a produzirem e importarem carros menos poluentes e mais eficientes. Hoje, já são mais de 900 modelos e versões que passam pelos testes do programa. Também é interessante ressaltar que todos os carros precisam sair da fábrica já com a etiqueta, que é bem similar à que encontramos em eletrodomésticos. 

Entenda como a mobilidade urbana muda o seu dia a dia

Carros menos poluentes e mais eficientes 

A eficiência da frota é uma das prioridades da Localiza Gestão de Frotas – a começar pela escolha dos veículos. Ajudamos nossos clientes a escolherem carros com consumo inteligente e fazemos o acompanhamento para entender como está o consumo de combustível dos carros da frota, além de identificar oportunidades de trocar o abastecimento para etanol e oferecer cursos de direção sustentável. 
E para auxiliar você a escolher os modelos menos poluentes e mais eficientes, nos baseamos nos dados do PBEV​ e selecionamos carros, ano 2019, para você incluir na sua frota. 


  • HYUNDAI HB20 Unique / Comfort Plus / Style – 1.0 – 12V 

Nota do INMETRO: 

Emissão de CO2: 101 g/km 

Etanol: Cidade – 8,5 km/l | Estrada – 9,9 km/l  

Gasolina: Cidade – 12,5 km/l | Estrada – 14,1 km/l  

  • VW Gol (Rodas aro 14) 1.0-12V  

Nota do INMETRO: 

Emissão de CO2: 96 g/km 

Etanol: Cidade – 9,1 km/l | Estrada – 10,1 km/l  

Gasolina: Cidade – 13,3 km/l | Estrada – 14,4 km/l  

  • FIAT ARGO DRIVE (com Stop & Start) 1.0-6V 

Nota do INMETRO: 

Emissão de CO2: 90 g/km 

Etanol: Cidade – 9,9 km/l | Estrada – 10,7 km/l  

Gasolina: Cidade – 14,2 km/l | Estrada – 15,1 km/l  

  • NISSAN NEW VERSA 10 Conforto / 10 S 1.0 - 12V 

Nota do INMETRO: 

Emissão de CO2: 95 g/km 

Etanol: Cidade – 8,8 km/l | Estrada – 10,5 km/l  

Gasolina: Cidade – 12,9 km/l | Estrada – 15,3 km/l  

  • CHEVROLET Cruze (MY19) LT NB AT 1.4T-16V 

Nota do INMETRO: 

Emissão de CO2: 105 g/km 

Etanol: Cidade – 7,8 km/l | Estrada – 10,1 km/l  

Gasolina: Cidade – 11,5 km/l | Estrada – 14,6 km/l  

  • CHEVROLET Spin (MY19) 1.8L MT LTZ (7L) 1.8L-8V 

Nota do INMETRO: 

Emissão de CO2: 110 g/km 

Etanol: Cidade – 7,8 km/l | Estrada – 9,0 km/l  

Gasolina: Cidade – 11,4 km/l | Estrada – 13,2 km/l  

 

Conheça os desafios da mobilidade urbana no Brasil​

Dicas para fazer o carro poluir menos 

Além de optar por carros menos poluentes, você pode tomar alguns cuidados com seu veículo para reduzir a emissão de gases tóxicos no meio ambiente. 

  1. Cuidar da manutenção do veículo – o ideal é sempre seguir o manual do fabricante e fazer as revisões conforme indicado no documento. 
  2. Abastecer em postos de confiança – o combustível adulterado pode conter solventes químicos que além de prejudicarem o motor, não são processados e acabam sendo lançados no meio ambiente. 
  3. Evitar arrancadas – frear ou acelerar bruscamente quando não há necessidade faz com que o gasto de combustível seja maior e, consequentemente, emita mais resíduos na atmosfera. 
  4. Não deixar o tanque na reserva – isso prejudica o motor e faz com que a evaporação de combustível seja maior, tornando-o veículo mais poluente. 
  5. Fazer a avaliação da emissão de poluentes – apesar de não ser obrigatório, existem serviços que fazem o diagnóstico da emissão do seu veículo e indicam quais as possíveis causas. 


Sustentabilidade como vantagem competitiva 

Em um planeta onde a consciência sustentável é vista como um valor essencial para pessoas e empresas, cultivar práticas sustentáveis são diferenciais para organizações que desejam conquistar novos clientes e fortalecer a reputação da marca. Por isso, a preocupação com uma frota ecológica pode influenciar na preferência dos consumidores. A Localiza Gestão de Frotas, por exemplo, implementa ações modernas, pioneiras e sustentáveis​, com o propósito de devolver ao mundo a energia que nos faz girar. Inclusive, nossas ações são reconhecidas pelo Selo de Responsabilidade Ambiental EcoVadis. 

Ao optar por uma frota sustentável, a empresa reduz custos, colabora com a saúde pública, fortalece a cultura da empresa e ainda destaca-se no mercado como uma empresa admirada. E para isso, a terceirização de frotas​ consiste em uma excelente solução para empresas. Solicite uma proposta de terceirização de frotas pelo chat online ou ligue para 0800 979 3003. 

Agora que você já leu sobre carros menos poluentes, saiba mais sobre gestão de frotas​ e quais são os benefícios que ela proporciona às empresas que desejam uma frota sustentável.