Um dos principais desafios de qualquer gestão, é a organização e centralização de informações. 

Conseguir mapear processos, entender os hábitos da área, o fluxo de caixa: tudo isso só é possível quando todos os dados estão atualizados e compilados no mesmo lugar.

No caso da gestão de frotas, isso se torna ainda mais latente, já que estamos falando da coordenação e organização de centenas de carros.

Um grande desafio para os gestores de frotas é garantir a segurança dos condutores, ao mesmo tempo em que permitem a escalabilidade e crescimento da frota. No Grupo Sinagro, foi possível alcançar esse objetivo — resultando em uma frota de mais de 270 carros — usando da terceirização de frotas.

Para saber mais sobre esse case de sucesso, e entender como sua empresa pode alcançar resultados semelhantes, continue conosco!


Quem é o Grupo Sinagro?

No mercado há 20 anos, o Grupo Sinagro é referência na cadeia do agronegócio no Cerrado, operando nos segmentos de defensivos, fertilizantes, sementes e originação de grãos.

Presente nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia, Minas Gerais, Tocantins e Pará, com mais de 30 lojas, a Sinagro é uma empresa do setor do agronegócio.


Como aconteceu a parceria entre a Sinagro e Localiza Gestão de Frotas?

Larissa Soares, Coordenadora de Frotas Grupo Sinagro, explica que, quando não existe uma estrutura consolidada de frotas, existe um efeito colateral de alta carga operacional e administrativa.

Além disso, sem uma terceirização de frotas, os dados ficam muito dispersos e sem nenhum tipo de histórico dos veículos. Isso é um impeditivo para que sejam feitas análises críticas da operação como um todo. 

Com uma parceria que data desde 2016, a Gestão de Frotas da Localiza e o Grupo Sinagro buscaram formas de solucionar esses principais desafios.

A Sinagro já tinha uma política de frotas, e o papel da coordenação da Larissa, junto da Localiza, foi justamente de revisar esse documento, entendendo processos e como a terceirização mudaria as tratativas. 

Outros times também foram envolvidos, como recursos humanos, jurídico, compliance e segurança do trabalho, para entender todo o processo e garantir que essa reestruturação seria sustentável. 

“Mais importante que ter uma política desenhada, é entender se ela é sustentável. Não adianta ter um processo desenhado, bonito, se ele não for seguido. Nossa preocupação era ter um documento em que fosse possível seguir os processos delimitados lá", explica a coordenadora.


Como a Localiza ajudou na centralização de informações da Sinagro?

Segundo Larissa, a gestão de frotas do Grupo Sinagro, hoje, é muito mais ágil e estratégica. Isso porque, com as informações centralizadas, a parte operacional foi toda terceirizada para a Localiza, deixando o trabalho da Sinagro muito mais estratégico. 

“A terceirização deixa o cliente trabalhar de uma forma mais estratégica. Não preciso trabalhar na operação, mas, com os dados, atuo estrategicamente na tomada de decisão, redução de custos e segurança do colaborador", reforça a coordenadora.

Hoje, o Grupo Sinagro consegue tomar decisões mais assertivas, rastreando os custos e entendendo se o desenho da gestão de frotas está coerente ou não. 

Toda a parte de oficina, credenciamento, aprovações e multas, que tomavam tempo do time, ficam a cargo da Localiza. Os dados são compilados e centralizados no sistema de gestão de frotas, permitindo aos clientes um histórico de toda a operação. 

“A gente recebe a informação muito mais agilmente. Por estar tudo em uma base, temos histórico e conseguimos validar se o que desenhamos um ano atrás é coerente ao que é seguido hoje. Podemos ver os locais que acontecem mais sinistros, e se o modelo de carro que está rodando está de acordo". 

Outro resultado que merece destaque, é em relação a disponibilidade da frota. Gestores de frotas sabem da necessidade de ter os carros com manutenção em dia, para que não existam grandes desfalques.

Na Localiza, os clientes contam com aproximadamente 9 mil prestadores de serviço credenciados em diferentes estados e cidades brasileiras. Segundo Larissa, esse é um grande diferencial, que garante a disponibilidade da frota Sinagro.

“A Localiza tem uma oferta maior de oficinas credenciadas. Isso é um valor para o processo de terceirização de frotas com a Localiza, principalmente nas áreas que a Sinagro atua — que são remotas. A empresa tem operação e dá total respaldo. Temos que nos preocupar com a disponibilidade da frota. A partir do momento que uma locadora tem 3 mil oficinas, e a Localiza tem 9 mil, entendo que, em uma cidade, ela tem mais oficinas especializadas para atender as necessidades, com agilidade".


Os diferenciais da Localiza Gestão de Frotas

A Localiza é pioneira em locação de carros no Brasil, e conta com uma equipe dedicada a atender os clientes da Gestão de Frotas. São mais de 60 mil carros destinados a frotas, que podem reduzir em mais de 30% os custos de uma frota própria.

Clientes da Gestão de Frotas da Localiza contam com uma operação personalizada, e acesso ao MyFleet, um sistema de gerenciamento de ponta, que entregará os principais insights sobre a área.

Além disso, temos o Carro Conectado, sistema de telemetria que entrega informações como controle de combustível, rotas, horários e comportamento dos condutores.

Quer desenvolver uma estratégia de gestão de frotas para sua empresa, e alcançar resultados como o da Sinagro? Nossos especialistas vão te ajudar! Agende hoje mesmo um diagnóstico.​