A terceirização de serviços sempre aparece como a principal resolução para empresas que querem focar apenas no seu core business.

Terceirização do time de marketing, de uma equipe de recrutamento, dos assuntos jurídicos, e até mesmo da gestão de frotas: são diferentes opções que permitem aos gerentes e diretores focarem no que o time precisa para performar em alto nível.

Em muitos casos, como na terceirização da gestão de frotas, isso pode representar também uma significativa redução nos custos da empresa ou do setor.

Criar uma parceria de sucesso entre empresa e locadora, garante manutenção em dia, controle maior de combustível, gestão eficiente dos veículos e maior produtividade ao time.

E não somos apenas nós que estamos falando! A Zoetis, parceira da Localiza Gestão de Frotas, colhe bons resultados em uma parceria que já dura 7 anos.

Venha conhecer mais dos benefícios do outsourcing de veículos, e veja como sua empresa pode ter um case de sucesso como o da Zoetis!

Quem é a Zoetis

A Zoetis é uma indústria farmacêutica, líder de mercado, voltada para a saúde animal. Está presente em mais de 70 países e abrange todos os processos relacionados à saúde animal: desde a parte técnica até o desenvolvimento de vacinas e medicamentos. 

A companhia atua na pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de vacinas e medicamentos veterinários, complementados por produtos de diagnósticos e testes genéticos.

Como aconteceu a parceria entre Zoetis e Localiza Gestão de Frotas

A parceria entre Zoetis e a Localiza Gestão de Frotas data desde 2014. No entanto, houve um período de estruturação da área de frotas.

Raphael Muller, especialista em frotas na Zoetis, explica que assumiu a gestão de frotas da companhia em 2017, junto da então gerente Paula Oliveira. Com a ajuda da Localiza, começou o processo de organização e planejamento da operação.

Os principais desafios

Raphael conta que, inicialmente, ficou responsável pela frota, e, junto da Localiza, entendia todas as particularidades da Zoetis. Foram 6 meses só de mapeamento da operação para, depois, envolver outros stakeholders do processo: o time de finanças, recursos humanos, jurídico, compras e o Diretor Presidente.

Foi criado, também, um comitê de frotas, que contava com membros de diferentes áreas — inclusive o presidente — e ficaria à frente de todos os assuntos relacionados a essa gestão.

Um dos principais desafios, como conta o especialista da Zoetis, foi identificar todos esses stakeholders e envolvê-los no projeto. 

Era necessário mostrar que o objetivo da gestão de frotas não era apenas um novo alocamento de orçamento, mas sim um investimento na segurança dos condutores.

“Acho que a principal dificuldade foi fazer a Pirâmide de Frank Bird, e entendermos que alguém ia se machucar. A culpa era do condutor? Não. A culpa é que ele não era orientado".

A Pirâmide de Frank Bird, ou de Bird, foi criada com base na teoria de Heinrich, que aponta e mensura os riscos laborais dentro das empresas. O seu principal objetivo é ajudar gestores a entenderem como acidentes de trabalho podem ser causados.

E esse é, justamente, o foco da terceirização de frotas da Zoetis: garantir que todos os condutores tenham segurança enquanto dirigem. 

Por que a Zoetis se tornou um case de sucesso

A Zoetis não é um case de sucesso dentre os clientes que contam com a Gestão de Frotas da Localiza. Ela também é um case para o mercado.

Raphael conta que eles são frequentemente procurados por outras empresas que querem entender como a frota — de mais de 500 carros no Brasil — da Zoetis deu tão certo.

São dois pontos principais que permeiam esse resultado: o foco da Zoetis em seu carro-chefe e a priorização da segurança dos condutores.

Venha entender em detalhes cada um deles!

Foco no carro-chefe da empresa

Um dos principais pontos listados como benefícios na terceirização de serviços é que a empresa passa a focar naquilo em que é realmente especialista.

A Zoetis é uma líder de mercado da indústria farmacêutica. Logo, a gestão de frotas não é uma especialidade da empresa. 

Contar com uma companhia que terceirize o processo e garanta sempre a manutenção e documentação em dia, que forneça ferramentas de telemetria e gestão dos veículos, ajuda a Zoetis a focar naquilo que é realmente o core business da marca.

Segundo Raphael, quando a Zoetis ainda fazia parte da PFizer, a frota era própria. Ele afirma que é necessário contar com um fornecedor que apoie a empresa de uma forma responsável e profissional, para dar fórmula ao negócio.

“Eu falo que a localiza toca todo o nosso processo. A gente faz toda a área estratégica, mas é a Localiza que nos traz os benefícios. Acho que o grande ponto é deixar que a Zoetis dê foco no negócio".

Dentro da operação Gestão de Frotas Localiza e Zoetis, existe um encontro mensal em que as partes discutem planos de ação, buscando melhorias que agreguem na vida do condutor: “Nós falamos aqui que a gente faz uma operação para o condutor. A Localiza nos ajuda nisso: a entregar ao condutor uma segurança. Se ele tem problema no fim de semana, a Localiza vai resolver".

Priorização pela segurança dos condutores

O segundo ponto que garante bons resultados à empresa, é justamente esse cuidado com os condutores da frota. E esse cuidado pode se transformar em um ciclo que traz diversos outros benefícios para dentro da empresa.

Raphael explica que o trabalho é feito a quatro mãos, e que ele não foi feito pensando só na redução de custos. Pelo contrário, para ter uma gestão de frotas tão estruturada, foi necessário colocar o condutor como centro do processo. 

Como ele mesmo aponta, dessa forma, foi possível alinhar a experiência profissional, sem desagradar os usuários.

E, para quem está passando pelo processo de estruturação da gestão de frotas, Raphael dá uma dica valiosa: ser sempre transparente com os condutores. 

Desde a implementação, a Zoetis explicou a eles quais seriam os novos processos dentro da operação, e o porquê de cada uma das mudanças e ferramentas adotadas.

Ao priorizar o trabalho e segurança dos condutores, eles conseguiram resultados ainda mais amplos, como redução de diversos custos dentro do departamento.

“Como você reduz custos de uma frota? Gastando menos combustível, tendo menos manutenção, conseguindo uma locação mais barata, não tendo custos extras e multas. Como você vai conseguir tudo isso? É o seu condutor que vai fazer. É só pensar em segurança. Se você pensar na segurança, vai economizar na manutenção, vai economizar combustível, porque eles vão andar mais devagar, vai economizar nas multas porque eles vão estar preocupados com isso. A partir do momento que ele (condutor) é orientando, vai reduzir".

Quais foram os resultados alcançados ao longo do processo

A Zoetis acumula bons resultados com a terceirização da frota, mas, dentre eles, um dos principais foi a capacidade de expandir o tamanho da frota, ao mesmo tempo que garantia um custo menor do que em anos anteriores.

Isso aconteceu quando todo o ciclo da operação foi revisto. A quilometragem que a Zoetis usava antes, não era suficiente. O gasto de combustível podia ser reduzido com algumas mudanças de processo. 

Ao diminuir as multas e acidentes, as manutenções também diminuíram. Por fim, ao garantirem que todos os cuidados estavam sendo tomados com os veículos, houve uma economia até na desmobilização da frota. 

Segundo Raphael, em números, a empresa conseguiu reduzir os custos de todo o processo: desde a implementação, até a desmobilização. Os gastos com multas, por exemplo, reduziram pela metade.

Os diferenciais da Localiza Gestão de Frotas

A Localiza é pioneira em locação de carros no Brasil, e conta com uma equipe dedicada a atender os clientes da Gestão de Frotas. São mais de 60 mil carros destinados a frotas, que podem reduzir em mais de 30% os custos de uma frota própria.

Clientes da Gestão de Frotas da Localiza contam com uma operação personalizada, e acesso ao MyFleet, um sistema de gerenciamento de ponta, que entregará os principais insights sobre a área.

Além disso, temos o Carro Conectado, sistema de telemetria que entrega informações como controle de combustível, rotas, horários e comportamento dos condutores.

Na Zoetis, o sistema do Carro Conectado foi o grande aliado na segurança dos condutores. Raphael explica que o sistema é usado com finalidades educativas e orientativas e que, mensalmente, nas reuniões com a Localiza, os principais indicadores são analisados com o objetivo de encontrar pontos de melhoria.

“Eu falo que, hoje, não tem gestão de frotas sem o carro conectado", afirma Raphael.

Quer desenvolver uma estratégia de gestão de frotas para sua empresa, e alcançar resultados como o da Zoetis? Nossos especialistas vão te ajudar! Agende hoje mesmo um diagnóstico.