fale conosco
Conhecido como CSC, o Centro de Serviços Compartilhados é um modelo de serviços utilizado por empresas que precisam padronizar processos administrativos e operacionais.
Conceito que surgiu em 1970 nos Estados Unidos, a prática veio para o Brasil na década de 1990 e é amplamente utilizada por empresas que têm sedes, negócios e áreas diversificadas.
Quer entender o que é, como funciona, quais os benefícios e de que forma aplicar a ideia na frota? Confira!
O Centro de Serviços Compartilhados é uma estrutura que centraliza trabalhos administrativos com o objetivo de simplificar e padronizar processos. Tudo isso ajuda a empresa a melhorar sua operação e, consequentemente, seus resultados.
Na prática, os CSCs são compostos por profissionais especialistas em otimizar a produtividade, reduzir custos e focar no alto desempenho. Paralelamente, os CSCs utilizam ferramentas de gestão integrada que podem reunir organizadamente as informações sobre diferentes áreas, filiais e negócios da empresa.
Geralmente, empresas que possuem diferentes setores, que têm filiais em localidades distintas ou que atuam em diferentes ramos de negócio contam com os Centros de Serviços Compartilhados para centralizar processos operacionais e administrativos.
Os Centros de Serviços Compartilhados, essencialmente, centralizam as atividades operacionais e administrativas de uma organização. Isso faz com que processos tenham o mesmo padrão independentemente da localização geográfica ou ramo de negócio.
Por exemplo: A sede da sua empresa está em São Paulo e existem filiais no Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e Acre. Em todas elas, as transições financeiras de pagamentos de funcionários terão o mesmo padrão de tratamento quando operadas por um CSC – não importa a região, os procedimentos são iguais.
Graças à padronização dos processos e centralização da tratativa de assuntos operacionais, o Centro de Serviços Compartilhados pode trazer benefícios interessantes para a empresa. Veja quais:
A resposta a essa pergunta vai depender da situação e objetivos da empresa. Os CSCs podem melhorar os resultados de empresas que possuem diversas operações, sedes e setores com processos despadronizados.
No entanto, é preciso escolher o momento certo para a implementação de um CSC e contar com consultorias especializadas em desenvolver a estrutura e os sistemas de gestão utilizados.
Se a frota da empresa é única e atende a todas as filiais, uma solução interessante é que o gestor fique alocado em um Centro de Serviços Compartilhados. Além disso, a terceirização da frota o ajudará a reduzir custos, gerar produtividade e tomar decisões mais estratégicas utilizando sistemas de gestão adequados.
Com a terceirização pela Localiza Gestão de Frotas, por exemplo, a empresa não precisa se preocupar com a aquisição dos veículos nem com sua depreciação. No dia a dia, cuidados com a manutenção e carro reserva também fazem parte do escopo do centro de atendimento da Localiza.
Além disso, os sistemas de gestão de frotas podem ser monitorados em conjunto com o cliente, garantindo que todos os procedimentos tenham a tratativa adequada, padronizada e transparente.
FALE CONOSCO
Central de Vendas WhatsApp
Clientes Localiza Gestão de Frotas
Atendimento 24 horas
0800 979 1010
Atendimento a gestor
0800 979 1010
Clientes Migrados
Assistência Técnica 24 horas
0800 726 9804
Assistência 24 horas BestFleet
0800 701 7033
Sinistros / Terceiros
0800 772 0995
SAC Frotas
0800 772 0994
SAC Agro
0800 525 1000
Dúvidas?