Menu
Localiza Gestão de Frotas
Entrar
Ícone Phone

fale conosco

Você está em:
Última atualização em 27/7/2022

CNH digital: passo a passo de como cadastrar

Confira também as principais informações sobre a versão digitalizada da habilitação.
desenho da cnh digital

CNH digital já é utilizada por mais de um milhão de brasileiros, de acordo com a quantidade de downloads do próprio aplicativo. Válida em todo o país e sem a necessidade de autenticação presencial no Detran – medida que era obrigatória inicialmente – a solução veio para facilitar o dia a dia dos condutores e colaborar com a segurança da documentação.  

​Veja as respostas das principais dúvidas sobre a habilitação digital e os benefícios para a sua frota.

Quem pode fazer a CNH digital? 

Todos os motoristas com o modelo novo da Carteira Nacional de Habilitação – que é aquela com o QR Code no verso – podem fazer a versão digital. Para quem ainda usa a carteira antiga, é preciso renovar a licença.  

Para solicitar a sua CNH digital não é necessário esperar o vencimento da habilitação. Basta emitir uma segunda via no Detran – ela virá com o QR Code.

A CHN digital é segura? 

De acordo com o Denatran, a CNH digital é segura porque conta com uma série de mecanismos inibidores de falsificação. Entre eles, são destacados: 

  • QR Code (um código de segurança). 
  • Assinatura digital certificada pelo Detran no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – a ICP-Brasil. 
  • Certificado digital: documento eletrônico usado para a identificação de pessoas e empresas virtualmente. Essa tecnologia é feita por meio da criptografia de dados garantindo a autenticidade e confidencialidade das informações eletrônicas. 
  • Utilização de senha.

A habilitação digital vale tanto quanto a impressa? É obrigatória? 

CNH digital tem o mesmo valor jurídico que a versão impressa do documento, mas, segundo o Denatran, sua utilização é opcional.  

É possível usar apenas a versão impressa ou apenas a versão digital, ou pode-se usar as duas.

A CNH digital tem custo? 

Segundo o Denatran, o custo da carteira digital fica a critério do Detran de cada estado. Apesar de ser um serviço gratuito na maioria das localidades, é importante conferir nos departamentos regionais se há alguma taxa.

mulher usando o celular próximo ao seu carro

Como cadastrar a CNH digital? 

​Cadastrar a CNH digital é uma tarefa simples. Quem já tem o documento impresso com QR Code só precisa baixar o aplicativo e seguir o passo a passo abaixo.  

Inclusive, se você é gestor de frotas e deseja incentivar a equipe de condutores a contar com a habilitação digital, pode indicar este post para o time.

Passo 01: baixe o aplicativo  

Para usar a CNH digital, é necessário fazer o download do aplicativo chamado Carteira Digital de Trânsito nas lojas da Google ou Apple. O app funciona em smartphones e tablets com sistemas Android e iOS.

Importante: verifique se a Serpro aparece como desenvolvedora oficial da ferramenta.  Baixe apenas o app original.

Passo 02: faça a primeira etapa do cadastro 

Clique no ícone do aplicativo e informe o número do seu CPF. Uma página nova abre, com espaço para seu nome completo, e-mail e criação de senha. Depois de preencher, clique em cadastrar.

Passo 03: aceite os termos e valide o e-mail 

​Na sequência, aparecem os termos e condições. Depois de aceitar, um e-mail de ativação de cadastro será enviado a você. Acesse sua caixa de entrada e clique no link disponibilizado na mensagem.

Passo 04: retorne ao aplicativo 

Depois de ativar seu cadastro no e-mail, retorne ao aplicativo. Coloque seu CPF e a senha que cadastrou anteriormente.

Passo 05: comece o cadastro da carteira de habilitação

Dentro do app, clique no sinal positivo que fica no canto superior da tela. Na sequência, escolha a opção CNH digital. Depois, vá na opção de validação pelo celular.

Passo 06: leia o QR Code 

Após a escolha da opção de validação, um pedido de autorização do uso da câmera do celular deve aparecer. Conceda o acesso e aponte a câmera para o QR Code no verso da carteira impressa. A leitura é automática e passa para o passo seguinte.

Passo 07: faça a biometria 

Agora, o aplicativo deve pedir para que você siga as instruções da leitura biométrica. Ou seja, o sistema fará a interpretação do seu rosto para verificar a compatibilidade com o registro fotográfico cadastrado no Detran. Clique em avançar, aponte a câmera para si mesmo (como se fosse tirar uma selfie) e execute os movimentos indicados pela ferramenta.​

Passo 08: cadastre o número de celular 

Por fim, informe o número do seu celular. Para concluir o cadastro, o aplicativo vai solicitar a criação de uma nova chave de acesso, que deve ser utilizada das próximas vezes que você entrar no documento.

Pronto! A habilitação digital está devidamente cadastrada. Para acessá-la, é só entrar no aplicativo e fornecer a chave de acesso. 

motorista mulher conduzindo o volante do carro.

Quais os benefícios que a CNH digital pode trazer para a frota da empresa? 

​Os maiores benefícios da CNH digital são praticidade e segurança. Com a habilitação digitalizada pelo aplicativo do Denatran, o condutor tem mais uma alternativa de apresentação do documento.

Segundo pesquisa feita pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), atualmente no Brasil temos mais smartphones ativos do que pessoas. Pensando nisso, ter a CNH no celular poderá diminuir o número de infrações relacionadas a dirigir sem o documento, visto que estamos sempre com os nossos aparelhos.

​O dia a dia do condutor acaba ficando mais simples com o uso de recursos digitais.

Equipe Localiza Gestão de Frotas
Icon FacebookIcon LinkedinIcon Twitter

FALE CONOSCO

Ícone Central de vendas whatsapp.

Central de Vendas WhatsApp

Ícone Aumento da produtividade.

Clientes Localiza Gestão de Frotas

Atendimento 24 horas

0800 979 1010

Atendimento a gestor

0800 979 1010

Ícone Clientes Migrados.

Clientes Migrados

Assistência Técnica 24 horas

0800 726 9804

Assistência 24 horas BestFleet

0800 701 7033

Sinistros / Terceiros

0800 772 0995

SAC Frotas

0800 772 0994

Localiza Gestão de Frotas

Todos os direitos reservados

Localiza Fleet S/A | CNPJ 02.286.479/0001-08

Av. Bernardo Vasconcelos, n. 377 Bairro Cachoeirinha, Belo Horizonte/MG CEP 31.150-000