​​CNH digital já é utilizada por mais de um milhão de brasileiros, de acordo com a quantidade de downloads do próprio aplicativo. Válida em todo o país e sem a necessidade de autenticação presencial no Detran – medida que era obrigatória inicialmente – a solução veio para facilitar o dia a dia dos condutores e colaborar com a segurança da documentação.  

​Veja as respostas das principais dúvidas sobre a habilitação digital e os benefícios para a sua frota

Quem pode fazer a CNH digital? 

Todos os motoristas com o modelo novo da Carteira Nacional de Habilitação – que é aquela com o QR Code no verso – podem fazer a versão digital. Para quem ainda usa a carteira antiga, é preciso renovar a licença.  

Para solicitar a sua CNH digital não é necessário esperar o vencimento da habilitação. Basta emitir uma segunda via no Detran – ela virá com o QR Code.  

A CHN digital é segura? 

De acordo com o Denatran, a CNH digital é segura porque conta com uma série de mecanismos inibidores de falsificação. Entre eles, são destacados: 

  • QR Code (um código de segurança). 
  • Assinatura digital certificada pelo Detran no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – a ICP-Brasil. 
  • Certificado digital: documento eletrônico usado para a identificação de pessoas e empresas virtualmente. Essa tecnologia é feita por meio da criptografia de dados garantindo a autenticidade e confidencialidade das informações eletrônicas. 
  • Utilização de senha. 


A habilitação digital vale tanto quanto a impressa? É obrigatória? 

CNH digital tem o mesmo valor jurídico que a versão impressa do documento, mas, segundo o Denatran, sua utilização é opcional.  

É possível usar apenas a versão impressa ou apenas a versão digital, ou pode-se usar as duas.  

A CNH digital tem custo? 

Segundo o Denatran, o custo da carteira digital fica a critério do Detran de cada estado. Apesar de ser um serviço gratuito na maioria das localidades, é importante conferir nos departamentos regionais se há alguma taxa.  

cadastrar CNH digital.png


Como cadastrar a CNH digital? 

​Cadastrar a CNH digital é uma tarefa simples. Quem já tem o documento impresso com QR Code só precisa baixar o aplicativo e seguir o passo a passo abaixo.  

Inclusive, se você é gestor de frotas e deseja incentivar a equipe de condutores a contar com a habilitação digital, pode indicar este post para o time.  

Passo 01: baixe o aplicativo  

Para usar a CNH digital, é necessário fazer o download do aplicativo chamado Carteira Digital de Trânsito nas lojas da Google ou Apple. O app funciona em smartphones e tablets com sistemas Android e iOS.  

Importante: verifique se a Serpro aparece como desenvolvedora oficial da ferramenta.  Baixe apenas o app original.  

Passo 02: faça a primeira etapa do cadastro 

Clique no ícone do aplicativo e informe o número do seu CPF. Uma página nova abre, com espaço para seu nome completo, e-mail e criação de senha. Depois de preencher, clique em cadastrar. 

Passo 03: aceite os termos e valide o e-mail 

​Na sequência, aparecem os termos e condições. Depois de aceitar, um e-mail de ativação de cadastro será enviado a você. Acesse sua caixa de entrada e clique no link disponibilizado na mensagem. ​

Passo 04: retorne ao aplicativo 

Depois de ativar seu cadastro no e-mail, retorne ao aplicativo. Coloque seu CPF e a senha que cadastrou anteriormente.  

Passo 05: comece o cadastro da carteira de habilitação 

Dentro do app, clique no sinal positivo que fica no canto superior da tela. Na sequência, escolha a opção CNH digital. Depois, vá na opção de validação pelo celular.  

Passo 06: leia o QR Code 

Após a escolha da opção de validação, um pedido de autorização do uso da câmera do celular deve aparecer. Conceda o acesso e aponte a câmera para o QR Code no verso da carteira impressa. A leitura é automática e passa para o passo seguinte. 

Passo 07: faça a biometria 

Agora, o aplicativo deve pedir para que você siga as instruções da leitura biométrica. Ou seja, o sistema fará a interpretação do seu rosto para verificar a compatibilidade com o registro fotográfico cadastrado no Detran. Clique em avançar, aponte a câmera para si mesmo (como se fosse tirar uma selfie) e execute os movimentos indicados pela ferramenta.  ​

Passo 08: cadastre o número de celular 

Por fim, informe o número do seu celular. Para concluir o cadastro, o aplicativo vai solicitar a criação de uma nova chave de acesso, que deve ser utilizada das próximas vezes que você entrar no documento.  

Pronto! A habilitação digital está devidamente cadastrada. Para acessá-la, é só entrar no aplicativo e fornecer a chave de acesso.  


Biometria da CNH digital


Quais os benefícios que a CNH digital pode trazer para a frota da empresa? 

​Os maiores benefícios da CNH digital são praticidade e segurança. Com a habilitação digitalizada pelo aplicativo do Denatran, o condutor tem mais uma alternativa de apresentação do documento.  

Segundo pesquisa feita pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), atualmente no Brasil temos mais smartphones ativos do que pessoas. Pensando nisso, ter a CNH no celular poderá diminuir o número de infrações relacionadas a dirigir sem o documento, visto que estamos sempre com os nossos aparelhos. 

​O dia a dia do condutor acaba ficando mais simples com o uso de recursos digitais.