Icon GF

Menu

Localiza Gestão de Frotas
Ícone Phone

FALE CONOSCO

Icon GF

Menu

Localiza Gestão de Frotas
Ícone Support

FALE CONOSCO

Você está em:
Última atualização em 31/8/2022

Aluguel de frota: como fazer?

Confira dicas de como fazer um bom aluguel de frotas e benefícios da terceirização
Homem saindo de um carro

​​Aluguel de frota é uma alternativa bem interessante para empresas que precisam de carros para operar, mas querem mais praticidade, custo-benefício e eficiência. Preparamos um guia para ajudar você a entender como terceirizar sua frota e as vantagens dessa escolha. ​​

Acompanhe. 

Como fazer o aluguel de frota  

Sua empresa precisa de veículos para operar? Veja como fazer o aluguel de uma frota. ​​

1. Pesquise sobre as vantagens de terceirização de frotas 

Existem inúmeras vantagens da terceirização de frotas​ e você pode fazer algumas pesquisas para compreendê-las. Os principais benefícios de frotas terceirizadas são:  

Custo-benefício: sua empresa recebe carros novos e não precisa se preocupar com compra, depreciação e revenda. Além disso, não descapitaliza e nem compromete linhas de crédito.  

Economia: como sua empresa não perde dinheiro com depreciação e revendas abaixo da tabela Fipe, acaba economizado. Além disso, não precisa lidar com trâmites burocráticos que muitas vezes podem custar mais caro e até atrasar a operação.  

Praticidade: com a frota terceirizada, burocracias como licenciamento, emplacamento e seguro já recebem a tratativa direto da locadora. Ou seja: o carro chega para você totalmente preparado para o uso. 

 ​​2. Pesquise por fornecedores 

O ponto de partida para fazer aluguel de frota para empresas é pesquisar por fornecedores desse serviço. Aqui, a dica é escolher​ locadoras que tenham experiência de mercado e credibilidade no setor. 

​​

 ​3. Avalie a qualidade  

Entre em contato com as empresas que você selecionar, peça uma reunião de apresentação dos serviços, e, se possível, visite a matriz.  

Além disso, busque por índices de satisfação dos clientes. A Localiza Gestão de Frotas​, por exemplo, tem mais de 98% de aprovação dos usuários e pode gerar mais de 30% de economia para o cliente em relação à frota própria. 

​4. Solicite orçamento 

Com a lista de fornecedores em mãos, solicite um orçamento. Aqui, já começa o processo de avaliação por parte da sua empresa – um atendimento eficaz e preocupado com suas necessidades deve contar pontos. Nesse momento, é interessante reunir-se com as​ locadoras para não restarem dúvidas sobre os serviços prestados, benefícios, vantagens e valores.

Serviços disponíveis ao alugar uma frota de veículos 

Veja alguns dos benefícios que você terá ao terceirizar a sua frota​:

1. Dimensionamento da frota 

Em parceria com o fornecedor, é feito um estudo sobre as necessidades operacionais da sua empresa. Assim, é possível dimensionar a frota – ou seja, entender quantos veículos serão necessários e quais os modelos mais eficientes para cada atividade. Com o dimensionamento correto, sua empresa reduz custos e pode trabalhar com muito mais assertividade.  

 2. Compra e entrega dos veículos 

​A​ locadora de frotas tem a responsabilidade de negociar com as montadoras e comprar os veículos que foram decididos depois da avaliação das necessidades da empresa. Além disso, deve providenciar a entrega dos carros em qualquer lugar do Brasil. 

 3. Documentação dos veículos 

Depois de comprar os carros, a operadora também faz todo o processo de licenciamento, emplacamento, pagamento de taxas, quitação de impostos e seguro. Ou seja, todas as tratativas para que o veículo tenha a documentação em dia es esteja pronto para rodar, ficam a cargo do fornecedor da frota.  

 4. Personalização 

Ainda há a alternativa de personalização da frota​. Ou seja, sua empresa pode receber os carros já adesivados com a marca da companhia ou modificados para a operação – como refrigeração, porta-escada ou giroflex.  

5. Carro substituto e provisório 

Algumas  locadoras têm estrutura para fornecer carro substituto ao cliente, em caso de acidente e nas ocasiões de manutenção programada. Assim, a empresa não precisa pausar as operações diárias e continua sua rotina normalmente.  

Outra vantagem é o carro provisório – quando o carro escolhido ainda está na montadora ou está passando por algum processo de personalização, a empresa recebe um veículo provisório para continuar trabalhando até que o carro oficial seja entregue. 

6.​​ Renovação dos carros 

No fim do período contratado, a locadora cuidará da venda dos carros usados e da disponibilização dos carros novos para o cliente.  

Em outras palavras, isso significa que você não precisa se preocupar com desvalorização, revenda, negociação com montadoras, compra de nova frota e todas as demais burocracias. Basta renovar o contrato e receber os veículos novos, prontos para usar.

Benefícios do aluguel da frota de veículos 

Terceirizar a fro​ta é uma opção bastante procurada pelas empresas porque traz uma série de benefícios. Selecionamos os principais. Confira. 

1. Custo-benefício e redução de despesas 

Um dos principais benefícios do aluguel de frota é que a empresa cliente não precisa se preocupar com a depreciação dos veículos e nem com a revenda. Só por conta disso, ela tem uma enorme redução de despesas causadas pela desvalorização do ativo ou imposto cobrado sobre excedente da depreciação contábil, quando há a venda do bem.   

 2. Nada de descapitalização ou uso do crédito 

Para adquirir carros próprios, as empresas acabam desembolsando um grande valor de capital na compra à vista, ou, comprometem linhas de crédito nos financiamentos. Com o aluguel de veículos, isso não acontece. Os valores acertados entre cliente e fornecedor são mensais e dentro do orçamento da companhia. 

3. Orçamento previsível 

Por falar em orçamento, com a terceirização da frota as empresas podem fazer a previsão de gastos de forma mais consistente e sem surpresas. Como os valores acordados são fixos e as eventualidades também​, ​os gastos extras já vêm previstos no orçamento, caso ocorram. 

4. Investimento onde interessa 

Com a previsão orçamentária mais sólida, capital livre ou linhas de crédito disponíveis, as empresas podem investir em outras áreas que ajudam a fortalecer o negócio.  

5. Praticidade 

Mais um benefício do aluguel da frota é a praticidade. A empresa não precisa negociar com fabricantes, comprar, documentar, mandar personalizar e nem providenciar carro substituto ou revender para renovar a frota. Todo o trabalho fica para a locadora. 

Aluguel de frota para empresas: vantagens da Localiza Gestão de Frotas 

Localiza Gestão de Frotas tem uma série de vantagens para empresas que desejam alugar veículos. Confira: 

• Está há mais de 20 anos no mercado, tem experiência e credibilidade. 

• Faz parte do Grupo Localiza – maior locadora da América do Sul, com mais de 200 mil carros e 500 agências​.

• Pode ajudar sua empresa a economizar mais de 30% em relação à frota própria. 

• Tem sistemas de gestão exclusivos para ajudar sua equipe administrar a frota com praticidade, precisão e eficiência.

• Tem 98,2% de aprovação dos usuários.  

• Possui atendimento 24 horas, todos os dias.  

• Entrega carros novos para os clientes. 

• Renova a frota do cliente. 

• Cuida de todos os trâmites burocráticos para o cliente.  

• Fornece carros substitutos: em caso de acidente ou manutenção, o cliente pode contar com a cobertura em todo o Brasil da Localiza Hertz. 

Conheça mais sobre a Localiza Gestão de Frotas. ​

Equipe Localiza Gestão de Frotas
Icon FacebookIcon LinkedinIcon Twitter