Quer saber como controlar e reduzir custos da sua frota? Veio ao lugar certo. Com ajuda de fornecedores especializados em terceirização de frotas e sistemas de gestão, sua empresa pode fazer um controle mais preciso das despesas e adotar medidas que geram economia.  

Confira! 

Dica 01: conte com frotas terceirizadas 

Alguns empresários acreditam que a frota própria pode ser mais vantajosa para o modelo de negócio adotado pela empresa. Mas, contar com a frota terceirizada traz uma série de vantagens – inclusive redução de custos.  

Em um estudo realizado pela Localiza Gestão de Frotas, por exemplo, foi possível constatar que o cliente teve redução de 31% das despesas, em comparação com a frota própria. 

E é possível destacar dois principais fatores para tal economia. O primeiro, é que a empresa não assume a depreciação dos carros. Depois, ela pode destinar o capital, antes utilizado na compra dos veículos, a outros projetos do negócio.  

Dica 02: faça o controle de combustível 

Mais uma forma de reduzir os custos da sua frota é por meio de um rigoroso controle de gastos com combustível. Apesar de planilhas manuais auxiliarem nesse sentido, nada como um sistema de gestão de frotas inteligente para ajudar.  

Carro Conectado é um exemplo desse tipo de ferramenta: trata-se de um sistema de telemetria que capta informações fundamentais sobre cada veículo. Entre elas, consumo e dados sobre a condução revelam excelentes oportunidades de conter gastos.  

Dica 03: monitore as multas 

Para quem fica no trânsito boa parte do dia, a probabilidade de pequenas infrações acontecerem aumenta. Por isso, é fundamental rastrear as multas cometidas pelos colaboradores e desenvolver políticas para a tratativa desses casos. 

Aqui, a dica é criar diretrizes internas que incentivem o condutor a respeitar as leis de trânsito – tanto para colaborar com a segurança de todos, quanto para evitar desperdício de recursos com pagamentos de taxas ou perda de efetivo por suspensão de CNH. 

Além disso, é essencial direcionar, dentro do prazo, as penalidades aos responsáveis. Dessa forma, infração e pagamento ficam por conta do condutor e não geram buracos no orçamento da empresa. O Portal do Gestor, por exemplo, pode ajustar o gestor porque mostra a performance de cada motorista e detalhes sobre cada automóvel – inclusive a relação de multas por placa e profissional. 

Dica 04: crie rotas inteligentes 

Pensar em trajetos eficientes é fundamental para reduzir custos e até aumentar a produtividade do time. Inclusive, o Carro Conectado – sistema de telemetria da Localiza Gestão de Frotas – pode ajudar o gestor de frotas nessa missão. 

Isso, porque o sistema permite conferir os trajetos escolhidos e tomá-los como ponto de partida para o desenvolvimento de rotas melhores. Dessa forma, elas podem ser mais curtas e incorporarem um número maior de clientes no caminho, por exemplo.  

Além disso, o sistema permite monitoramento em tempo real, recurso que possibilita deslocar quem está mais perto de alguma emergência ou oportunidade de negócio que ocorra durante o dia.  

Dica 05: faça a manutenção preventiva 

Manutenção preventiva​ pode ser muito mais barata do que a manutenção corretiva – inclusive, especialistas do setor afirmam que a economia chega a ser de 40%. Isso acontece porque, na revisão, as peças desgastadas são identificadas e trocadas antes que virem um problema de verdade.  

Portanto, manter o controle das manutenções programadas é fundamental para diminuir os gastos da frota.  

Por que a Localiza Gestão de Frotas pode ajudar a reduzir custos? 

Porque a Localiza Gestão de Frotas é parte da maior empresa de aluguel de carros da América Latina, tem mais de 20 anos de mercado, mais de 54 mil carros e 98,2% de aprovação dos usuário.  

Ou seja: a Localiza Gestão de Frotas tem experiência e credibilidade necessárias para ajudar o seu negócio a alcançar mais mobilidade, eficiência e economia.  

Além disso, conta com sistemas inteligentes e equipes preparadas para auxiliar o gestor de frotas a reduzir os gastos da empresa.  

​Aproveite e peça uma proposta aos profissionais da Localiza Gestão de Frotas