Algumas pessoas pegam a estrada para realizar passeios, viajar e até realizar viagens a trabalho.
Seja qual for a intenção, pegar a estrada com o veículo pode ser uma ótima experiência.
Para tornar a trajetória ainda melhor, confira algumas dicas para reduzir o consumo de combustível.
Ao procurar um posto de combustível para abastecer o veículo, é importante ter a certeza que é um local de confiança.
Verifique se o posto segue as normas de segurança e tenha uma boa reputação, para evitar o abastecimento em lugares que vendem combustível de má qualidade.
Uma dica é procurar por postos que possuam o selo de qualidade da ANP (Agência Nacional do Petróleo).
Caso seja o condutor do veículo da empresa, uma dica é perguntar ao gestor da frota os postos de combustíveis recomendados, para que ambos estejam alinhados.
Antes de escolher o tipo de combustível, confira qual vale mais a pena álcool ou gasolina.
O uso do acelerador é um fator importante para economizar combustível, porque quando o motorista acelera o veículo de forma brusca, há um consumo maior de gasolina.
Isso ocorre, pois o motor precisa de mais combustível para fornecer a potência necessária, ou seja, quanto maior a aceleração, maior será a potência utilizada pelo motor.
Uma dica é utilizar o acelerador de forma suave e progressiva, evitando aceleradas bruscas durante a estrada para que tenha uma diminuição no consumo do combustível e maior segurança no trânsito.
Assim, usar o acelerador de forma consciente evita possíveis acidentes, aumenta a sua segurança no trânsito e é uma das formas de praticar a direção econômica.
Confira abaixo as principais dicas de como economizar combustível na estrada:
Com essas dicas, é possível economizar combustível na estrada de forma significativa, contribuindo também para o meio ambiente.
Confira qual é o preço médio da gasolina no Brasil!
A maioria dos carros são projetados para serem mais eficientes em velocidades entre 50 km/h e 80 km/h. No entanto, a velocidade ideal para economizar combustível varia de acordo com vários fatores, como o modelo do carro, o tipo de estrada, as condições climáticas e o peso do veículo.
Em geral, é recomendável que a velocidade seja moderada e constante.
Algumas pessoas comentam que usar o ponto morto economiza combustível, mas isso é um mito. Na verdade, ao utilizar o ponto morto aumenta as chances de acontecer um acidente, o veículo fica mais instável e pode até aumentar o consumo do combustível.