​​​Você já deve ter visto um adesivo de como estou dirigindo, não é mesmo? Mas sabe ao certo como funciona o serviço e por que ele é uma boa alternativa para a sua frota? Para responder as principais perguntas sobre isso, preparamos este miniguia. Confira e entenda! 


Como estou dirigindo: o que é isso?  

O adesivo de como estou dirigindo é um serviço utilizado por empresas para entender e melhorar o perfil de condução de seus colaboradores e motoristas agregados.  

 

No adesivo, há um número de telefone para o qual é possível ligar e​ relatar ​comportamentos arriscados ou inadequados por parte do condutor. ​


Caso o veículo esteja equipado com um sistema, será possível cruzar a informação do relato com os dados de localização. 



Como funciona o “como estou dirigindo? 

 

Ao identificar um condutor de empresa dirigindo de forma arriscada, cometendo infrações de trânsito ou se comportando inadequadamente, é possível telefonar para o número descrito no adesivo. Direcionado a uma central, quem liga deve fazer a queixa descrevendo o que ocorreu e dando as informações do veículo, localização, data e hora.  


Caso possua sistema de rastreamento, a central cruza esses dados com as informações do veículo para verificar a validade da denúncia. Se for constatado que o carro estava mesmo no lugar e hora do ocorrido, a queixa é passada para a equipe responsável.  


Como estou dirigindo: por que é importante? ​

De acordo com pesquisa do professor Lior Strahilevitz, da Universidade de Chicago, o adesivo de como estou dirigindo contribui para a diminuição de acidentes envolvendo frotas comerciais.  

 

Segundo Lior, de um modo geral é comum que o condutor se sinta protegido pelo anonimato e dirija de forma mais agressiva. Já com o adesivo e a possibilidade de ser identificado, ele passa a ser mais cauteloso ao volante. Consequentemente, acaba se envolvendo menos em acidentes.  


 

Principais queixas no canal do “como estou dirigindo 

 

Segundo matéria veiculada na revista Auto Esporte, as principais queixas são: excesso de velocidade, estacionamento em local proibido e comportamento inadequado do motorista.  

 

Quanto a comportamento inadequado, os dois principais denunciados são assédios à mulheres ou agressividade e xingamento a outros motoristas. 

 


 Elogios do canal “como estou dirigindo 

 

Além de reclamações e denúncias, os adesivos de como estou dirigindo abrem oportunidade para elogios. Comportamentos prudentes ou altruístas de condutores responsáveis também são motivos de ligação às centrais.  

 

 

Adesivo de como estou dirigindo 

 

O adesivo pode ser confeccionado em qualquer empresa do ramo, ou ainda​ ser parte 

do pacote de serviço da central contratada para receber os telefonemas.  


 

 Como estou dirigindo e telemetria 

​ 

Sistemas de telemetria como o Carro Conectado são completos neste aspecto. Eles trazem o monitoramento em tempo real para acompanhamento do veículo, possuem o rastreamento para entender ocorrências na rota, e agrupam dados importantes sobre o perfil de condução – como freadas e aceleração.  

 

Além de ajudar a garantir mais segurança à frota, à equipe e à carga, sistemas de telemetria auxiliam na melhora da atuação do time. Isso, porque permitem uma análise precisa da forma como o veículo está sendo conduzido, dentro e fora do expediente. Sem contar que os dados são cruzados com as ligações das centrais de como estou dirigindo, completando o propósito do serviço.