Menu
Localiza Gestão de Frotas
Entrar
Ícone Phone

fale conosco

Você está em:
Última atualização em 27/7/2022

Como melhorar o atendimento ao cliente?

Veja por que isso é importante, dicas para melhorar e sugestões de livros sobre o tema
Mulher falando ao telefone

Melhorar o atendimento ao cliente é a meta da maioria dos gestores. Faz sentido, já que o atendimento é um dos mais importantes influenciadores das vendas. E se você quer algumas dicas para aprimorar a prática, veio ao lugar certo. Acompanhe! 

Por que o atendimento ao cliente é importante para a empresa 

Porque um atendimento diferenciado ajuda a vender mais, fideliza e aumenta a base de clientes. Uma pesquisa realizada pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, por exemplo, mostra que 61% dos consumidores se importam mais com bom atendimento do que com preço.  

Paralelamente, especialistas da área garantem que o atendimento faz a diferença para o negócio. A explicação é simples. Segundo Kotler, Hayes e Bloom, na obra Marketing de Serviços Profissionais, todo mundo gosta de ser tratado como alguém importante.  

5 dicas práticas de como melhorar o atendimento ao cliente 

Cordialidade e presteza são os fundamentos de um atendimento adequado, seja ele por telefone, chat ou pessoalmente. E quando a sua empresa está face a face com o cliente, os cuidados precisam ser dobrados.  

Por isso, preparamos estas 5 dicas para melhorar o atendimento ao cliente. Veja.

01. Chegar o quanto antes 

Situações que demandam deslocamento até o endereço do cliente exigem agilidade. Em casos de reparo, por exemplo, o consumidor já está lidando com a frustração de não ter o serviço ou produto funcionando como deveria. Aguardar demais pela solução só prejudica a imagem da empresa e abre espaço para o concorrente.  

Já nas oportunidades de venda, é fundamental aproveitar que o consumidor está no pique de comprar. Por isso, chegar até ele o quanto antes conta muito para fechar negócio.  

Nesses cenários, portanto, montar uma rota inteligente é o ponto de partida para melhorar a forma de atendimento ao cliente.  

02. Usar veículos adequados 

Ainda pensado em negócios que exigem o deslocamento até o cliente, imagine a primeira coisa que o consumidor vê. Sim, é o veículo da empresa. Nesse sentido, alguns cuidados vão contar pontos para o atendimento.  

Carro limpo, por exemplo, mostra para o consumidor que a empresa é cuidadosa. Veículo adequado para o transporte dos materiais também denota que os profissionais da companhia se importam em prestar um serviço bem-feito e zelam pelos produtos que serão entregues.  

Automóveis seguindo os padrões da legislação – ou seja, com pneus adequados, faróis funcionando e nenhum equipamento inapropriado – também trabalham a favor da marca. Modelos mais novos e que poluem menos também impactam na percepção que o cliente terá do seu negócio.  

Por isso, prestar atenção nos veículos utilizados para as visitas faz parte das estratégias para melhorar o atendimento.  

03. Respeitar o espaço do cliente 

Entrar na casa do cliente exige alguns cuidados fundamentais e que podem fazer toda a diferença no atendimento.  

Em serviços pesados, como os de desentupidora ou montagem de móveis, a dica é utilizar plásticos para forrar a área onde a tarefa é executada. Assim, a sujeira é minimizada e não há risco de danificar o piso.  

Na execução de serviços de reparo de internet, telefone e TV a cabo, por exemplo, vale tomar muito cuidado com os móveis. Se for necessário movê-los de lugar, é interessante pedir para que o proprietário retire objetos quebráveis das redondezas – e, claro, realizar a manobra com cuidado. 

Em situações de visitas de venda, escolher horários próprios para uma conversa mais tranquila e levar todo o material necessário pronto é uma forma de poupar o tempo do consumidor. Além disso, é fundamental estar preparado para responder aos questionamentos do cliente e oferecer a solução adequada para cada necessidade que ele apresenta, de forma ágil e clara. 

04. Cumprir prazos 

Pontualidade é indispensável para a melhoria do atendimento. Seja a data de entrega de um produto ou o horário combinado para uma visita, respeitar o combinado é um pilar fundamental para melhorar o atendimento ao cliente.  

05. Fazer acompanhamento 

Depois de efetuar uma venda de serviço ou produto, ou de prestar um serviço de reparo técnico, é interessante que a equipe de pós-venda entre em ação.  

Entrar em contato com o consumidor para saber se ele foi bem atendido agrega para duas frentes: pesquisa de satisfação e criação de relacionamento. Isso porque o acompanhamento traz informações importantes sobre o ocorrido e mostra que a empresa se importa com ele.  

3 livros imperdíveis para ajudar você a melhorar o atendimento ao cliente 

Quer aprimorar ainda mais a forma como sua empresa atende aos clientes? Alguns livros podem ajudar. Separamos estas 3 dicas, veja: 

  • Marketing de Serviços Profissionais  

Autores: Philip Kotler, Tom Hayes, Paul N. Bloom 

Focado em empresas de prestação de serviço profissional, a obra dos professores mostra situações claras nas quais é possível aplicar os princípios de marketing para melhorar os resultados do negócio.  

  • O Jeito Disney de Encantar os Clientes 

Autores: diversos 

O livro mostra iniciativas e práticas da companhia e permitem ao leitor entender como métodos utilizados pela marca podem ser usados em qualquer ramo de negócio.  

  • Excelência no Atendimento ao Cliente 

Autor: Alexandre Luzzi Las Casas 

Na obra, o especialista explica como o atendimento ao cliente é um diferencial de peso para a competitividade, lucro e fidelização dos clientes.  

Estratégias e ferramentas para melhorar o atendimento ao cliente 

Outro método para melhorar o atendimento ao cliente na empresa é utilizar estratégias bem pensadas e ferramentas inteligentes. Para as companhias que usam veículos em sua operação, contar com frotas terceirizadas é uma opção interessante.  

Isso porque, além de proporcionar uma relação de custo-benefício mais vantajosa em comparação com frotas próprias, a terceirização da Localiza Gestão de Frotas​, por exemplo, permite que a empresa opere sempre com carros novos, mais eficientes e adesivados com a sua marca.  

​Quanto às ferramentas, sistemas de gestão de frotas melhoram a operação como um todo. Através de sistemas como o Carro Conectado, é possível criar e monitorar rotas em tempo real, por exemplo. Desse jeito, é mais fácil estruturar a sequência de atendimentos, priorizar clientes de urgência e aproveitar oportunidades de negociação.  

Equipe Localiza Gestão de Frotas
Icon FacebookIcon LinkedinIcon Twitter

FALE CONOSCO

Ícone Central de vendas whatsapp.

Central de Vendas WhatsApp

Ícone Aumento da produtividade.

Clientes Localiza Gestão de Frotas

Atendimento 24 horas

0800 979 1010

Atendimento a gestor

0800 979 1010

Ícone Clientes Migrados.

Clientes Migrados

Assistência Técnica 24 horas

0800 726 9804

Assistência 24 horas BestFleet

0800 701 7033

Sinistros / Terceiros

0800 772 0995

SAC Frotas

0800 772 0994

Localiza Gestão de Frotas

Todos os direitos reservados

Localiza Fleet S/A | CNPJ 02.286.479/0001-08

Av. Bernardo Vasconcelos, n. 377 Bairro Cachoeirinha, Belo Horizonte/MG CEP 31.150-000