Como motivar funcionários? Essa constante busca dos gestores tem fundamento, já que diversos especialistas apontam a motivação e a produtividade como elementos profundamente relacionados. 

Frederick Herzberg, por exemplo, psicólogo e teórico no campo, explica em suas obras que o rendimento dos profissionais depende do nível de motivação experimentado no trabalho.  

E entre várias pesquisas que comprovam tais teorias, podemos destacar o levantamento feito com 30 mil pessoas de 15 países diferentes pela consultoria Right Management, constatando que indivíduos motivados são 50% mais produtivos.  

De mudanças estratégicas a incentivos simples do cotidiano, é possível encontrar caminhos para melhorar a motivação da equipe. E nós preparamos esta lista com 6 dicas para motivar funcionários. Confira! 

Dica 01: benefícios atrativos e pequenas parcerias 

Um pacote de benefícios que realmente faz a diferença na vida do colaborador é um tipo de estratégia que trabalha a favor da motivação dos funcionários. Segundo especialistas do Instituto Great Place to Work, isso funciona como um “algo a mais" que também ajuda a reter talentos. Vale-refeição, plano de saúde e carro da empresa, por exemplo, ajudam o funcionário a se sentir mais valorizado.  

Parceria com estabelecimentos comerciais também funciona – a companhia pode negociar desconto para funcionários em restaurantes, academias e creches por exemplo. Além de movimentar a economia e colaborar com o orçamento do time, é uma forma interessante de demonstrar que a empresa procura cuidar do pessoal.  

Dica 02: ferramentas adequadas para trabalhar 

Segundo artigo dos mestres em psicologia Alvaro Tamayo e Tatiane Paschoal, publicado no periódico científico Revista de Administração Contemporânea, recursos adequados para trabalhar são importantes para motivar funcionários.  

Portanto, investir nos equipamentos é uma solução. Computadores com boa capacidade de processamento, maquinário funcionando e espaço no escritório são alguns exemplos.  

Para empresas que operam com frotas de veículos, é importante manter os carros em bom estado para o time de campo trabalhar com segurança. Já no escritório, um sistema de gestão de frota​ integrado ajuda a deixar o trabalho dos gestores mais eficiente. 

Dica 03: reuniões positivas 

É comum que alguns gestores só se reúnam com a equipe para falar de desafios ou dar más notícias. No entanto, os encontros precisam acontecer para feedbacks positivos também. Segundo o filósofo Mário Sérgio Cortella, a falta de reconhecimento é uma das principais causadoras da desmotivação. Em seu livro Por Que Fazemos O Que Fazemos, o professor fala sobre isso. 

Nesse sentido, a solução é justamente reconhecer o bom trabalho – o que pode ser mais importante do que remuneração quando o objetivo é motivar.  

Dica 04: gratidão todos os dias 

Segundo pesquisa feita pela Escola de Negócios de Harvard, nos Estados Unidos, demonstrar gratidão pelas entregas ou por qualquer outra ação positiva estimula a equipe a fazer mais e melhor, além de dobrar as chances de que o time aceite demandas com mais engajamento. Em paralelo, um estudo da Escola de Economia de Londres, na Inglaterra, mostra que os funcionários se sentem mais motivados quando são apreciados.  

Portanto, agradecer à equipe pode ser um diferencial no estímulo. E de acordo com o estudo de Harvard, quanto mais específico for o agradecimento em relação à tarefa executada, melhor.  

Dica 05: incentivos à capacitação 

Proporcionar cursos, workshops e treinamentos para os funcionários também ajuda a motivar. A Pirâmide de Maslow, conceito criado pelo psicólogo norte-americano Abraham H. Maslow, evidencia as necessidades humanas e coloca a autorrealização no topo. 

Isso significa que, apesar de não ser uma necessidade básica, ainda assim é uma condição importante o suficiente para entrar na lista do que uma pessoa precisa para viver e se sentir impulsionada. E para alimentar o sentimento de autorrealização, a busca por conhecimento é o caminho.     

Ou seja: incentivar os colaboradores a buscar mais capacitação é uma forma de estimular e ainda aprimorar os talentos do time.  

Dica 06: compreender o perfil do funcionário 

Segundo um estudo publicado no periódico científico Revista de Administração Contemporânea, as empresas conseguem motivar mais os funcionários quando entendem suas particularidades. Isso não significa que é necessário criar um programa motivacional diferente para cada colaborador, mas é importante compreender as necessidades e perfil de cada grupo e trabalhar em cima de características mais específicas.  

​Em entrevista para a revista Exame, a especialista Maria Cristina Ortiz explica que só é possível engajar quando o gestor entende os desafios do time e atua como um coach da equipe. Nesse sentido, a dica é dedicar algum tempo para conhecer o funcionário e sua forma de trabalhar – e dessa maneira, criar mecanismos para motivar.