Como ser um bom gestor? Essa dúvida está sempre martelando na mente de profissionais que desejam dar o seu melhor para o time, empresa e carreira.
De acordo com a especialista Lúcia Nogueira, em matéria para o site de notícias G1, cada vez mais chefes buscam por treinamento para aprimorar suas competências enquanto líderes.
Segundo ela, isso acontece porque o ambiente competitivo do mercado exige que o gestor influencie positivamente a equipe para aproveitar melhor os talentos da empresa.
E você, deseja melhorar sua gestão? Veja a lista que preparamos com competências, habilidades e posturas que podem ajudar nessa jornada.
Para chegar à conclusão do que é um bom gestor, é preciso entender alguns conceitos.
Segundo o professor de Gestão Estratégica na London Business School, Julian Birkinshaw, em entrevista à rede americana CNN, gestão é um esforço social em que pessoas se juntam para cumprir uma determinada meta.
Paralelamente, John Kotter, professor de Harvard em matéria do jornal O Globo, define gestor como aquele que sabe sobre o controle e organização – enquanto o líder é quem motiva e direciona pessoas.
Por fim, Birkinshaw conclui que todos precisam de líderes e gestores – portanto, o bom gestor é aquele que sabe da função, mas também sabe influenciar positivamente o time.
Confira quais competências e habilidades são indispensáveis para que o gestor desenvolva seu trabalho com eficiência.
O ponto de partida para ser um bom gestor é entender a área que será administrada: seus desafios, objetivos e vantagens competitivas. Em outras palavras, o gestor precisa compreender quais são os problemas que ocorrem no setor e na empresa, quais as soluções mais eficientes para resolver essas questões, e de que forma atingir metas.
Um bom gestor também está por dentro do que rola fora da empresa: tendências de mercado, comportamento do cliente, além dos impactos da economia e política nacional e internacional no negócio. Todas essas informações ajudam o profissional a tomar as melhores decisões.
O gestor competente também tem consciência das suas capacidades e limitações. Ele precisa entender a si mesmo para utilizar seus talentos em prol do trabalho e aprimorar áreas menos desenvolvidas.
É fundamental que os objetivos de carreira, setor, empresa e time estejam claros na mente do gestor. Ele precisa saber onde quer chegar como profissional, para onde quer levar seu time e quais medidas precisa tomar para alcançar os resultados que espera para a sua área e sua empresa.
Além das demandas diárias, semanais e mensais, existem os imprevistos e eventualidades que surgem no meio do caminho e precisam de direcionamento e resolução. Aqui, entra a habilidade de priorizar as tarefas, imprescindível para um bom gestor.
Outra competência que não pode faltar em um bom gestor é a criatividade. Desenvolver novas soluções para antigos problemas e buscar oportunidades de reduzir custos ou melhorar a produtividade do time, são alguns exemplos de atividades que exigem uma dose de criatividade do gerente.
Agora, confira quais comportamentos um bom gestor deve adotar para inspirar e motivar a sua equipe.
O primeiro passo para se tornar uma inspiração positiva para a equipe é dar exemplo. Segundo o especialista Marcelo Veras, em entrevista ao portal Globo.com, o líder precisa agir de forma sensata com suas posturas e cobranças.
Na prática, dar o exemplo vai das pequenas atitudes do dia a dia às decisões mais complexas. Ser pontual, resolver pendências, evitar fofocas e sempre escolher caminhos éticos são alguns aspectos em que o comportamento será notado pelo time.
Mais uma atitude de bom gestor é construir um ambiente de relações saudáveis, fundametadas no respeito e confiança. E isso vale tanto na relação entre time e líder quando na relação dos pares entre si. Ou seja, o gestor precisa interferir ao perceber que há falta de respeito ou de confiança entre colegas – e construir soluções para reestabelecer o clima.
Segundo Veras, é preciso saber se comunicar de acordo com o público – e de preferência, pessoalente. Isso significa que o bom gestor deve ser claro em expressar suas expectativas, direcionar tarefas e dar feedback. Inclusive, o momento do feedback é bastante crucial para estruturar a relação entre gestão e time. Aqui, vale a máxima: elogios em público, correções em particular.
Fornecer ao time o que é necessário para trabalhar melhor deve ser uma constante prática do bom gestor. Na gestão de frotas, por exemplo, carros seguros e ferramentas de gestão são algumas alternativas que fazem a diferença no desempenho da equipe.
A especialista em empreendedorismo, Lolly Daskal, criou uma lista para a revista americana Inc. com dicas para deixar sua marca como líder e conquistar o time. Confira as principais sugestões!