Icon GF

Menu

Localiza Gestão de Frotas
Ícone Phone

FALE CONOSCO

Icon GF

Menu

Localiza Gestão de Frotas
Ícone Support

FALE CONOSCO

Você está em:
Última atualização em 19/8/2022

Segurança no trânsito: como treinar os condutores?

Saber treinar os condutores de uma frota para contribuir para um trânsito mais seguro pode ser o grande diferencial de um gestor de frotas.
Imagem de uma mulher dentro do carro

Fazer a gestão de uma frota de veículos é uma tarefa que demanda algumas habilidades e competências por parte do gestor, mas exige também atenção a muitos detalhes, principalmente quando o assunto é a segurança no trânsito

Sem dúvidas, contribuir para um trânsito mais seguro deve ser uma tarefa diária de todo motorista, porém, isso se torna uma responsabilidade ainda maior se o motorista está em exercício de trabalho, e o veículo for um bem corporativo.

​Por isso é importante que os condutores sejam orientados e alertados a todo tempo sobre a importância das boas práticas no trânsito, não só visando uma segurança coletiva, mas também os bons resultados do desempenho da gestão de frota.

Preparamos algumas dicas para te auxiliar a desenvolver a cultura de direção mais segura e consciente com os condutores. Confira! 

​A importância das Leis de Trânsito para evitar acidentes  

Os acidentes de trânsito são um problema de saúde pública mundial. De acordo com a ONU, eles representam a 9ª maior causa de mortes em todo o mundo.

Esses acidentes podem estar ligados a inúmeras causas, como desorganização do trânsito, más condições dos veículos e das estradas, falhas nas fiscalizações e ao próprio comportamento dos condutores. 

Por isso as Leis de Trânsito são importantes na defesa das práticas e hábitos que reforçam um trânsito mais seguro, com menos acidentes e imprudências.  

Sendo assim, é essencial que os condutores estejam cientes dessas leis e de suas responsabilidades ao dirigir, cuidando para que as suas ações sejam sempre cautelosas.

Esses cuidados não só garantem a integridade social e a do próprio condutor, mas também podem evitar gastos para a empresa que estão diretamente ligados a manutenções, multas e sinistros que podem surgir em decorrência dos acidentes. 

Capacitação e treinamentos para condutores  

Pensar cuidadosamente na segurança dos condutores de uma frota é essencial para proteger tanto as pessoas quanto o patrimônio da empresa.

Existem alguns treinamentos que podem ajudar a sua equipe de condutores a trabalhar melhor e ainda contribuir para otimização de custos da sua empresa.

1- Direção defensiva  

direção defensiva é um conjunto de práticas criada com o objetivo de reduzir o risco de envolvimento em acidentes e minimizar suas consequências. Dessa forma, o condutor diminui as chances de levar multas e melhora o seu desempenho no trânsito

Os treinamentos nessa área são compostos por aulas teóricas e práticas, além de avaliações e ações de conscientização.

2- Ética profissional e pessoal

Capacitações nesse sentido são importantíssimas, principalmente por se abordar a ética. São treinamentos que propõem a conscientização sobre como comportamentos empáticos e positivos no trânsito podem provocar reflexos no indivíduo e consequentemente na coletividade. 

Discutir temas como a utilização do veículo da empresa, a forma de condução, as relações interpessoais e a responsabilidade com equipamentos ajudam a reforçar as ações de boas práticas no trânsito.

3- Código de Trânsito Brasileiro

Cumprir as Leis de Trânsito, mais do que uma exigência legal, são práticas que colaboram para a segurança de todos.  

Por esse motivo, cursos de trânsito com foco na importância das leis são indispensáveis aos condutores. Além de ajudar o motorista a relembrar os pontos importantes da legislação, pode também gerar um impacto significativo na conduta do time.

Conheça outros treinamentos que todo condutor deve ter!  

Hábitos e atitudes que fazem a diferença  

Entendemos que a construção de um trânsito mais seguro é um dever de todo cidadão, e o condutor da sua frota só tem a ganhar estando consciente disso. 

Sendo assim, mais do que respeitar as leis e estar preparado para contribuir com um trânsito seguro, alguns hábitos simples e atitudes também devem partir da conduta pessoal do motorista diariamente. 

Preparamos uma lista de boas práticas no trânsito que nunca devem ser esquecidas por nenhum condutor: 

  1. Cuidar do Veículo  
  2. Respeitar a sinalização  
  3. Usar sempre o cinto de segurança
  4. Não utilizar o celular enquanto dirige  
  5. Obedecer aos limites de velocidade  

A Localiza Gestão de Frotas deseja sempre caminhar lado a lado com seus clientes e parceiros. Por isso, investe em treinamentos para a equipe como forma de apoiar o desenvolvimento dos condutores e incentivar as boas práticas e comportamentos no trânsito. 

Damos tanta importância a esse tipo de ação, que criamos recentemente o Frotas Experience, uma ferramenta exclusiva para nossos clientes, por meio da qual gestores de frota e condutores podem ter acesso a conteúdos e materiais de extrema relevância sobre diversos assuntos ligados à mobilidade.

A partir dessa iniciativa, nasceu também o programa Verde Vida, para nossos clientes, que visa disseminar conhecimento para um trânsito mais humano, seguro e sustentável.

​Agora que você compreende ainda mais a importância do treinamento dos condutores da sua frota para uma maior segurança no trânsito, aproveite para ler também:

Como lidar com a segurança sendo um gestor de frotas

Equipe Localiza Gestão de Frotas
Icon FacebookIcon LinkedinIcon Twitter