Icon GF

Menu

Localiza Gestão de Frotas
Ícone Phone

FALE CONOSCO

Icon GF

Menu

Localiza Gestão de Frotas
Ícone Support

FALE CONOSCO

Você está em:
Última atualização em 25/8/2022

O que são e como funcionam os créditos de reciclagem?

Entenda o que são os créditos de reciclagem e quais são os seus impactos para as empresas e para o meio ambiente.
Imagem de uma pessoa segurando garrafas plásticas e com uma camisa com o símbolo da reciclagem

Você acredita que a sua empresa tem contribuído para um mundo mais sustentável?

redução de resíduos sólidos, que são produzidos em massa, se tornou um grande desafio no mundo inteiro e, consequentemente, se transformou em um assunto importante para empresas e organizações, que estão a cada dia mais preocupadas com assuntos ligados à sustentabilidade.

Os créditos de reciclagem surgem então como uma solução para as empresas que precisam, por lei, viabilizar a coleta e a restituição dos sólidos, por meio de sistemas mais eficientes e com menos custos.

Quer entender melhor o que são os créditos de reciclagem e como funciona essa certificação na prática?

Não deixe de conferir o conteúdo até o fim! 

O que são os créditos de reciclagem?

Os créditos de reciclagem, ou créditos de logística reversa, são certificações que comprovam que uma certa quantidade de materiais sólidos teve a sua destinação ambientalmente adequada, e não tenha sido apenas descartada.

Essa prática é muito similar à lógica de créditos de carbono, uma vez que ambos são mecanismos de compensação ambiental.

Porém, no caso dos créditos de reciclagem, a proposta é contribuir para o meio ambiente visando principalmente à diminuição do alto impacto do descarte de embalagens e vasilhames pelos consumidores brasileiros.

Ou seja, quando uma instituição adquire esses créditos, ela pode comprovar que faz a destinação correta dos resíduos produzidos por ela.

Como funciona a emissão dos créditos?

Reciclagem

Antes de saber como funciona a emissão dos créditos de fato, você precisa estar ciente de que: atualmente, a grande maioria das empresas que fabricam produtos embalados em alguma de suas fases de processo pode ser considerada corresponsável pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Então as empresas que produzem, comercializam e distribuem qualquer tipo de produto que contém embalagem de plástico, vidro, papel ou metais e outros precisam cumprir com a PNRS e comprovar que o processo foi feito da forma correta. É nessa fase do processo que a emissão dos créditos de reciclagem se torna necessária.

Esses créditos são emitidos e vendidos para as empresas por meio de cooperativas de catadores, as quais são legalmente responsáveis pela realização da logística reversa. Assim os serviços de reciclagem feitos por eles funcionam como compensação ambiental para sua empresa.

Para que fique mais claro, vamos mostrar como ocorre o processo até a emissão do certificado:​

  1. Uma empresa contrai um débito de reciclagem
  2. O consumidor descarta as embalagens depois do uso
  3. A cooperativa, ou a organização responsável, realiza a coleta e a reciclagem dos resíduos
  4. Depois de reciclado, o material retorna para o ciclo de produção da mesma empresa ou para outra instituição, como um insumo
  5. As notas fiscais da venda dos itens reciclados começam a valer como os crédito de reciclagem, e as cooperativas emitem uma certificação que comprovam o cumprimento da PNRS​

Essa temática tem mostrado sua relevância, e, em abril deste ano, o governo federal instituiu o decreto 11.044/2022, que regulamenta e fiscaliza os créditos de reciclagem.

O projeto que recebeu o nome de programa Recicla + busca estabelecer regras para que os certificados sirvam como prova de cumprimento das metas de logística reversa estipuladas no PNRS.

Quais setores emitem créditos de reciclagem?

Reciclagem

Agora que você já entende melhor como acontece o processo, chegou o momento de conhecer quem emite as certificações.

Os responsáveis pelos créditos de reciclagem são as certificadoras aprovadas. Ou seja, as cooperativas e as organizações de reciclagem que se comprometem, de forma jurídica, a exercer esse papel. 

Por isso somente as cooperativas formalmente cadastradas e com um número de inscrição no CNPJ podem participar desse sistema e emitir as notas fiscais das vendas dos materiais recicláveis, comprovando os créditos para as empresas.

Os benefícios dos créditos para a sua empresa

Eles proporcionam diversas vantagens e diferenciais a todas as partes envolvidas.

Para as empresas, existem benefícios na esfera ambiental e na operacional. Afinal, ao emitir os créditos de reciclagem, as instituições conseguem se posicionar como parte importante da logística reversa e se mostrar comprometidas com a sustentabilidade e com o meio ambiente.

Além disso, essa ação cria uma imagem positiva da empresa, obtendo uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes.

Já as cooperativas e os indivíduos que coletam e reciclam recebem por esse trabalho e passam a ter a sua atividade juridicamente certificada pelas leis ambientais e trabalhistas.​

Sustentabilidade em foco

Além da reciclagem, há diversas possibilidades de atuarmos em prol do meio ambiente. Afinal, essa é uma responsabilidade de todos, e podemos agir tanto como cidadãos quanto como empresas.

O meio ambiente é um dos pilares da sustentabilidade, tema que precisa continuar sempre em pauta – e se transformar em atitudes conscientes!

A Localiza Gestão de Frotas faz parte da plataforma Localiza, que tem a sustentabilidade no seu propósito. Anualmente, divulgamos o nosso relatório de sustentabilidade, onde contamos tudo o que foi feito pela empresa nessa pauta. Acompanhe o Relatório de Sustentabilidade da Localiza.

Gostou do conteúdo?

Fique sempre por dentro de assuntos atuais e relevantes acompanhando a gente por aqui e no Linkedin!

Equipe Localiza Gestão de Frotas
Icon FacebookIcon LinkedinIcon Twitter