​​​​​​​​Cuidados com veículos da empresa trazem resultados em diversas frentes: redução de custos​, reputação da marca e até colaboração para um trânsito mais seguro. Por isso, preparamos este artigo com tudo que você precisa saber para manter a frota bem cuidada.  Acompanhe. 

 

 Principais cuidados com veículos da empresa 

 

Confira o que entra na lista de cuidados com a frota da sua empresa.  ​



 1. Políticas de utilização de veículos 

 

O primeiro e mais importante cuidado com os carros da empresa vem a partir da criação de uma política de utilização de veículos. Esse documento agrupa as obrigações dos colaboradores quanto ao uso do automóvel, além de reunir tratativas para má utilização.  

 

Com as regras positivadas​ e assinadas pelo condutor, é mais fácil​ de inspirá-lo a utilizar o veículo da melhor forma possível. ​

​​

2. Treinamento para motoristas  

Outra forma de cuidar dos veículos da empresa – e do time também – é por meio de cursos de direção defensiva. Esse tipo de treinamento proporciona conhecimento e conscientização aos condutores, que tendem a circular com mais prudência. O cuidado com os veículos acaba sendo só mais um dos enormes benefícios que a direção com responsabilidade agrega.  


 

 3. Limpeza e personalização 

 

Nessa lista não poderiam faltar limpeza e identidade do carro,​ que apesar de serem cuidados simples​​, são muito importantes. ​Isso, porque automóvel sujo reflete direta e negativamente na impressão que a marca causa consumidores. Em contrapartida, um carro personalizado com qualidade e limpo é propaganda positiva por quilômetro rodado. ​



4. Manutenção 

 

manutenção preventiva é um cuidado básico e fundamental para manter a frota operando com eficiência.  Nas revisões programadas é possível identificar a necessidade de substituição de peças antes que tais itens estraguem e causem prejuízos muito maiores - e mais caros.  

 

Além disso, manter a frota em um bom estado de conservação (sem luzes queimadas ou emitindo gases por conta de motor em mau estado, por exemplo) é fundamental para garantir a segurança da equipe e do trânsito, e consequentemente, a boa imagem da marca​.



5. Telemetria 

 

Sistemas de telemetria ajudam a cuidar dos veículos da empresa porque além de proporcionarem monitoramento em tempo real, permitem identificar o perfil de condução do motorista. Com essas informações valiosas em mãos, o gestor de frotas pode desenvolver políticas de conscientização e diretrizes para estimular um uso mais consciente do automóvel.  

 


 6. Documentação em dia 

 

Outro cuidado básico com os carros da empresa é manter a documentação em dia. Seguro, licenciamento e IPVA são obrigações que precisam estar em ordem para evitar problemas como multas e recolhimento do veículo por parte dos órgãos de trânsito.  


 

 Importância dos cuidados com veículos da empresa 

 

Cuidar dos veículos da empresa é fundamental porque ajuda a: 

 

• reduzir custos com manutenção corretiva, acidentes ou multas; 

 

• melhorar a visibilidade da marca – cada vez que o usuário circula, faz também uma propaganda para a empresa;


• aumentar a produtividade, já que o time dirige com mais responsabilidade e ajuda a evitar situações de carros parados para manutenção.  



Como cuidar de um jeito fácil do veículo da empresa 

 

Uma alternativa interessante para cuidar dos veículos da empresa é contar com frotas terceirizadas​ sistemas de gestão. 

 

Com a Localiza Gestão de Frotas, por exemplo, todos os trâmites burocráticos de documentação são tratados pelos nossos consultores. Além disso, os carros são sempre novos e já podem ser devidamente personalizados, a gosto do cliente. 

 

Já com os sistemas, é possível monitorar em tempo real, melhorar rotas, administrar multas e consultar indicadores sobre frota e equipe. Tudo isso permite tomar decisões bem mais assertivas, inclusive quando o assunto é cuidar ​dos carros e da marca da companhia.  ​