A logística é o processo de distribuição e armazenamento de produtos utilizado pelas empresas que tem como objetivo coordenar as atividades voltadas à aquisição e ao transporte de cargas e mercadorias desde o momento de origem até o consumo final.
A logística está presente em todos os setores do mercado, pois seu papel é fundamental para garantir o bom andamento de qualquer tipo de negócio, incluindo o agronegócio.
E aí, você conhece os desafios da logística no agronegócio? Leia até o fim e tire as suas principais dúvidas sobre o assunto!
No agronegócio, a logística marca presença em toda a movimentação de produtos e cargas, desde o carregamento de matérias-primas pelos veículos até o transporte propriamente dito.
Apesar de se tratar de um modo de gestão que cuida principalmente da movimentação de produtos, engana-se quem pensa que a logística no agronegócio está restrita apenas ao transporte.
Na verdade, processos essenciais para a empresa, como o de compras, distribuição e armazenamento de produtos, também fazem parte da logística.
Não é à toa que, dentro do agronegócio, podemos dividir a gestão em:
Esses processos, colocados em prática nos diversos segmentos de toda a cadeia produtiva do setor, buscam levar agilidade nas operações e garantir que tudo ocorra no tempo certo, com o custo adequado e com a qualidade necessária.
Existem diversos pontos que dificultam a logística no agronegócio brasileiro, que acabam impactando a atuação e o desempenho das empresas e que, muitas vezes, geram milhões de reais em prejuízos.
Confira, a seguir, quais são os principais desafios:
Mesmo que a produção do setor tenha aumentado bastante nos últimos anos, a estrutura de armazenagem não vem acompanhando esse crescimento.
Para se ter uma ideia, a capacidade estática de armazenamento de grãos no Brasil era de cerca de 166 milhões de toneladas em 2019, mas a safra do ano atingiu a marca recorde de 241,5 milhões.
Isso significa que a estrutura de silos e armazéns brasileira teria de ser, no mínimo, 40% maior do que a atual.
A má conservação das rodovias brasileiras é um problema sério para o agronegócio e traz muitos prejuízos – em 2019, por exemplo, 59% das rodovias do país apresentavam problemas.
Outro desafio relacionado ao transporte é quando o bem deslocado é uma carga viva, pois muitas empresas não estão preparadas para esse tipo de trabalho.
Há, ainda, outro problema: a perda de grãos no transporte que, em 2015, causou um prejuízo de mais de R$2 bilhões, quando 2,3 milhões de toneladas de soja e milho foram perdidas no Brasil.
Você sabia que existem milhões de normas relacionadas ao transporte de cargas no Brasil?
Isso demonstra a grande carga burocrática que as empresas do agronegócio precisam enfrentar no dia a dia.
Além de gerar uma grande dor de cabeça para os gestores, isso também pode afetar o prazo de entregas e, até mesmo, fazer com que muitas cargas sejam perdidas pela demora na realização de inspeções.
Infelizmente, muitos problemas encontrados na logística do agronegócio ultrapassam produtores e transportadores, sendo uma responsabilidade dos governos locais, estaduais e Federal.
A seguir, separamos algumas possíveis soluções para os desafios da logística no agronegócio:
Em nossa lista de soluções, abordamos o investimento em tecnologias, um dos pontos mais importantes na atualidade.
Afinal, as inovações são imprescindíveis à logística no agronegócio, uma vez que esse setor envolve a administração de inúmeras variáveis.
Para uma boa gestão, o uso de softwares pode fazer toda a diferença, como contar com um bom Sistema de Gestão de Transportes (TMS) ou um Sistema de Gestão de Armazéns (WMS). Sem eles, é quase impossível manter a competitividade no mercado.
Além de informar as melhores rotas no transporte e facilitar os processos de compra e armazenamento, os sistemas de gestão ajudam a escolher os modais mais adequados para cada tipo de transporte, centralizam informações relacionadas aos custos e garantem que os lucros da empresa não se percam.
Em suma, a tecnologia permite uma visualização global do processo logístico como um todo.
Entender os desafios da logística no agronegócio é uma parte essencial do setor, pois envolve um grande número de processos e informações, a fim de que o transporte e o armazenamento de produtos sejam executados de maneira eficiente e com qualidade.
Depois de conferir este post, você tem em mãos as informações necessárias para colocar uma boa gestão em prática.
Para atingir grandes resultados, o investimento em tecnologia é imprescindível, assim como a busca por serviços especializados, como é o caso daterceirização de frotas.