O que o RH da sua empresa tem feito para encantar diariamente os colaboradores?

Acabamos de comemorar o Dia 1º de maio, o Dia do Trabalho, e aproveitamos o momento não só para refletir a importância dessa data, mas também para falar sobre um assunto muito importante para as empresas: a motivação dos colaboradores.

Afinal, qual empresa não gostaria de ver os colaboradores sempre motivados e felizes no trabalho, não é?

Por isso preparamos um post para que você conheça a história do Dia do Trabalho e tenha acesso a dicas para conseguir encantar e motivar os colaboradores durante todo o ano, e não apenas neste dia. 

Veja agora!

A história de 1º de maio

O Dia do Trabalho ficou oficialmente marcado na história no primeiro dia do mês de maio de 1886, quando ocorreu uma greve de trabalhadores na cidade de Chicago, nos Estados Unidos.

Segundo o portal de conhecimento Mundo Educação, foram​ as más condições e a carga horária excessiva de trabalho (na época, superior a 12 horas por dia) que levaram os trabalhadores a realizarem os protestos.

Após esse primeiro movimento, nos anos seguintes, nessa mesma data trabalhadores de diversas partes do mundo passaram a realizar ações do mesmo gênero para reivindicarem seus direitos trabalhistas.

No Brasil, ainda de acordo com o portal, o Dia do Trabalho passou a ter sua importância valorizada apenas alguns anos mais tarde, em 1890, época em que o país vivia uma grande ascensão das indústrias e quando os trabalhadores também lutavam por seus direitos.

Porém o feriado nacional que conhecemos hoje como "Dia do Trabalhador" se deu de fato apenas em 1924.


A importância do Dia do Trabalho

Desde sua origem, essa data está relacionada às lutas por mudanças trabalhistas.

Todo esse movimento, que se iniciou há décadas, sem dúvida tem muita importância para a forma como as empresas enxergam o valor dos seus trabalhadores hoje em dia.

Dessa maneira, as organizações estão cada vez mais conscientes de que os colaboradores que compõem sua equipe são parte importantíssima e indispensável no planejamento de crescimento e expansão de resultados de qualquer negócio e, por isso, merecem ser valorizados diariamente.

​ 

Como manter os colaboradores motivados?

trabalhadores batendo palmas

Atualmente, em comemorações como a do Dia do Trabalho, é muito comum que as empresas invistam em diversas ações internas, que vão desde confraternizações até distribuição de brindes personalizados, para celebrar a data junto dos colabores.  

Mas você já pensou que existem algumas possibilidades de ir além desse tipo de comemoração e deixar os colaboradores da sua equipe motivados diariamente, e não somente em datas especiais? 

É exatamente nesse momento que o endomarketing e o employer branding se mostram importantes estratégias de gestão para empresas e organizações.

 


Conheça o endomarketing e o employer branding

O endormaketing pode ser definido como o conjunto de ações internas adotadas pelo RH em parceria com o setor de marketing de uma empresa, com o objetivo de proporcionar o bem-estar dos colaboradores, a fim de que eles se engajem cada vez mais e obtenham melhores resultados.

​​Já o employer branding, ou “marca do empregador", na tradução, é um conjunto de técnicas que busca criar uma percepção positiva e fortalecer a imagem de uma empresa. Ou seja, é uma estratégia para manter os melhores colaboradores, evitando que migrem de empresa, e ainda se destacar da concorrência.

Talvez você esteja se perguntando o que esses dois tipos de ações têm em comum...

Ambas as estratégias visam ao bem-estar e à motivação constante dos colaboradores. Assim vale ressaltar que, em consequência do investimento em ações, como o endomarketing e o employer branding, as chances de surgirem bons resultados para a empresa e para os funcionários aumentam consideravelmente.

 

Veja 6 dicas importantes!

Embora pareça uma tarefa fácil, motivar funcionários exige bastante conhecimento e planejamento.

Conheça agora algumas ações que podem ser implementadas pelo RH no dia a dia para encantar os colaboradores:

 

1. Crie metas de incentivo

Uma maneira de manter um colaborador satisfeito e interessado é recompensá-lo pelo seu esforço e trabalho bem-feito, como forma de reconhecimento da empresa, mas sobretudo como um incentivo para que continue.

Por isso investir em programas de incentivo, como premiações, bônus por metas atingidas, concursos e campanhas internas, com bonificações e comissões extras, pode trazer um efeito de motivação a mais para a equipe. 

 

2.  Incentive o trabalho em equipe

dia do trabalho localiza gestão de frotas

Quase nenhum trabalho é possível de ser realizado sozinho, não é?

O grande segredo de um bom trabalho em equipe está na possibilidade de cada um executar suas tarefas com competência e qualidade, e ainda auxiliar o colega quando for necessário.

Esse movimento possibilita troca de conhecimento e experiências contínuas, o que motiva o colaborador a trabalhar sempre nesse clima de parceria. Afinal, de certa maneira, todos estão ali por um mesmo objetivo.

Além disso, o incentivo do trabalho em equipe pode contribuir para o clima organizacional positivo na empresa, onde todos estarão em sintonia.

 

3. Promova feedbacks constantes

O feedback é aquele momento de retorno a respeito do desempenho do profissional e pode ser usado para motivar os colaboradores.

Essa é uma excelente oportunidade de manter os colaboradores alinhados com os objetivos da empresa, mas também uma maneira de os manter cientes do que tem sido feito positivamente e os pontos que ainda precisam ser aprimorados.

Essa ação, ao incentivar o colaborador, tende a aumentar também o seu desempenho e a sua produtividade.

 

4. Desenvolva planos de carreiras

O profissional precisa saber que tem perspectiva de crescimento dentro da empresa. Ele certamente estará mais motivado se souber o que o futuro vai lhe proporcionar como parte daquela organização.

A empresa então pode investir em programas de desenvolvimento que preparem o colaborador de forma gradativa para enfrentar desafios maiores dentro da empresa, como assumir um cargo de liderança, por exemplo.

5. Comemorações e confraternizações

celebração dia do trabalho

As famosas confraternizações de fim de ano, eventos mensais, aniversariantes do mês, happy hours e outros tipos de reuniões podem ser usados como forma de encantar os colaboradores.

A verdade é que o colaborador também gosta desses momentos de mais descontração.

Nesse caso, é possível promover essas comemorações em momentos importantes para a estratégia da empresa, como nas apresentações de planejamento e resultados, unindo o útil ao agradável.

 

6. Invista em capacitações e treinamentos

Uma das melhores formas de manter um colaborador entusiasmado no ambiente de trabalho é investir em metodologias que o motivem constantemente a evoluir o seu nível técnico.

Por isso é interessante que as organizações invistam em cursos e treinamentos para a continuidade do desenvolvimento desse trabalhador.

Nesse caso, se a sua empresa possui frotas terceirizadas, vale principalmente investir em treinamentos de segurança e boas práticas no trânsito para os condutores. Isso possibilita a capacitação dos colaboradores e auxilia a empresa na redução de custos com multas e sinistros.

A Localiza Gestão de Frotas apoia esse tipo de incentivo aos colaboradores e possui o programa Verde Vida, que tem o objetivo de conscientizar os condutores sobre a segurança no trânsito, o que contribui para uma direção mais segura.

Além disso, temos também a plataforma Frotas Academy, que oferece diferentes tipos de cursos para ampliar o conhecimento e desenvolver profissionalmente os gestores de frotas.

 

Está preparado(a) para colocar as dicas em prática?

Continue com a gente e fique por dentro de todas as novidades e muito mais conteúdo!