O papel do gestor de frotas para médias e grandes empresas é de grande valor para o controle e crescimento dos negócios. Se uma empresa precisa de mobilidade para rodar, é necessário não somente monitorar a utilização dos veículos da frota, mas também organizar, planejar e coordenar todos os processos que envolvem os carros da companhia. 

Se você está chegando agora e está em busca de algumas dicas para iniciar a gestão de frotas na sua empresa, está no lugar certo. 

O que é​​ sistema de gestão de frotas?

Olhando de maneira superficial, até parece que a gestão de frotas limita-se ao controle de entrada e saída dos carros de uma empresa, né? Não que essa seja uma tarefa fácil, mas as atividades vão muito além disso. 


Na verdade, o gerenciamento de frotas é uma atividade que centraliza todos os dados e informações da frota em um só lugar. Esse processo, se bem feito, ajuda na performance de outras áreas da empresa e pode ajudar a reduzir custos. 


Imagine, por exemplo, um negócio que vende um ótimo serviço, mas que possui uma logística de entregas comprometida. Não vai dar certo, né? Por isso, é essencial que essa gestão seja feita por profissionais capacitados e com parceiros de confiança. Confira três dicas de quem entende do assunto para encarar esse desafio:


Relacione veículos e condutores

Para começar, é essencial que você saiba qual é o volume da frota e quem são os motoristas da empresa. Além disso, precisa documentar as informações básicas de cada carro.


Para facilitar o acesso às informações, crie uma planilha simples, mas que será de grande ajuda. Sobre os  veículos, registre: modelo, ano e placa. Se possível, crie um link para uma pasta que contenha todos os documentos do carro. 


Para os condutores, catalogue: nome, número de inscrição na empresa, contato, endereço, CNH e CPF. Dessa forma, você já estará pronto para seguir para as próximas etapas. 


Gerencie os gastos com os veículos

É papel da gestão de frotas descartar gastos desnecessários e destinar os investimentos corretos às despesas de manutenção e de prevenção de uma frota. É preciso ter, com clareza, um planejamento que contemple mensalmente os custos de cada carro. 


Alguns dos principais custos variáveis que você precisa ficar de olho são: manutenções, multas de trânsito e combustível


O gestor de frotas precisa entender em detalhes o destino de cada valor investido para identificar possíveis problemas de gestão e otimizar recursos. Além disso, possui um importante papel de garantir a segurança dos condutores. 


Treinamento de condutores

Não se esqueça de que não trabalhamos apenas com máquinas! O condutor também é um importante recurso no controle de frotas. Por isso, os motoristas precisam ser treinados e capacitados pela empresa.


Esse tipo de formação é essencial para melhorar a segurança de todos e aumentar a produtividade do negócio. Alguns temas essenciais a serem abordados são: política de frotas, direção defensiva, procedimentos de emergência e manutenção básica dos carros. 


Gestão de frotas profissional

Como vimos, fazer o gerenciamento de frotas de empresas é um grande desafio. Para te ajudar nessa tarefa, com qualidade, redução de custos e com ganho de produtividade, conte com um parceiro qualificado. Nós, da Localiza Gestão de Frotas, cuidamos da sua frota para você cuidar dos seus negócios.


Veja alguns dos benefícios da Localiza Gestão de Frotas:

  • Frota terceirizada com assistência 24 horas
  • Carros sempre novos
  • Gestão da manutenção dos carros
  • Sistemas de gestão exclusivos
  • Proteção contra roubos e furtos
  • Carros provisórios e substitutos
  • Desmobilização da frota
  • Assessoria na escolha dos carros
  • Telemetria
  • Documentação da frota em dia
  • Parceiros credenciados em todo o Brasil
  • Gestão de avarias
  • Renovação da frota
  • Capacitação dos condutores

Pronto para dar o próximo passo para a gestão de frotas eficiente da sua empresa?

Saiba mais sobre os nossos serviços ou peça já uma proposta.