Você sabe o que são veículos leves e veículos pesados? Esses termos são usados para classificar os veículos automotores de acordo com o seu peso bruto total (PBT), que é a soma da tara (peso do veículo vazio) mais a lotação (peso da carga e dos passageiros).
Essa classificação é importante para determinar os limites de velocidade, as normas de trânsito e as multas aplicáveis a cada tipo de veículo.
Neste texto, vamos explicar a diferença entre essas duas categorias e quais são suas implicações. Continue lendo e entenda.
A principal diferença entre veículos leves e pesados é o seu peso bruto total (PBT), que determina a sua classificação conforme a Resolução do CONTRAN. Essa diferença implica em diferentes limites de velocidade, normas de trânsito e multas para cada categoria de veículo.
Além disso, os veículos pesados exigem uma habilitação específica para serem conduzidos, que pode ser das categorias C, D ou E.
Segundo a Resolução nº 396 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), os veículos leves são aqueles que têm PBT de até 3.500 quilogramas (3,5 toneladas).
Eles incluem:
É nessa categoria que se incluem os veículos de passeio, não importando outras subdivisões como hatch, sedã ou utilitário.
Esses veículos são destinados ao transporte de passageiros ou de pequenas cargas, e podem circular em vias urbanas e rurais, respeitando os limites de velocidade estabelecidos pela sinalização.
Esses são três termos que costumam causar confusão nos motoristas. Antes de tudo, é importante esclarecer que todos eles são considerados veículos leves. Porém, apresentam algumas diferenças entre si.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a caminhonete é um veículo destinado ao transporte de carga com peso bruto total de até 3.500 quilogramas.
Já a camioneta é um veículo misto destinado ao transporte de passageiros e carga no mesmo compartimento. Em outras palavras, as camionetas são os SUVs, que são derivados das caminhonetes.
Por sua vez, os utilitários são veículos que podem ser usados para fins comerciais ou pessoais, como vans, furgões e minivans.
De acordo com a mesma Resolução do CONTRAN, os veículos pesados são aqueles que têm PBT acima de 3.500 quilogramas. Eles abrangem:
Esses veículos são destinados ao transporte de grandes cargas ou de muitos passageiros, e devem obedecer a limites de velocidade inferiores aos dos veículos leves nas estradas, geralmente correspondentes a 80% do valor indicado pela sinalização.
Os radares eletrônicos instalados nas vias públicas são capazes de identificar se o veículo é leve ou pesado por meio de sensores instalados no pavimento ou por câmeras que captam as imagens dos veículos.
Esses dispositivos medem o peso bruto total do veículo, ou a sua altura em relação ao solo, e comparam com os valores estabelecidos pela Resolução do CONTRAN para cada categoria.
Assim, o radar pode aplicar a multa correspondente ao tipo de veículo que excedeu o limite de velocidade permitido.
Veículos leves e pesados têm aplicações diferentes de limites de velocidade, normas de trânsito e multas, por isso é muito importante saber reconhecer a diferença entre as duas categorias e em qual o seu veículo se enquadra.
Agora que você já sabe tudo sobre veículos leves e pesados, saiba mais também sobre os veículos especiais.