​Frota própria ou terceirizada, qual escolher? Essa é uma dúvida bastante frequente quando o assunto é a gestão de frotas da empresa. Por isso, preparamos um comparativo de frota terceirizada x própria para que você entenda as principais vantagens de cada uma e possa escolher a que faz mais sentido para o seu negócio.

Vamos lá?


Vantagens da frota terceirizada

Empresas que escolhem a terceirização da frota acabam economizando dinheiro e tempo, já que podem focar na parte estratégica do negócio e ganham na eficiência da operação. Destacamos as principais vantagens, olha só:


1. Custos previsíveis 

Quando a empresa terceiriza a frota, consegue fazer um planejamento financeiro mais preciso e evita surpresas lá na frente. Isso, porque ao fechar um contrato com a companhia que vai disponibilizar os carros, os valores mensais a serem pagos já ficam acordados. Em outras palavras, os custos são fixos por mês, sem surpresas. 


2. Carros disponíveis para substituição

Com a frota terceirizada, sua empresa nunca fica parada. Na Localiza Gestão de Frotas, por exemplo, você pode ficar totalmente despreocupado porque não importa o que ocorre ou onde ocorre, sempre haverá um carro substituto disponível

Isso porque, a Localiza Gestão de Frotas é parte do Grupo Localiza, do qual a Localiza Hertz também é integrante. Ou seja: são mais de 500 agências para atendê-lo em qualquer lugar do Brasil, disponibilizando de imediato outro carro para que a sua empresa continue trabalhando.   


​3. Você não arca com a depreciação dos carros 

Outra vantagem da frota terceirizada é que a depreciação dos veículos não é uma preocupação. Isso, porque sua empresa paga apenas pelo uso do ativo e desta forma, o custo da depreciação é do fornecedor escolhido – que é o proprietário dos carros.

Nesse sentido, seu negócio também ganha no momento da renovação da frota: a empresa não precisa lidar com a venda dos carros usados, basta devolvê-los ao fornecedor e retirar os novos. Simples assim.


4. Contribui para a imagem da empresa​
​​​

Por permitir renovações mais rápidas, a empresa está sempre com a frota nova, projetando para o mercado uma imagem ainda mais profissional. Acrescenta-se ainda a padronização da frota e o fato de que carros novos possuem mais tecnologia embarcada para economia de combustível e redução da emissão de gases poluentes, o que pode contribuir com os objetivos de sustentabilidade.  


5. Eficiência no dia a dia para melhores resultados 

melhoria-nos-resultados-com-a-terceirização-de-frotas.jpg
A frota terceirizada permite que o gestor de frota da sua empresa mantenha o foco nos pontos mais estratégicos da operação. Afinal, enquanto a fornecedora dos veículos se preocupa com detalhes operacionais – como entregar os carros onde for necessário e fazer, por exemplo, a gestão da documentação, manutenção ou multas – o gestor se concentra em gerir os principais indicadores. 


Ou seja, ele pode avaliar o dia a dia e a performance dos condutores e os gastos com combustível ou eventualidades e, assim, desenvolver soluções para aumentar a produtividade da equipe, estratégias para otimizar o negócio e ações para reduzir despesas e aumentar a eficácia da operação. 

Com a parceria desenvolvida entre o fornecedor e o gestor da frota, há muito mais eficiência no dia a dia e, consequentemente, resultados positivos no fim do mês. 


6. Sistemas de gestão de frota

Para operar uma frota de maneira eficiente, é preciso que o gestor tenha em mãos alguns sistemas de gestão de frotas inteligentes que ajudam a monitorar todos os indicadores, e quando a frota é própria, isso acaba gerando um desperdício de recursos e uma preocupação - já que será  preciso desenvolver internamente um sistema não relacionado ao core business da empresa ou comprar ferramentas avulsas que podem não ser tão eficientes. 

Enquanto isso, nos serviços de frota terceirizada essas ferramentas digitais normalmente já estão inclusas no contrato ou podem ser negociadas de acordo com a necessidade do cliente. 

Na Localiza Gestão de Frotas, por exemplo, os clientes contam com sistemas de gestão inteligentes, inovadores e exclusivos, que são adaptados para a realidade particular de cada empresa – como o sistema de telemetria Carro Conectado.  Fáceis de operar, eles entregam exatamente tudo que o gestor de frota precisa para fazer a administração completa dos veículos. 


7. Sua empresa não fica com capital parado

Sem necessidade de alto aporte financeiro inicial, melhorando o fluxo de caixa e permitindo a liberação deste recurso para aplicação no negócio da empresa. Além disso, como a empresa paga apenas um valor mensal pela utilização dos carros, ela mantém suas linhas de crédito abertas caso precise investir no crescimento de seu negócio.


8. Economia sem perder eficiência 

​Somando todos os itens que listamos, a sua empresa aproveita a melhor de todas as vantagens: economiza dinheiro sem perder a eficiência da operação e resultados positivos. Afinal, previsibilidade de custos, carros sempre compatíveis com a necessidade, foco na gestão do negócio, frota nova sem a preocupação da revenda, carro sempre à disposição para que o serviço não fique parado e ferramentas inteligentes são benefícios que contribuem para mais produtividade e maior rentabilidade. 


Vantagens da frota própria​

​Para quem gosta de centralizar as tarefas, a frota própria pode ser uma boa pedida. Confira as principais vantagens!

Frota-própria-da-empresa.jpg

​1. Centralização de todas as atividades

​Algumas empresas preferem centralizar todos os processos da frota, desde a aquisição e revenda dos veículos, até etapas do dia a dia – como providenciar o licenciamento, emplacamento, manutenções e cuidar da substituição do carro em casos de acidente. 

Apesar de tudo isso passar uma impressão de mais controle por manter tudo dentro de casa, na verdade, normalmente gera muito mais custos para a empresa e nem sempre traz os resultados necessários. 


2. Um jeito de fazer propaganda ​​

Para muitas empresas, a frota própria é sinônimo de publicidade gratuita, já que o carro pode ser adesivado com a marca e slogan da companhia. Mas aqui é importante fazer dois lembretes: o primeiro é que na frota terceirizada também é possível contar com o serviço de adesivação. 

Ou seja, além do carro ser sempre novo e bem cuidado, levará a sua marca, literalmente, estampada. E isso nos leva ao segundo lembrete: só é positivo andar com a marca no carro se o veículo estiver em boas condições. Afinal, o próprio automóvel funciona como um cartão de visita. 

Para empresas com frota própria, isso significa constante investimento em troca de veículos. Já para negócios que contam com frotas terceirizadas, a renovação faz parte do serviço prestado pelo fornecedor – e é uma preocupação a menos para a companhia.


3. Não ter restrição de quilometragem rodada

Por ser o proprietário do carro, a empresa não tem nenhum limitador em relação a quantos quilômetros rodar por mês. Porém, essa informação terá que ser colhida diretamente com os condutores ou através do apoio de terceiros, sendo ainda necessário um gestor para analisar e criticar os dados. Por fim, como é mais difícil controlar o uso dos carros, a depreciação dos mesmos tende a ser maior.

Frota própria x terceirizada: qual é melhor para a minha empresa?​​

​Se você quer reduzir custos sem perder eficiência e manter o foco na parte estratégica da sua frota para melhorar os resultados e gerar valor para a sua empresa, a frota terceirizada é a opção ideal. Como vimos, através dela você pode contar com uma série de vantagens. 

Agora, se você gosta de manter os processos centralizados na sua empresa e acredita que este é o melhor caminho para o seu negócio, a frota própria pode ser uma opção. 


Onde encontrar frota terceirizada?

No Brasil e no mundo, existem diversas empresas de terceirização e gestão de frotas. No entanto, a Localiza Gestão de Frotas tem vários diferenciais que fazem dela uma das principais referências do setor. ​

São mais de 50 mil carros gerenciados, além de 98,8% de aprovação dos usuários. Conte com a nossa parceria para elevar a gestão da sua frota à outro nível. Conheça mais!