A gestão de frotas, quando terceirizada, visa administrar toda a parte financeira e burocrática dos veículos que a empresa possui.
Muitas vezes, há um profissional responsável por esse gerenciamento dentro da empresa, seja alguém focado na frota ou alguém que divide essa função com outras que o seu cargo exige. Tem profissionais que são, por exemplo, da área de facilities, administrativa, logística, de operações, de recursos humanos etc.
E como são inúmeros detalhes que precisam ser observados diariamente, tomando muito tempo, uma opção para o negócio é terceirizar a frota. Essa solução desafoga os profissionais e atua em parceria.
Infelizmente, é possível encontrar lugares que não fazem essa gestão de frotas e acabam se prejudicando por não saberem quais são as melhores práticas a serem aplicadas.
Para entender mais sobre o assunto, leia o artigo na íntegra e saiba como aplicar a gestão de frotas de maneira eficiente.
Podemos definir a gestão de frotas como a administração de todos os processos que envolvem os veículos das empresas.
Mais que apenas gerir a parte burocrática, a gestão de frotas pode ser uma grande oportunidade de trazer lucros para o negócio por meio das atividades exercidas.
Algumas empresas possuem uma pessoa responsável por toda a área, porém, como são inúmeros detalhes que precisam ser revistos no dia a dia, terceirizar pode ser uma opção para que toda a equipe coloque o seu esforço para o objetivo principal da organização.
Sem dúvidas, o melhor resultado quando a gestão de frotas é aplicada corretamente é a redução de custos, o que possibilita mais investimentos à atividade principal da empresa e o ganho de produtividade.
Também, a padronização dos carros, principalmente a plotagem, se torna, de certa forma, uma propaganda para a organização e pode atrair novos clientes.
O que é melhor: terceirizar a frota ou comprar os próprios veículos e ter o controle interno?
A resposta final precisa vir do negócio, pois não é apenas escolher uma das opções. É necessário estudar o melhor cenário, o orçamento anual, possibilidades de crescimento, patrimônio e outras infinidades de questões.
E nada melhor do que um profissional dedicado para ficar à frente desse assunto, buscando o que é melhor para a organização. Já trouxemos aqui no blog uma calculadora de frota própria x frota terceirizada, que também pode te ajudar a fazer um comparativo de custos.
Para iniciar a gestão de frotas, é preciso saber bem os objetivos e os planos futuros, pois será a partir deles que toda a estratégia vai ser desenhada.
Então, organize em fluxogramas cada etapa – desde a documentação até a entrega final – apresente aos seus colaboradores e discuta com eles os pontos de melhoria.
Uma dica de ouro aqui é construir uma robusta política de frotas, ou seja, um termo de compromisso entre empresa e condutores.
A gestão de frotas, quando é executada de forma adequada, pode ser uma grande aliada da organização. Para isso, é preciso um estudo detalhado para estruturar uma estratégia inteligente.
Para saber mais dicas sobre gestão de frotas no seu negócio, continue navegando em nosso blog e ainda fique por dentro de outras novidades sobre gestão e mobilidade.