Você está em:
Última atualização em 20/8/2025

Como reduzir a sinistralidade (e aumentar a segurança) na gestão de frotas corporativas

Uma política de prevenção e capacitação ajuda a diminuir riscos, prevenir acidentes e preservar a integridade da equipe
Carro azul com amassado visível na lateral, especificamente no para-lama traseiro. A área danificada apresenta arranhões e deformações, enquanto uma mão humana toca o local do dano.

A sinistralidade é uma das grandes dores do setor de gestão de frotas corporativas. Acidentes, roubos e furtos, além de implicarem na segurança dos operadores, trazem custos para a empresa. Mas com um gerenciamento profissional é possível reduzir a sinistralidade.

Neste conteúdo vamos abordar ações que a gestão de frotas corporativas pode adotar para prevenir e minimizar tais riscos. São procedimentos preventivos, que envolvem gerenciamento e tecnologia, e que ajudam a reduzir a sinistralidade e aumentar a segurança de todo o departamento.

Índice

  1. O que é sinistro
  1. Capacitação
  1. Manutenção
  1. Tecnologia a bordo
  1. Monitoramento
  1. Governança
  1. Controle de sinistros
  1. Gerenciamento de frota

O que é sinistro?

É quando ocorre um incidente que envolve um veículo, seus ocupantes ou terceiros que é coberto pelo seguro contratado pela empresa. Os tipos mais comuns de sinistros que envolvem a gestão de frotas corporativas são:

  • roubo do veículo
  • furto do veículo
  • roubo de carga
  • acidente de trânsito
  • incêndio
  • danos a terceiros
  • danos provocados por causas naturais

Capacitação e qualificação

O primeiro passo para reduzir a sinistralidade das frotas é investir nas pessoas. Promova cursos de direção defensiva e de reciclagem dos motoristas. Além disso, faça encontros e palestras de conscientização com seus operadores regularmente sobre a importância da segurança viária e no trabalho.

Também faça um programa de conscientização sobre a importância em obedecer às leis de trânsito no dia-a-dia da operação.

Além disso, fazer planos de recompensa para os motoristas com bons históricos, menos sinistros e melhores comportamentos ao volante podem servir de motivação para os profissionais quererem se aprimorar cada vez mais.

Manutenção

Uma frota corporativa com os veículos em perfeito funcionamento é eficaz para reduzir a sinistralidade. Faça as revisões dos veículos conforme o que estabelece a montadora e/ou organize um calendário de manutenções.

Além disso, no caso de necessidade de trocar componentes use sempre peças genuínas e de marcas conhecidas. A manutenção da frota em dia vai minimizar falhas mecânicas, reduzir a sinistralidade, melhorar a segurança da frota e evitar gastos com reparos de emergência, otimizando a operação como um todo.

Tecnologia a bordo

Adote sistemas de assistência ao motorista. Câmeras de ré ou mesmo 360 graus, além de sensores de estacionamento, auxiliam o condutor em manobras e podem evitar acidentes. Itens como detector de fadiga também são ótimos para alertar o operador sobre seu estado de cansaço.

O uso de outros sistemas avançados de auxílio à condução (que atendem pela sigla ADAS) são igualmente importantes. Entre eles, destacam-se:

  • frenagem autônoma de emergência
  • controle de cruzeiro adaptativo
  • alerta de ponto cego
  • alerta de tráfego cruzado
  • monitoramento e alerta de mudança de faixa indevida
  • assistente ativo de centralização de faixa
  • monitoramento da pressão dos pneus

Tecnologia remota

Além dos equipamentos de segurança dos veículos, um sistema de monitoramento avançado ajuda a reduzir a sinistralidade e aumenta a segurança. Dispositivos de telemetria, e atualmente de vídeo-telemetria, são ferramentas poderosas para mitigar os riscos da operação. Soluções como a Mobi7, por exemplo, permitem prevenir acidentes ao controlar a velocidade e emitir alertas em situações de risco.

Com tais programas é possível monitorar a operação e os trajetos, inclusive com um roteirizador para definir os itinerários mais seguros para a logística. Por meio de câmeras veiculares, a gestão de frotas corporativas também consegue acompanhar o condutor em tempo real, o que reforça a segurança.

Governança

Estabeleça regras para a equipe, desde a utilização correta da frota e comportamento do motorista até como proceder em caso de sinistro e consequências para o profissional em caso de infrações e acidentes de trânsito. Também crie indicadores mensuráveis de desempenho de cada operador relacionados à segurança.

Controle de sinistro

Crie um controle de sinistros, sistema de acompanhamento de ocorrências para que a gestão de frotas possa investigar e entender as causas de cada acidente. Essa base de dados pode prevenir novos problemas e reduzir a sinistralidade.

Gestão de frotas ajuda a reduzir a sinistralidade e melhorar a segurança

Como visto, ao adotar uma gestão de frotas corporativas eficiente e profissional a empresa consegue reduzir índices de sinistralidade, aumentar a segurança da equipe, melhorar a produtividade e diminuir os custos.

Localiza também aluga e vende caminhões

Você sabia que a Localiza também aluga e vende caminhões?

Com Localiza Pesados, sua empresa conta com uma solução completa para diferentes tipos de operação, seja na locação ou aquisição de caminhões com garantia, suporte e toda a solidez de quem é referência em mobilidade no Brasil.

Acesse o site e conheça Localiza Pesados Aluguel e Localiza Seminovos Pesados.

Equipe Localiza Gestão de Frotas
Icon Facebook
Icon Linkedin
Icon Twitter

Cadastre-se e receba nossos conteúdos em primeira mão.

Site protegido por reCAPTCHA e Google.

e

se aplicam.

Nós temos o compromisso de utilizar e tratar os seus dados de forma segura. Confira nosso