Você está em:
Última atualização em 21/6/2023

Gestão de Transporte: Confira os 7 passos essenciais para fazer com eficiência!

O planejamento e a gestão de transporte são atividades que auxiliam os condutores no dia a dia na rua, trazendo otimização de processos e efetividade em tarefas. Saiba 7 passos de como realizar uma gestão eficiente.
Gestor de transporte sorrindo na garagem

​​​​​A gestão de transporte é uma atividade fundamental para empresas que utilizam diferentes tipos de frotas. Ela envolve a escolha e o cuidado com os veículos, providência e atualização de documentação, interação com a equipe, criação de rotas, monitoramento das cargas e também dos custos.

E se engana quem pensa na gestão de transporte como uma tarefa importante apenas para transportadoras de carga pesada. Administrar os veículos da empresa é fundamental, também, para negócios que realizam pequenas entregas, visitas a clientes ou que simplesmente deslocam a equipe.

Por isso, preparamos uma lista com 7 atividades essenciais para uma gestão de transporte eficiente em empresas com carros leves e utilitários. Conheça!

Índice:

O que é gestão de transporte?

A gestão de transporte é um conjunto de atividades que visa planejar, organizar e controlar as operações de transporte de uma empresa. Trata-se de uma área estratégica para a companhia, pois uma gestão eficiente pode reduzir custos, aumentar a produtividade, melhorar a qualidade do serviço prestado e aumentar a satisfação do cliente.

Qual é a função da gestão de transporte?

Gestor fazendo a gestão dos transportes

A função da gestão de transporte é gerenciar todas as atividades relacionadas ao transporte de uma empresa. Isso inclui desde a escolha do modal de transporte até a entrega do produto ao cliente final. O objetivo é garantir que as operações sejam realizadas de forma eficiente, com qualidade, segurança e no prazo determinado.

Quais as vantagens de uma gestão de transporte eficaz para as empresas que possuem frota?

As vantagens em relação a uma gestão de transporte eficaz são:

  • redução dos custos, como a otimização de rotas, escolha do modal mais adequado e redução de desperdícios;
  • otimização nas entregas, gerando um serviço mais organizado, seguro e eficiente, aumentando a satisfação do cliente;
  • monitoramento da frota em tempo real, identificando possíveis problemas e tomando medidas preventivas para evitar paradas não programadas.

Aprenda os 7 passos fundamentais para fazer uma gestão eficiente de transporte

Há algumas dicas que podem te ajudar a fazer uma gestão de transporte eficiente. Veja!

1. Montar a frota adequada

O ponto de partida para uma gestão de transporte eficiente é conhecer as necessidades do negócio e a partir disso escolher os carros corretos para a operação.

Por exemplo: uma empresa que fornece serviços de assistência técnica para internet em perímetro urbano precisa montar uma frota com carros coerentes para tal atividade e região.

Uma boa opção, nessa situação hipotética, seriam veículos compactos. Além de econômicos e fáceis de conduzir, podem ser personalizados com a marca da empresa e porta-escadas.

2. Monitorar os veículos

Para dar continuidade à gestão de transporte, é fundamental contar com sistemas de rastreamento que proporcionam segurança e possibilitem melhores decisões.

Um sistema de telemetria dá ao gestor a possibilidade de monitorar em tempo real a localização do veículo e quais rotas estão sendo adotadas.

Além disso, é possível entender o perfil de direção do condutor — se ele freia bruscamente ou acelera demais, por exemplo.

Na gestão de transporte eficiente, esses dados tornam-se informações relevantes que permitem tratativas adequadas para cada situação.

A necessidade de contatar autoridades locais, de alterar a rota, de enviar um carro substituto ou simplesmente a possibilidade de criar políticas de premiação para condutores mais prudentes são algumas soluções que o monitoramento permite.

3. Criar rotas inteligentes

Pensar nas rotas adotadas​ pela equipe também faz parte da gestão de transporte eficiente. Para isso, é preciso elaborar trajetos que agrupem o maior número de atendimentos e melhores caminhos. Mais uma vez, sistemas de monitoramento podem ajudar bastante.

4. Controlar as despesas​

Ao controlar os gastos com precisão é possível identificar as oportunidades de economia. Nesse sentido, a escolha adequada da frota, as rotas inteligentes e o monitoramento dos veículos auxiliam neste controle, ficando, assim, mais fácil de entender as despesas, otimizar recursos e reduzir desperdícios.

5. Cuidar dos carros

A gestão de frotas eficiente também considera a manutenção dos veículos. Nesse caso, controlar as datas para manutenção preventiva, efetuar as revisões e orientar os condutores sobre os cuidados com o automóvel são atividades que fazem parte da lista. Aqui, também entra a necessidade de desenvolver uma política de utilização dos carros da empresa e orientar o time para suas responsabilidades enquanto condutores.

6. Motivar e direcionar o time

Por falar em equipe, também deve ser considerado o fator humano. Por isso, é recomendável que o líder oriente os condutores quanto às melhores práticas no trânsito e sobre cuidados com o ativo da empresa.

Cursos para condutores, campanhas de conscientização e treinamentos são algumas alternativas de direcionamento e até de motivação.

7. Investir em especialização

Empresas que buscam por uma gestão de transporte eficiente podem encontrá-la na terceirização de frotas ​e no uso de sistemas de gestão.

Isso porque na terceirização o fornecedor é o responsável por escolher os veículos ideais para o cliente e por tratar da parte burocrática. Com a Localiza Gestão de Frotas, por exemplo, além de receber os carros prontos para trabalhar, o cliente conta com uma equipe especializada que pode ajudar em diversas atividades ao longo do uso dos veículos. ​​​

E quando o assunto é tecnologia, os sistemas de gestão da Localiza também ajudam a atingir o objetivo da gestão eficiente. Isso porque eles foram criados a partir de estudos sobre o que as empresas com frotas mais precisam em uma ferramenta.

Gestor e mecânica fazendo manutenção do carro

A importância de garantir uma conformidade legal da frota em relação às leis de trânsito e transporte

As leis de trânsito também são um tópico importante para conseguir aplicar uma gestão eficiente, garantindo a conformidade legal da frota em relação às leis de trânsito e transporte. Alguns passos para efetivar essa medida, são:

  • conhecer a legislação;
  • manter a documentação como licenciamento dos carros, habilitação em dia dos condutores;
  • realizar a manutenção preventiva como troca óleo;
  • realizar treinamentos para os condutores, conscientizando os sobre as leis de trânsito;
  • monitorar o cumprimento das leis.

Uma gestão de transporte eficiente pode trazer diversas vantagens para as empresas que possuem frota, como a redução de custos, o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade do serviço prestado.

Além disso, a tecnologia pode ser utilizada para otimizar a gestão de transportes, permitindo um maior controle sobre a frota e a identificação de possíveis problemas.

E se você deseja ter uma gestão de frotas eficiente, assertiva e com uso de tecnologia como os sistemas de Telemetria, consulte um dos nossos especialistas, aqui na Localiza Gestão de Frotas!

Equipe Localiza Gestão de Frotas
Icon Facebook
Icon Linkedin
Icon Twitter

Cadastre-se e receba nossos conteúdos em primeira mão.

Site protegido por reCAPTCHA e Google.

e

se aplicam.

a nossa Política de Uso de Dados

e os Termos de Privacidade.