Menu
Localiza Gestão de Frotas
Entrar
Ícone Phone

fale conosco

Você está em:
Última atualização em 27/7/2022

Gestão de transporte eficiente: o que é e como fazer

Entenda o que precisa fazer parte da administração de veículos leves e utilitários
Gestão de transporte eficiente

​​​​​Gestão de transporte é uma atividade fundamental para empresas que utilizam frotas. Ela envolve a escolha e cuidado com os veículos, providência e atualização de documentação, interação com a equipe, criação de rotas, monitoramento das cargas e também dos custos.

E se engana quem pensa na gestão de transporte como uma tarefa importante apenas para transportadoras de carga pesada.

Administrar os veículos da empresa é fundamental, também, para negócios que realizam pequenas entregas, visitas a clientes ou que simplesmente deslocam a equipe.

Por isso, preparamos esta lista com 7 atividades essenciais para uma gestão de transporte eficiente em empresas com carros leves e utilitários. Confira!

01. Montar a frota adequada

O ponto de partida para uma gestão de transporte eficiente é conhecer as necessidades do negócio e a partir disso escolher os carros corretos para a operação.

Por exemplo: uma empresa que fornece serviços de assistência técnica para internet em perímetro urbano, precisa montar uma frota com carros coerentes para tal atividade e região.

Uma boa opção, nessa situação hipotética, seriam veículos compactos. Além de econômicos e fáceis de conduzir, podem ser personalizados com a marca da empresa e porta-escadas. ​ 

02. Monitorar os veículos

Para dar continuidade à gestão de transporte, é fundamental contar com sistemas de rastreamento que proporcionam segurança e possibilitem melhores decisões.

Um sistema de telemetria como o Carro Conectado dá ao gestor a possibilidade de monitorar em tempo real a localização do veículo e quais rotas estão sendo adotadas.

Além disso, é possível entender o perfil de condução do motorista – se ele freia bruscamente ou acelera demais, por exemplo.

Na gestão de transporte eficiente, esses dados tornam-se informações relevantes que permitem tratativas adequadas para cada situação.

A necessidade de contatar autoridades locais, de alterar a rota, de enviar um carro substituto ou simplesmente a possibilidade de criar políticas de premiação para condutores mais prudentes são algumas soluções que o monitoramento da frota permite.  

​03. Criar rotas inteligentes

Pensar nas rotas adotadas​ pela equipe também faz parte da gestão de transporte eficiente. Para isso, é preciso elaborar trajetos que agrupem o maior número de atendimentos e melhores caminhos. Mais uma vez, sistemas de monitoramento podem ajudar bastante.

04. Controlar as despesas​

Ao controlar os gastos com precisão é possível identificar as oportunidades de economia. Neste sentido, a escolha adequada da frota, as rotas inteligentes e o monitoramento dos veículos auxiliam neste controle, ficando, assim, mais fácil de entender as despesas, otimizar recursos e reduzir desperdícios.

05. Cuidar dos carros

A gestão de frotas eficiente também leva em consideração a manutenção dos veículos. Nesse caso, controlar as datas para manutenção preventiva, efetuar as revisões e orientar os motoristas sobre os cuidados com o automóvel são atividades que fazem parte da lista. Aqui, também entra a necessidade de desenvolver uma política de utilização dos carros da empresa e orientar o time para suas responsabilidades enquanto condutores.

06. Motivar e direcionar o time

Por falar em equipe, uma gestão de transporte eficiente também leva em consideração o fator humano. Por isso, é recomendável que o líder oriente os condutores quanto às melhores práticas no trânsito e sobre cuidados com o ativo da empresa.

Cursos para motoristas, campanhas de conscientização e treinamentos são algumas alternativas de direcionamento e até de motivação. Inclusive, permitir que o funcionário utilize o veículo fora do expediente é uma solução que pode servir tanto para reter talentos quanto para contribuir com a mobilidade urbana

07. Investir em especialização

Empresas que buscam por uma gestão de transporte eficiente podem encontrá-la na terceirização de frotas ​e no uso de sistemas de gestão.

Isso porque na terceirização o fornecedor é o responsável por escolher os veículos ideais para o cliente e por tratar da parte burocrática. Com a Localiza Gestão de Frotas, por exemplo, além de receber os carros zero e prontos para trabalhar, o cliente conta com uma equipe especializada que pode ajudar em diversas atividades ao longo do uso dos veículos. ​​​

E quando o assunto é tecnologia, os sistemas de gestão da Localiza também ajudam a atingir o objetivo da gestão eficiente. Por quê?

Simples: eles foram criados a partir de estudos sobre o que as empresas com frotas mais precisam em uma ferramenta. Fáceis de usar e completas, as plataformas auxiliam o gestor em todas as etapas e trâmites de administração dos carros, rotas e equipes.

Equipe Localiza Gestão de Frotas
Icon FacebookIcon LinkedinIcon Twitter

FALE CONOSCO

Ícone Central de vendas whatsapp.

Central de Vendas WhatsApp

Ícone Aumento da produtividade.

Clientes Localiza Gestão de Frotas

Atendimento 24 horas

0800 979 1010

Atendimento a gestor

0800 979 1010

Ícone Clientes Migrados.

Clientes Migrados

Assistência Técnica 24 horas

0800 726 9804

Assistência 24 horas BestFleet

0800 701 7033

Sinistros / Terceiros

0800 772 0995

SAC Frotas

0800 772 0994

Localiza Gestão de Frotas

Todos os direitos reservados

Localiza Fleet S/A | CNPJ 02.286.479/0001-08

Av. Bernardo Vasconcelos, n. 377 Bairro Cachoeirinha, Belo Horizonte/MG CEP 31.150-000