​​​​​Gestão de transporte é uma atividade fundamental para empresas que utilizam frotas. Ela envolve a escolha e cuidado com os veículos, providência e atualização de documentação, interação com a equipe, criação de rotas, monitoramento das cargas e também dos custos.

E se engana quem pensa na gestão de transporte como uma tarefa importante apenas para transportadoras de carga pesada. Administrar os veículos da empresa é fundamental, também, para negócios que realizam pequenas entregas, visitas a clientes ou que simplesmente deslocam a equipe.

Por isso, preparamos esta lista com 7 atividades essenciais para uma gestão de transporte eficiente em empresas com carros leves e utilitários. Confira!


01. Montar a frota adequada

O ponto de partida para uma gestão de transporte eficiente é conhecer as necessidades do negócio e a partir disso escolher os carros corretos para a operação. Por exemplo: uma empresa que fornece serviços de assistência técnica para internet em perímetro urbano, precisa montar uma frota com carros coerentes para tal atividade e região.

Uma boa opção, nessa situação hipotética, seriam veículos compactos. Além de econômicos e fáceis de conduzir, podem ser personalizados com a marca da empresa e porta-escadas. ​

 02. Monitorar os veículos

Para dar continuidade à gestão de transporte, é fundamental contar com sistemas de rastreamento que proporcionam segurança e possibilitem melhores decisões.

Um sistema de telemetria como o Carro Conectado dá ao gestor a possibilidade de monitorar em tempo real a localização do veículo e quais rotas estão sendo adotadas. Além disso, é possível entender o perfil de condução do motorista – se ele freia bruscamente ou acelera demais, por exemplo.

Na gestão de transporte eficiente, esses dados tornam-se informações relevantes que permitem tratativas adequadas para cada situação. A necessidade de contatar autoridades locais, de alterar a rota, de enviar um carro substituto ou simplesmente a possibilidade de criar políticas de premiação para condutores mais prudentes são algumas soluções que o monitoramento da frota permite.

 ​

03. Criar rotas inteligentes

Pensar nas rotas adotadas​ pela equipe também faz parte da gestão de transporte eficiente. Para isso, é preciso elaborar trajetos que agrupem o maior número de atendimentos e melhores caminhos. Mais uma vez, sistemas de monitoramento podem ajudar bastante.

 

 04. Controlar as despesas​

Ao controlar os gastos com precisão é possível identificar as oportunidades de economia. Neste sentido, a escolha adequada da frota, as rotas inteligentes e o monitoramento dos veículos auxiliam neste controle, ficando, assim, mais fácil de entender as despesas, otimizar recursos e reduzir desperdícios.

 

 05. Cuidar dos carros

A gestão de frotas eficiente também leva em consideração a manutenção dos veículos. Nesse caso, controlar as datas para manutenção preventiva, efetuar as revisões e orientar os motoristas sobre os cuidados com o automóvel são atividades que fazem parte da lista. Aqui, também entra a necessidade de desenvolver uma política de utilização dos carros da empresa e orientar o time para suas responsabilidades enquanto condutores.

 

 06. Motivar e direcionar o time

Por falar em equipe, uma gestão de transporte eficiente também leva em consideração o fator humano. Por isso, é recomendável que o líder oriente os condutores quanto às melhores práticas no trânsito e sobre cuidados com o ativo da empresa.

Cursos para motoristas, campanhas de conscientização e treinamentos são algumas alternativas de direcionamento e até de motivação. Inclusive, permitir que o funcionário utilize o veículo fora do expediente é uma solução que pode servir tanto para reter talentos quanto para contribuir com a mobilidade urbana

​ 

07. Investir em especialização

Empresas que buscam por uma gestão de transporte eficiente podem encontrá-la na terceirização de frotas ​e no uso de sistemas de gestão.

Isso porque na terceirização o fornecedor é o responsável por escolher os veículos ideais para o cliente e por tratar da parte burocrática. Com a Localiza Gestão de Frotas, por exemplo, além de receber os carros zero e prontos para trabalhar, o cliente conta com uma equipe especializada que pode ajudar em diversas atividades ao longo do uso dos veículos. ​​​

E quando o assunto é tecnologia, os sistemas de gestão da Localiza também ajudam a atingir o objetivo da gestão eficiente. Por quê? Simples: eles foram criados a partir de estudos sobre o que as empresas com frotas mais precisam em uma ferramenta. Fáceis de usar e completas, as plataformas auxiliam o gestor em todas as etapas e trâmites de administração dos carros, rotas e equipes.