Você sabe o que é gestão moderna e como ela pode ajudar a sua empresa? Preparamos este artigo com dicas para transformar o gerenciamento tradicional em um modelo mais eficiente a partir de ferramentas e ações simples e facilmente aplicáveis. Confira! Gestão moderna de frotas: o que éO conceito de gestão moderna é bastante amplo, mas, essencialmente, pode ser definido como um modelo de gerenciamento onde o líder atua como facilitador e tem interesse real nas pessoas. O especialista Marcio Fernandes fala sobre isso em seu livro Felicidade dá Lucro e chama essa abordagem moderna de “Filosofia de Gestão".

Vale ressaltar que esse tipo de gestão continua com o objetivo principal dos métodos mais tradicionais – trazer resultados positivos para a empresa. A diferença é que numa gestão moderna, o respeito e interesse genuíno entre as partes criam um ambiente feliz. E a felicidade, por sua vez, é um combustível que ajuda a companhia a crescer e ser competitiva.

Trazendo o conceito para a administração das frotas, é possível entender onde se aplica a gestão moderna: por meio de atitudes e soluções que facilitem o dia a dia da equipe e contribuam com um ambiente sadio.

A seguir, veja como criar uma gestão moderna na área de frotas da empresa.

 

5 dicas para praticar a gestão moderna de frotas


Selecionamos algumas atitudes e soluções que podem ser usadas para criar uma gestão moderna de frotas. Confira.

 

Leia também: Como reter talentos em 5 passos inteligentes

 

1. Conceder cartão combustível

Uma forma interessante de promover a gestão moderna de frotas é facilitando o dia a dia dos colaboradores por meio de cartões corporativos para abastecimento. Assim, os condutores não precisam se preocupar em utilizar recursos próprios para depois receberem o reembolso. Além disso, o cartão proporciona mais segurança ao motorista, já que não é dinheiro em espécie e funciona com senha.

 

2. Utilizar sistemas integrados

Sistemas de gestão integrados também contribuem com a criação da gestão moderna de frotas. Isso acontece porque eles trazem dados sobre os carros e os condutores, em tempo real e de forma precisa. Tudo numa mesma plataforma para que o gestor consiga realmente desempenhar o papel de facilitador dentro do time.

Com um sistema de telemetria, por exemplo, ele vê a rota percorrida em tempo real e ainda um histórico de trajetos. Na ferramenta, também pode extrair dados de perfil de condução, que ajudam a entender como o motorista está dirigindo – e, a partir disso, desenvolver soluções que promovam mais segurança e eficiência para a equipe.

Já com um portal do gestor é possível entender os custos da operação e, muitas vezes, a própria necessidade dos condutores. Consequentemente, o gestor consegue melhorar seu processo de tomada de decisão.

 

3. Escolher a terceirização da frota

Outra forma interessante de praticar a gestão moderna é buscar por um modelo de operação eficiente, como a terceirização da frota. Isso porque, ao terceirizar o serviço com fornecedores como a Localiza Gestão de Frotas, por exemplo, a empresa pode reduzir custos e melhorar sua produtividade. Como resultado, a empresa direciona, de forma mais inteligente, recursos e energia para o seu próprio core business.

 

4. Realizar o DDS - Diálogo Diário de Segurança

A gestão moderna também está no trato da equipe de gerenciamento com time de campo. Aqui, soluções como o Diálogo Diário de Segurança (DDS) promovem a troca de ideias e conscientização sobre direção segura, saúde e bem-estar. Esta é uma oportunidade interessante para desenvolver um ambiente feliz, que como vimos anteriormente, é parte importante da definição do modelo de gestão.

​ 

5. Fornecer benefícios para funcionários

Por fim, uma solução bastante tradicional, mas que, ao mesmo tempo, atende aos conceitos básicos da gestão modera é a criação de um programa de benefícios para os funcionários. Esse tipo de reconhecimento ajuda a estreitar os laços entre o colaborador e a empresa, o que se transforma em motivação e, posteriormente, em produtividade.

Inclusive, muitas empresas com frotas permitem que o condutor utilize o carro da companhia para se deslocar do trabalho para casa e vice-versa, o que além de contribuir com a rotina do time, ajuda a melhorar questões de mobilidade entre os colaboradores.

Gostou de conhecer a gestão moderna para frotas? Aproveite e confira mais dicas de gestão para sua empresa.​