É interessante analisar por que algumas empresas se destacam tanto em seus nichos e outras organizações não conseguem o mesmo feito.
O conceito de “Golden Circle” está diretamente atrelado a essa lógica.
Mesmo que o termo seja uma novidade para você, possivelmente você conhece algumas empresas que utilizam o Golden Circle como metodologia de crescimento do seu negócio.
Esse é o caso da empresa multinacional norte-americana Apple, por exemplo.
Você já parou para pensar por que ela é uma empresa tão inspiradora a ponto despertar desejo em milhares de pessoas? Ou por que, ano após ano, ela se se mantém sempre à frente dos outros concorrentes?
A reposta para isso pode estar baseada na teoria do Golden Circle, ou o Círculo Dourado, de Simon Sinek.
Quer descobrir um pouco mais sobre esse conceito?
Continue por aqui com a gente!
Golden Circle é uma metodologia criada pelo especialista em liderança Simon Sinek e tem o objetivo de ajudar pessoas e instituições a encontrarem o seu propósito. Ou seja, as ajuda a pensar, agir e se comunicar de forma a inspirar e a engajar outras pessoas.
Em resumo, esse método busca desenvolver uma nova forma de as empresas se destacarem a partir de uma ideia inovadora, uma campanha ou um valor, atingindo assim o sucesso e criando um considerável “impacto” no mundo.
Embora seja uma metodologia muito simples, o Golden Circle pode ser bastante positivo para as empresas, pois incentiva a fuga de um padrão de desenvolvimento em que o único objetivo é o lucro.
Em 2009, Simon Sinek lançou o seu livro “Comece pelo porquê” e no mesmo ano fez uma apresentação em uma das conferências do TED (um ciclo de palestras e encontros em que participam nomes de referência de diversos campos do conhecimento) chamada How great leaders inspire action (“Como grandes líderes inspiram ação”).
Essa apresentação de Sinek é bastante conhecida e ainda repercute atualmente. O vídeo divulgado pelo próprio perfil do evento na plataforma YouTube hoje já possui mais de 15 milhões de visualizações.
No decorrer do seu livro e também na palestra do TED, ele explica como pensou na lógica do Golden Circle a partir de alguns questionamentos: por que os grandes líderes fazem o que fazem? Por que as grandes empresas constroem seus produtos?
E foi então que ele de fato desenvolveu a metodologia do Golden Circle.
O método literalmente se divide em uma ordem em círculo a partir de três etapas: “O quê?”, “Como?” e “Por quê?”.
Nesse sentido, esses questionamentos buscam refletir se a sua empresa ou negócio estão alinhados com o que você deseja e a forma como você tem transmitido isso para o mundo.
O “O quê?”, a camada mais externa do Golden Circle, define o que o seu negócio faz ou vende. É o ponto onde deve-se destacar os diferenciais com relação à produção ou à realização dos serviços.
O “Como?” está mais associado aos processos das organizações, ou seja, como ela entrega o que ela vende e quais são os meios utilizados para isso.
Já o “Por quê?”, a fase mais importante até aqui, representa qual é o propósito da sua empresa. Aqui você deve definir qual é o seu diferencial e qual impacto deseja causar na sociedade.
Dessa forma Sinek entende que uma empresa que se comunica de dentro para fora no Círculo Dourado, ou seja, do “por quê” para o “o quê”, possui mais chances de dialogar de forma clara comcolaboradores e consumidores.
Começar por esses passos, definindo as respostas para cada uma das fases, pode ser uma maneira positiva de iniciar a implementação da metodologia no seu negócio.
Como vimos, o Golden Circle é um método muito útil e que pode ajudar empresas de diversos nichos e segmentos, independentemente do seu tamanho.
O método possibilita maiores chances de identificação com o público e gera empatia e engajamento.
Isso se mostra como algo extremamente relevante para as empresas, uma vez que auxilia empreendedores a transformarem os seus negócios em algo que gera impacto e valor de verdade. Afinal, qual empresa não almeja isso?
Além disso, podemos destacar como pontos positivos do Golden Circle para a empresas:
Você se lembra que, lá no início, citamos a Apple como exemplo de Golden Circle? O próprio Simon Sinek a utiliza como exemplo em seus estudos e palestras, por ser uma referência mundial.
Chegou a hora de você entender como ela utiliza esse método na prática, de acordo com os conceitos de Sinek.
A Localiza Gestão de Frotas também já entendeu a importância do Golden Circle. Que tal colocá-lo em prática no seu negócio?
Não deixe de seguir a gente por aqui e ficar de olho em todas as novidades e os conteúdos que estão por vir!