Icon GF

Menu

Localiza Gestão de Frotas
Ícone Phone

FALE CONOSCO

Icon GF

Menu

Localiza Gestão de Frotas
Ícone Support

FALE CONOSCO

Você está em:
Última atualização em 24/8/2022

O que é Golden Circle? Saiba como aplicar esse método em sua empresa

Entenda como funciona na prática o conceito da metodologia criada pelo inglês Simon Sinek.
Desenho do círculo dourado para ilustrar o conteúdo

É interessante analisar por que algumas empresas se destacam tanto em seus nichos e outras organizações não conseguem o mesmo feito.

O conceito de “Golden Circle” está diretamente atrelado a essa lógica.

Mesmo que o termo seja uma novidade para você, possivelmente você conhece algumas empresas que utilizam o Golden Circle como metodologia de crescimento do seu negócio.

Esse é o caso da empresa multinacional norte-americana Apple, por exemplo.

Você já parou para pensar por que ela é uma empresa tão inspiradora a ponto despertar desejo em milhares de pessoas? Ou por que, ano após ano, ela se se mantém sempre à frente dos outros concorrentes?

A reposta para isso pode estar baseada na teoria do Golden Circle, ou o Círculo Dourado, de Simon Sinek.

Quer descobrir um pouco mais sobre esse conceito?

Continue por aqui com a gente!​

O que é Golden Circle?

Golden Circle é uma metodologia criada pelo especialista em liderança Simon Sinek e tem o objetivo de ajudar pessoas e instituições a encontrarem o seu propósito. Ou seja, as ajuda a pensar, agir e se comunicar de forma a inspirar e a engajar outras pessoas.

Em resumo, esse método busca desenvolver uma nova forma de as empresas se destacarem a partir de uma ideia inovadora, uma campanha ou um valor, atingindo assim o sucesso e criando um considerável “impacto” no mundo.

Embora seja uma metodologia muito simples, o Golden Circle pode ser bastante positivo para as empresas, pois incentiva a fuga de um padrão de desenvolvimento em que o único objetivo é o lucro.

O conceito do “círculo dourado “, de Simon Sinek

Em 2009, Simon Sinek lançou o seu livro “Comece pelo porquê” e no mesmo ano fez uma apresentação em uma das conferências do TED (um ciclo de palestras e encontros em que participam nomes de referência de diversos campos do conhecimento) chamada How great leaders inspire action (“Como grandes líderes inspiram ação”).

Essa apresentação de Sinek é bastante conhecida e ainda repercute atualmente. O vídeo divulgado pelo próprio perfil do evento na plataforma YouTube hoje já possui mais de 15 milhões de visualizações.

No decorrer do seu livro e também na palestra do TED, ele explica como pensou na lógica do Golden Circle a partir de alguns questionamentos: por que os grandes líderes fazem o que fazem? Por que as grandes empresas constroem seus produtos?

E foi então que ele de fato desenvolveu a metodologia do Golden Circle.

O método literalmente se divide em uma ordem em círculo a partir de três etapas: “O quê?”, “Como?” e “Por quê?”.

Golden circle

 ​Nesse sentido, esses questionamentos buscam refletir se a sua empresa ou negócio estão alinhados com o que você deseja e a forma como você tem transmitido isso para o mundo.

“O quê?”, a camada mais externa do Golden Circle, define o que o seu negócio faz ou vende. É o ponto onde deve-se destacar os diferenciais com relação à produção ou à realização dos serviços.

“Como?” está mais associado aos processos das organizações, ou seja, como ela entrega o que ela vende e quais são os meios utilizados para isso.

Já o “Por quê?”, a fase mais importante até aqui, representa qual é o propósito da sua empresa. Aqui você deve definir qual é o seu diferencial e qual impacto deseja causar na sociedade.

Dessa forma Sinek entende que uma empresa que se comunica de dentro para fora no Círculo Dourado, ou seja, do “por quê” para o “o quê”, possui mais chances de dialogar de forma clara com colaboradores e consumidores.

Começar por esses passos, definindo as respostas para cada uma das fases, pode ser uma maneira positiva de iniciar a implementação da metodologia no seu negócio.

A importância do Golden Circle para as empresas

Como vimos, o Golden Circle é um método muito útil e que pode ajudar empresas de diversos nichos e segmentos, independentemente do seu tamanho.

O método possibilita maiores chances de identificação com o público e gera empatia e engajamento.

Isso se mostra como algo extremamente relevante para as empresas, uma vez que auxilia empreendedores a transformarem os seus negócios em algo que gera impacto e valor de verdade. Afinal, qual empresa não almeja isso?

Além disso, podemos destacar como pontos positivos do Golden Circle para a empresas:​

  • Cria uma forma de comunicação mais clara com colaboradores e clientes; 
  • Destaca a empresa em relação à concorrência; 
  • Conquista da admiração por parte dos consumidores; 
  • Transmite mais credibilidade; 
  • Inspira pessoas. 

Na prática: empresas que utilizam o Golden Circle

Você se lembra que, lá no início, citamos a Apple como exemplo de Golden Circle? O próprio Simon Sinek a utiliza como exemplo em seus estudos e palestras, por ser uma referência mundial.

Chegou a hora de você entender como ela utiliza esse método na prática, de acordo com os conceitos de Sinek.

Apple

  • Por quê: tudo o que nós fazemos é desafiar o status quo e fazemos pensando diferente de como é hoje.
  • Como: desenvolvemos produtos lindos e fáceis de usar.
  • O quê: computadores, celulares, serviço de venda de apps e música.

Localiza Gestão de Frotas também já entendeu a importância do Golden Circle. Que tal colocá-lo em prática no seu negócio?
Não deixe de seguir a gente por aqui e ficar de olho em todas as novidades e os conteúdos que estão por vir!

Equipe Localiza Gestão de Frotas
Icon FacebookIcon LinkedinIcon Twitter