Buscar pela integração de dados na gestão de frotas é uma tarefa indispensável para garantir a saúde da empresa. Isso porque essa parte da administração é bastante segmentada e envolve uma série de pontos estratégicos da companhia.

Quer entender melhor como a integração de dados funciona, sua importância e os benefícios que ela traz ao negócio? Então acompanhe este artigo!


Integração de dados: o que é

Basicamente, a integração de dados é a conexão entre informações e acontece por meio de sistemas. Em outras palavras, um sistema de gestão integrado é capaz de unir informações de diversas naturezas em uma mesma plataforma, garantindo que tais dados sejam interpretados com precisão e clareza.

Portanto, com a integração de dados, informações importantes não são perdidas, sobrepostas ou duplicadas. Logo, é possível ter uma visão realista dos números da empresa e, consequentemente, tomar melhores decisões.

Na gestão de frotas, especificamente, a integração de dados é fundamental pois permite uma tratativa certa para todos os pontos que envolvem veículos. Afinal, a área de frotas precisa ficar atenta a diversas questões – reunimos as principais delas:


• Multas;

• Manutenção dos veículos;

• Gastos com combustível;

• Perfil de condução do motorista;

• Rotas desenvolvidas pelos condutores;

• Quantidade de entregas ou atendimentos por dia.


Usando um sistema de gestão integrado é possível gerenciar todos esses pontos da frota e garantir um desempenho mais eficiente de todo o ecossistema.

Leia também: Analista de frota – o que faz e principais competências
 

Integração de dados: principais sistemas de gestão de frota

Quem busca pela integração de dados para gerenciamento da frota precisa de sistemas de gestão específicos para isso. Selecionamos alguns dos principais.

 

Portal do Gestor

O gestor de frotas precisa contar com uma ferramenta que possibilite a análise e tratativa dos dados em uma mesma plataforma. O MyFleet, por exemplo, é um sistema integrado completo para esse objetivo.

Nele, o gestor consegue visualizar a condição de cada veículo, status das manutenções, dados de abastecimento, histórico de multas de cada placa e também o histórico do condutor.

Um exemplo de como a integração dessa ferramenta facilita o trabalho da gestão é a possibilidade de buscar pela lista de condutores de um carro específico, ou o caminho inverso – buscar por um condutor e ver quais automóveis ele já usou.

Além disso, o portal permite a extração dos principais indicadores de frota, possibilitando uma clara análise de KPIs. Inclusive, os relatórios podem ser configurados por diferentes cortes e períodos, de forma resumida ou detalhada.

 

Telemetria

A telemetria também proporciona a integração de dados necessária para uma administração de frotas eficiente. O Carro Conectado é um sistema de telemetria inteligente, que mostra a rota em tempo real. Além disso, é possível obter dados sobre trajetos, quilometragem e perfil de condução – como aceleração em curvas ou frenagens bruscas.

 

Multas

Para dar a tratativa de multas, é preciso contar com plataformas que integrem os dados também. E aqui, soluções como o #meucarro ou o Sistema de Multas Online permitem que a comunicação para o condutor e indicação do infrator ocorram de forma simples e fácil.

 

Benefícios da integração de dados para a gestão de frotas

Quando sua empresa faz a integração de dados para administrar a frota, pode tomar decisões melhores. A partir dela, é possível ter uma melhor visão dos números relacionados a gastos com combustível e manutenção, além de dados sobre a eficiência das rotas e da equipe.

Ou seja, o gestor de frotas não perde tempo garimpando essas informações. Com esse sistema, elas já estão, basta analisá-las. Portanto, é possível destacar vários benefícios da integração de dados – e nós destacamos os dois que mais interessam às empresas:

 

1. Redução de custos

Com os dados sobre quilometragem, rotas e abastecimento, é muito mais fácil de encontrar gargalos e cortar desperdícios. Além disso, é possível identificar oportunidades de economia com a otimização dos recursos – por exemplo, desenvolvendo novas rotas que garantam mais atendimentos em uma mesma saída da equipe.

Outra forma de reduzir custos é a partir das revisões programadas, que acontecem em dia e evitam gastos maiores com manutenções corretivas.

 

2. Mais produtividade

Outro benefício importante que a integração de dados proporciona é a eficiência - tanto do time de gestão quanto do time de campo. As informações claras e precisas do dia a dia de trabalho permitem criar soluções, como trajetos otimizados, agendamento de manutenção preventiva em datas que não prejudicam a rotina, e o desenvolvimento de políticas internas para motivação de condutores.

 

Integração de dados na terceirização de frotas

Quem busca mais eficiência pode contar com uma solução ainda mais interessante: a terceirização de frotas com integração de dados.

Isso significa que além de todos os benefícios da frota terceirizada, a equipe tem acesso aos dados de forma fácil e integrada por meio de sistemas de gestão – e ainda conta com o apoio de especialistas para diversas tratativas. É o que acontece com o serviço de terceirização da Localiza Gestão de Frotas, por exemplo.


Aproveite e conheça as vantagens da terceirização de frotas com a Localiza.​