Se você tem uma empresa que possui frota ou o seu carro próprio na garagem, sabemos nesta época surge um compromisso muito importante: o pagamento do IPVA.
É muito importante que você esteja atento a todos os detalhes, como: para que serve esse imposto, quando e o quanto você vai pagar o IPVA, quais são as formas de pagamento e até mesmo se você poderá ficar isento do IPVA 2024.
Para te ajudar, preparamos um miniguia com as principais informações que você precisa ter, para não correr o risco de ser pego de surpresa e ficar inadimplente.
Fique por dentro de tudo agora!
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um imposto anual estadual, cobrado aqui no Brasil, que tem o objetivo de fazer uma arrecadação sobre os veículos – carros, motos, ônibus, caminhões etc.
Ou seja, se você é proprietário de um ou mais veículos como esses, deve pagar anualmente o IPVA.
Esse imposto é de total responsabilidade do governo, e a taxa a ser paga varia de estado para estado.
Uma porcentagem de 50% desse tributo vai para o estado em que a pessoa mora, e os outros 50% são destinados à cidade onde o veículo foi registrado.
E, ao contrário do que se possa imaginar, o valor total da quantia arrecadada com os pagamentos do IPVA não necessariamente retorna apenas em melhorias para as questões relativas às vias e estradas.
A quantia é dividida entre os poderes do Estado, Município e Governo Federal, e eles planejam, de acordo com as demandas e a necessidade, como o dinheiro será aplicado.
Investindo em educação, saúde, cultura, lazer ou até mesmo em mobilidade urbana.
Se está em dúvidas de como é calculado o IPVA em 2024, saiba que o valor do IPVA muda anualmente. Assim, alguns pontos são considerados, como o ano de fabricação, porte, tipo do veículo e localização.
Esse momento é importantíssimo, principalmente para os gestores de frotas que cuidam de questões como essa na empresa, de vários veículos ao mesmo tempo.
De modo geral, multiplica-se o valor do veículo (estipulado pela Tabela Fipe, um documento que determina o valor médio em reais de veículos do mercado nacional) pela porcentagem da alíquota do estado onde ele foi registrado, e, no fim, divide-se esse valor por 100.
Confira mais detalhes como calcular o IPVA 2024:
Observação: para a realização do cálculo do IPVA para 2024, é importante que você saiba que a última Tabela FIPE disponível.
Talvez fique mais fácil entender como é feito esse cálculo do IPVA com um exemplo. Imagine então a seguinte situação:
Considere que o valor do seu veículo seja de R$ 50 mil, e a alíquota adotada pelo seu estado seja de 5%, o valor do IPVA 2024 a ser pago será de R$ 2.500.
Aqui o cálculo do IPVA realizado foi: 50.000 x 5 % 100 = 2.500.
Agora que você já sabe fazer o cálculo do IPVA do seu carro ou dos veículos da sua frota, chegou a hora de saber como pagar esse imposto.
O primeiro passo é ter acesso ao boleto de pagamento, que você pode emitir no site do Detran de acordo com o seu estado.
Depois, você precisa fazer o pagamento da guia em qualquer um dos bancos autorizados, exatamente como você costuma fazer o pagamento de outras contas no dia a dia.
Outra maneira prática e simples de efetuar o pagamento desse boleto é por meio dos aplicativos de celular, que podem funcionar de maneira muito mais rápida.
Existem algumas formas de realizar o pagamento do IPVA, e normalmente é o estado que define. Mas as opções mais comuns são: à vista ou parcelado.
Assim quitar o valor do imposto à vista pode ser uma opção vantajosa pelo valor do desconto que normalmente é aplicado, mas isso varia de acordo com cada região.
De toda maneira, se para você a melhor opção é parcelar o valor total, indicamos consultar os valores das parcelas.
Lembrando que clientes Localiza Gestão de Frotas não precisam pagar o IPVA da frota, pois já está incluso no contrato.
Existem alguns casos em que não é obrigatório o pagamento do imposto.
Entretanto, para estar de fato livre da taxa do IPVA, é necessário estar dentro de algumas condições determinadas pela lei, como profissão, idade do carro, doenças específicas e o caso da isenção para pessoas com deficiência (PCDs).
No caso da isenção por profissão, o imposto não precisa ser pago por quem utiliza o veículo como forma de trabalho. É o caso dos taxistas, mototaxistas, donos de transporte escolar, donos de máquinas agrícolas etc.
Outro motivo para não cobrar o IPVA de determinados motoristas é o ano de fabricação do veículo ser superior a 20 anos.
E esse tempo também pode variar de acordo com as normas de cada estado.
Agora, quanto à isenção de taxa daqueles que possuem determinadas doenças, vale citar aqui que são consideradas deficiências nesse caso: autismo, deficiência auditiva e/ou visual, encurtamento de membros, nanismo, entre outros.
Se você faz parte de algum desses grupos, pode solicitar a isenção do IPVA no site da Secretaria da Fazenda do seu Estado, aguardar a análise e posteriormente a provação do benefício.
Como em vários outros casos de pagamento de impostos, não pagar o IPVA pode gerar multas, juros e algumas outras taxas.
Isso acontece porque esse não pagamento faz com que o proprietário do veículo tenha uma dívida ativa com o seu estado.
Além disso, dependendo das circunstâncias, é um risco que se corre também de perder o veículo por apreensão do Detran ou ficar sem ter o direito de licenciá-lo (sendo possível a apreensão do carro).
Por isso, para evitar que esse tipo de situação aconteça, é melhor estar de acordo e com os pagamentos em dia, evitando maiores prejuízos para a sua empresa que possui uma frota, concorda?
O fato é que cuidar atentamente de todos esses tópicos que citamos demanda tempo e um certo esforço, principalmente para as empresas, para que tudo esteja alinhado.
Você sabia que lidar com esse tipo de situação pode ser muito mais simples e estratégico com o auxílio de terceirização de frotas?
Com as nossas soluções em gestão de frotas, você não precisa se preocupar com a documentação e os impostos dos veículos, nem mesmo no momento de resolver todas essas questões de pagamento do IPVA 2024.
Entenda também como funciona a terceirização da frota na sua região:
A gente cuida da parte operacional dos veículos para que você consiga se dedicar à empresa de forma muito mais estratégica.
Quer saber mais sobre como a terceirização pode reduzir custos e aumentar a produtividade do seu negócio?