​​Lavagem ecológica automotiva é uma alternativa interessante para manter os carros da frota sempre limpos, mas colaborando com o meio ambiente ao mesmo tempo. Além disso, é uma estratégia que pode impactar positivamente no orçamento de sua empresa.

Quer entender mais? Então acompanhe este artigo até o fim!

Lavagem ecológica automotiva: o que é 

A lavagem ecológica de carros é um procedimento que não desperdiça água e utiliza produtos biodegradáveis para a limpeza. Tão eficiente quanto a lavagem tradicional, a ecolavagem deixa o carro limpo por fora e por dentro, além de conservar a pintura e a proteção da lataria contra poeira e luminosidade. 

Lavagem ecológica automotiva: por que devemos pensar nisso? ​

Um dos principais motivos para adotar a lavagem ecológica de carros na empresa é justamente evitar o desperdício de água potável. 

De acordo com dados da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), lavar o carro durante 30 minutos com a vazão da mangueira pela metade gasta aproximadamente 560 litros de água. ​

Paralelamente, uma reportagem do programa AutoEsporte mostra que a mangueira aberta despeja 10 litros de água por minuto – enquanto isso, a lavagem ecológica utiliza apenas 4 litros para todo o procedimento. 

Mas por que se preocupar com o consumo da água? A resposta é simples: a água é um recurso natural esgotável e o desperdício custa caro. Confira alguns dados. 

  • O Brasil desperdiçou mais de 38% de sua água potável em 2017, segundo último levantamento do SNIS – Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento. 
  • Essa quantidade equivale a 7 mil piscinas olímpicas desperdiçadas por dia  e custa mais de R$ 10 bilhões, de acordo com a ONU Brasil. 
  • O Brasil tinha 7,6 trilhões de m³ de água potável renovável em 2014. O número passou para 6,2 trilhões de m³ em 2015, conforme estatísticas do IBGE. 

Lavagem ecológica de carros: quais os benefícios para a empresa 

Praticar a ecolavagem nos carros da frota certamente contribui com o meio ambiente – e só por isso, já é uma ótima decisão. Mas em termos de negócio, a lavagem ecológica também traz outros benefícios muito interessantes para as empresas. 

Economia 


Se lavar o carro por 30 minutos com a mangueira meio aberta gasta 560 litros de água e com a ecolavagem é possível utilizar apenas 4 litros, a economia na conta de água será igualmente proporcional. Ou seja, 140 vezes menor. 

Além disso, os produtos utilizados para a lavagem ecológica costumam render mais porque são concentrados. A técnica de aplicação também ajuda a economizar - basta aplicar u​ma camada fina com spray e utilizar toalhas de microfibra. 

Por fim, o custo de produtos biodegradáveis para lavagem ecológica costuma ficar na faixa de preço dos shampoos automotivos comuns.

Atenção do cliente 


Cada vez mais consumidores procuram empresas que se preocupam com causas sociais e ambientais. Segundo especialistas em reportagem para a revista Exame, cerca de 82% dos brasil​eiros prestam atenção nas marcas que se comprometem com essas causas. 

Por isso, além de contribuir com a natureza e economizar, escolher a lavagem ecológica automotiva pode ser uma medida aliada da própria marca. 


Como fazer a lavagem ecológica automotiva 

O método ​para lavagem ecológica de carros é bastante simples. Segundo especialistas entrevistados pelo AutoEsporte, é só seguir os passos abaixo.

O que é preciso: 

  • Dois baldes;
  • Shampoo próprio para carros, biodegradável;
  • Desengraxante biodegradável para carros;
  • Duas toalhas de microfibra;
  • Cera au​tomobilística;
  • 4 litros de água.

Como fazer ​

  1. Divida a quantidade de água entre os dois baldes. 
  2. Em um deles, coloque um pouco do shampoo. Reserve.
  3. Com o borrifador, espirre o desengraxante pelo carro – especialmente em sujeiras mais grossas. O produto vai dissolvê-las. 
  4. Molhe a toalha de microfibra no balde com shampoo, passe pelo carro em movimentos circulares e por partes – teto, vidros, capô, laterais e traseira. 
  5. Enxague a toalha no balde de água limpa e passe pelo carro para retirar o produto.
  6. Passe uma outra toalha de microfibra seca pelo carro, também por partes.
  7. Finalize com a cera. 
O mesmo procedimento pode ser utilizado para a parte interior do carro e para as rodas. Para os bancos, recomenda-se usar aspirador de pó e pano úmido. 

Aproveite e leia também: Como cuidar dos veículos da empresa