Você conhece ou já ouviu falar do Maio Amarelo?

Falar nesse movimento é falar em trânsito seguro.

Desde 2014, maio se tornou um mês muito importante para a conscientização sobre a boa conduta no trânsito no Brasil e em vários países. O objetivo da ação é alertar a sociedade quanto ao número preocupante de acidentes no trânsito e, assim, recomendar uma direção mais segura.

Quer conhecer mais sobre essa campanha tão importante?

Confira mais detalhes!


O que é o Maio Amarelo?

A campanha segue o sucesso de outros movimentos também conhecidos, como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, que abordam em outros meses temas como câncer de mama e de próstata. O amarelo é a cor da campanha porque simboliza atenção em sinalizações, semáforos, placas e faixas das vias em todo o mundo.

Então o Maio Amarelo surgiu a partir de um propósito muito forte: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e de feridos no trânsito em todo o mundo.

O movimento parte de uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil, e os objetivos principais são a conscientização e a mobilização política e social para a pauta importantíssima que é a segurança no Trânsito.

A ação sobretudo serve como um alerta para o fato de que os acidentes geralmente acontecem por descuido, imprudência e falta de atenção ao dirigir. Dessa forma, busca também refletir sobre essas posturas inadequadas, mas também buscar maneiras de reduzir os altos índices de acidentes de trânsito.

 

Trânsito e sociedade: qual é a importância do Maio Amarelo?

mulher no voltante em um trânsito seguro

A grande importância da campanha está primeiramente ligada ao grande número de registros de acidentes no trânsito, que tem crescido a cada ano.

De acordo com a OMS, mais de 3 mil vidas são perdidas em ruas e estradas de todo o mundo em decorrência de acidentes no trânsito, tornando-se a principal causa de morte de crianças e jovens.

A organização estima ainda que, se continuar nesse ritmo, mais de 13 milhões de pessoas devem se envolver em acidentes de trânsito durante a próxima década.

É exatamente por esse cenário alarmante que o Maio Amarelo se torna um movimento legítimo e importante.

 

Maio Amarelo 2022: Juntos salvamos vidas

Nos últimos anos, 27 países, 423 cidades e 1.425 empresas apoiaram a causa do Maio Amarelo.

Dessa forma, é muito importante destacar que esse não é um movimento voltado apenas para carros e seus condutores; é global e envolve também ciclistas, caminhoneiros, motocicletas e até pedestres.

Não é à toa que neste ano, em sua 9ª edição, o tema central da campanha é "Juntos Salvamos Vidas". A ideia é que, por meio desse norte, seja incentivada uma reflexão sobre as formas como cada cidadão pode contribuir para o movimento a partir de atitudes simples.

Normalmente, ao pensar em pessoas que salvam vidas todos os dias, logo nos vêm à cabeça profissionais da área da saúde, bombeiros, socorristas, entre tantos outros, sempre presentes em ocorrências ou acidentes.

Não colocar o outro em risco no trânsito, porém, também é uma forma de salvar o próximo, você concorda? 

Por isso a ação defende que qualquer pessoa pode sim salvar vidas, e essa é a grande motivação da campanha para este ano.

 


Como contribuir para um trânsito seguro?

Existem muitas maneiras de fazer a sua parte e contribuir!

Confira alguns hábitos e atitudes simples que podem fazer toda a diferença:

1. Planeje bem as suas rotas e viagens;

2. Respeite as sinalizações de trânsito;

3. Utilize sempre o cinto de segurança;

4. Seja prudente com os limites de velocidade;

5. Não utilize o celular em hipótese alguma ao dirigir;

6. Seja um pedestre consciente.

 

Saiba mais : Dicas para dirigir com segurança

 

Conheça o programa Verde Vida

movimento maio amarelo na localiza gestão de frotas

Nós, da Localiza Gestão de Frotas, não só apoiamos a iniciativa do Maio Amarelo, como incentivamos o comportamento responsável no trânsito durante o ano inteiro. Por isso criamos o programa Verde Vida, uma exclusividade para nossos clientes.

Voltado para os condutores das frotas, o programa tem o objetivo de promover um trânsito mais seguro, humano e sustentável, por meio de módulos de conteúdos educativos.  Esses materiais são focados no dia a dia do condutor e contribuem para a redução de multas e para a transformação do trânsito em um ambiente mais seguro.

 

Gostou de saber mais sobre o Maio Amarelo? 

Continue nos acompanhando para mais dicas e informações sobre o movimento.

Vamos fazer a diferença juntos!​