Conhecida por reparar danos e falhas no veículo, a manutenção corretiva ocorre após uma avaria inesperada ou depois da identificação de um problema em uma vistoria.
A NBR 5462 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que fala sobre Confiabilidade e Mantenabilidade e classifica os tipos de manutenção, ainda ressalta que a manutenção corretiva é “destinada a recolocar um item em condições de executar uma função requerida”.
Quer saber mais sobre o objetivo, exemplos e como funciona o plano de manutenção corretiva? Continue a leitura!
A manutenção corretiva pode ser definida como toda manutenção feita com a intenção de recuperar as características originais dos componentes do veículo que, por acaso, apresentem danos que comprometam o funcionamento.
Um dos pontos que pode diferenciá-la das demais é, por vezes, a imprevisibilidade.
A manutenção corretivatem como objetivo restaurar o carro e deixá-lo em condições de pleno funcionamento por meio do conserto ou substituição de componentes.
Ela ocorre quando há mau funcionamento ou dano que impeça a utilização do veículo.
Esse tipo de manutenção costuma ser o que gera mais custos, além do prejuízo causado pela pausa nas funções durante o tempo de reparo.
Por esses e outros motivos, recomenda-se a realização de manutenções preventivas e preditivas. Assim, a necessidade de fazer manutenções corretivas é reduzida e, quando acontecem, os danos são menores.
Quando planejada, a manutenção corretiva apresenta vantagens. Por exemplo: ao detectar algum componente com risco potencial de falha durante uma manutenção preditiva, pode-se substituí-lo ou repará-lo antes que o problema ocorra e cause prejuízos.
Quando ocorre de maneira imprevista, a manutenção corretiva vem acompanhada de diversos contratempos e ainda pode colocar o motorista em risco.
Confira outras desvantagens:
Podemos dividir a manutenção corretiva em dois grupos, a manutenção planejada e a não planejada.
A manutenção corretiva planejada ocorre após a detecção de alguma avaria durante as manutenções preventivas e preditivas.
Se a falha potencial não representar algum risco à segurança ou à operação, pode ser programada para ser reparada em um momento mais conveniente.
As situações mais comuns que demandam a manutenção corretivasão:
A manutenção corretiva não planejada costuma acontecer em caráter de urgência após falha do veículo ou outro problema grave.
O plano de manutenção corretivaé o documento em que são registrados os planejamentos de reparos na frota. Por exemplo: após uma manutenção preventiva nos veículos, foi constatada a necessidade de reparo e troca de peças.
Esse tipo de plano contribui para melhorar a performance e a confiabilidade dos veículos da frota, além de preservar o bom funcionamento e prolongar a vida útil das peças, o que evita maiores problemas futuros.
Quer saber como realizar um gerenciamento eficiente das manutenções de frota? Conte com a Localiza Gestão de Frotas!
O nosso sistema de gestão de frota é uma ferramenta que pode ser aliada da sua empresa, pois reúne tudo o que você precisa para um controle completo a fim de otimizar a eficiência do planejamento do seu negócio.
São soluções inovadoras e eficientes que atendem perfeitamente às necessidades da sua empresa, além do suporte de um time de consultores especialistas para traçar planos e encontrar a melhor forma de reduzir custos e problemas com os carros da sua empresa.
Achou interessante? Saiba mais sobre o que a terceirização de frotas pode fazer pelo crescimento do seu negócio!