Já pensou em poder identificar e resolver um problema antes mesmo que ele apareça e ainda reduzir custos com manutenção da frota? Pois saiba que isso é possível por meio da manutenção preditiva.
Quer saber mais sobre a manutenção preditivae os benefícios que ela traz para a frota da sua empresa? Continue lendo e tire as suas dúvidas sobre o assunto!
A manutenção preditiva é aquela que leva em conta a coleta de dados de performance dos veículos para antecipar e encontrar possíveis problemas que podem se manifestar futuramente nos componentes.
Para o levantamento dessas informações, é necessário se aprofundar na análise do funcionamento do veículo. Isso é feito por meio de equipamentos de diagnóstico, como ultrassom, detectores, sensores de vibração e endoscópios de vídeo, utilizados em inspeções frequentes.
O objetivo da manutenção preditivaé deixar o veículo em perfeito funcionamento e prolongar a vida útil das peças.
Para isso, é traçado um plano de manutenção preditiva, com um calendário que estipula as datas-limite ou a quilometragem máxima em que a inspeção deve ser feita.
Essas ações garantem que os veículos estejam rodando em boas condições, evitam prejuízos por danos, além de impedirem a perda de alguma peça por falha não identificada em outras manutenções.
Dessa forma, consequentemente, sua empresa ganha em economia e eficiência na gestão da frota.
Alguns métodos são adotados para que a vistoria da frota seja realizada. Conheça alguns tipos de manutenção preditiva, a seguir:
O plano de manutenção preditiva veicular é um importante documento que relata as medidas para realização das inspeções.
Nele, deve conter informações como periodicidade, condições e como as revisões precisam ser feitas, tudo de forma clara.
Com um plano bem definido, a empresa aumenta a confiabilidade dos veículos da frota, além de prolongar a vida útil de cada componente, o que evita gastos desnecessários com reparos corretivos.
Como vimos, a manutenção preditiva busca se aprofundar mais na análise do funcionamento do veículo, utilizando equipamentos de diagnóstico em conjunto com inspeções sucessivas para acompanhar a eficiência dos componentes.
Já a manutenção preventiva se baseia em ciclos de trocas de lubrificantes e componentes, junto a revisões com métricas de tempo de uso e quilometragem, mas sem se aprofundar na detecção de problemas futuros.
Por sua vez, a manutenção corretiva pode ser definida como a manutenção realizada com o objetivo de restaurar as condições ideais de operação do veículo, eliminando as falhas que tenham acontecido.
Agora que você já conhece as diferenças entre manutenção preditiva, preventiva e corretiva, veja as nossas dicas para otimizar a gestão da frota da sua empresa.
Para otimizar o trabalho de gerenciamento da manutenção da frota da sua empresa, conte com um sistema de gestão de frota. Essa ferramenta auxilia seu negócio fornecendo dados importantes para o planejamento e a tomada de decisões.
Tornando-se um parceiro da Localiza Gestão de Frotas, você conta com soluções que se adaptam à necessidade específica da sua empresa, além de ter o suporte de um time de consultores especialistas para traçar planos e, assim, encontrar a melhor forma de reduzir custos e possíveis contratempos.
Interessou-se? Saiba mais sobre como a terceirização de frotas pode ajudar a impulsionar o seu negócio!