Você está em:
Última atualização em 1/6/2023

Manutenção preventiva: o que é, objetivo e exemplos

Confira como funciona e o que é manutenção preventiva veicular. Saiba quando fazer a manutenção dos veículos da sua empresa.
manutenção preventiva veicular - Localiza Gestão de Frotas

A manutenção preventiva se caracteriza por ser programada em períodos predeterminados, com o objetivo de preservar o veículo e otimizar a sua vida útil. Além disso, reduz a chance de ocorrerem falhas no automóvel, como aquecimento, e problemas maiores, como o motor fundir.

Mas você sabe quais são os pontos que tornam a manutenção preventiva veicular tão importante? Este conteúdo explica o que é, exemplos, cronograma de manutenção, a diferença entre os tipos de manutenções e mais sobre o tema.

Continue a leitura para ficar por dentro do assunto!

O que é manutenção preventiva?

A NBR 5462, elaborada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), define a manutenção preventivacomo “manutenção efetuada em intervalos predeterminados, ou de acordo com critérios prescritos, destinada a reduzir a probabilidade de falha ou a degradação do funcionamento de um item”.

Ou seja, a manutenção preventiva é um tipo de manutenção de frota realizada de tempos em tempos para que os veículos tenham um planejamento de revisão, controle e monitoramento dos equipamentos.

Ela é feita de maneira programada e contribui para conservar o pleno funcionamento do carro, além de ajudar a prevenir acidentes causados por possíveis falhas mecânicas e a economizar combustível, já que o motor estará com a manutenção atualizada.

Principais vantagens da manutenção preventiva

  • Aumenta a vida útil do carro;
  • Evita gastos desnecessários;
  • Garante uma dirigibilidade mais segura;
  • Evita possíveis acidentes;
  • Aumenta a eficiência do veículo, inclusive do consumo de combustível;
  • Causa menos danos ao meio ambiente, já que o carro estará funcionando adequadamente;
  • Maior valorização do veículo.

Exemplos de manutenção preventiva

Para que o veículo rode sempre em suas melhores condições, algumas ações de controle de frota e monitoramento devem ser realizadas periodicamente.

A intenção é identificar peças que possam estar com desempenho abaixo do desejável e que podem ocasionar falhas que afetem o funcionamento do veículo.

Veja alguns exemplos de condutas realizadas na manutenção preventiva automotiva:

  • troca de óleo, que deve ser feita de 6 em 6 meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados, no caso do óleo sintético, ou 5 mil quilômetros, no caso do óleo mineral;
  • inspeção geral, para identificar vazamentos ou possíveis problemas que afetem o bom funcionamento do veículo;
  • ajuste de rolamentos;
  • alinhamento e balanceamento;
  • lubrificação;
  • troca de peças com desgastes, trincadas ou empenadas;
  • limpeza;
  • calibração;
  • conferência de parafusos e porcas, para identificar se estão soltos ou com possíveis falhas.

Aproveite e confira no vídeo abaixo mais sobre a manutenção preventiva do carro!

Cronograma de manutenção preventiva

O cronograma de manutenção preventiva é uma maneira de planejar e registrar os parâmetros e datas em que todas as ações de inspeção veicular serão feitas.

Para exemplificar melhor, podemos citar as revisões dos veículos, em que o manual informa as datas ou a quilometragem limite em que cada vistoria é feita.

É de extrema importância contar com um plano de manutenção preventiva, afinal, ele contribui para garantir a redução de custos, a segurança, a confiabilidade e a certeza de que os veículos estarão disponíveis e em perfeito funcionamento.

Com a Localiza Gestão de Frotas, os gestores possuem acesso ao MyFleet, uma solução encontrada para facilitar o acompanhamento e controle dos veículos da empresa. Dessa forma, é possível conferir os principais indicadores da frota, acompanhamento das manutenções, entre outros.

Qual a diferença entre manutenção preventiva e preditiva?

A principal diferença entre a manutenção preventiva e a manutenção preditiva é que a manutenção preventiva se baseia em ciclos de trocas de lubrificantes e componentes, juntamente a inspeções com métricas de tempo de uso e quilometragem.

Já a manutenção preditiva busca se aprofundar mais na análise do funcionamento do veículo, utilizando equipamentos de diagnóstico, como ultrassom, detectores, sensores de vibração e endoscópio de vídeo, além de inspeções sucessivas para acompanhar a eficiência dos componentes.

O diferencial da manutenção preditiva é a possibilidade de prever problemas futuros e repará-los antes que aconteçam.

Ou seja, tanto a manutenção preventiva quanto a manutenção preditiva têm o objetivo comum de assegurar que a frota de veículos esteja em plena operação, mas fazem isso de diferentes formas.

Agora que você já sabe a diferença entre manutenção preventiva e preditiva, temos uma dica importante para facilitar o gerenciamento das revisões da sua frota.

Como gerenciar a manutenção preventiva e preditiva da frota?

A maneira mais eficiente de gerenciar a manutenção preventiva e preditiva da sua frota é por meio de um sistema de gestão de frota. Essa ferramenta fornece dados relevantes que auxiliam o planejamento e a tomada de decisões.

Com a Localiza Gestão de Frotas, sua empresa conta com o suporte de um time de consultores especialistas para traçar planos e, assim, encontrar a melhor forma de reduzir custos e evitar contratempos. Gostou da ideia? Entenda quais são as vantagens da terceirização de frotas e como a Localiza pode ajudar o seu negócio!

Equipe Localiza Gestão de Frotas
Icon Facebook
Icon Linkedin
Icon Twitter

Cadastre-se e receba nossos conteúdos em primeira mão.

Site protegido por reCAPTCHA e Google.

e

se aplicam.

a nossa Política de Uso de Dados

e os Termos de Privacidade.