Icon GF

Menu

Localiza Gestão de Frotas
Ícone Phone

FALE CONOSCO

Icon GF

Menu

Localiza Gestão de Frotas
Ícone Support

FALE CONOSCO

Você está em:
Última atualização em 29/8/2022

Quais os melhores carros para empresas?

Entenda o tipo de veículo ideal para o seu negócio e como montar uma frota eficiente.
Carros parados no estacionamento

​​​Está na dúvida sobre quais os melhores carros para empresas?

Se você quer saber qual o melhor carro para compor a sua frota, veio ao lugar certo. Afinal, além de uma equipe de condutores muito bem preparada para as atividades, você também precisa contar com carros que atendem às suas necessidades.

Preparamos uma lista com os várias sugestões de modelos seguindo as principais categorias de veículos e algumas dicas para te ajudar a tomar a melhor decisão.

Confira agora!

O que considerar na hora de escolher o carro?

Escolher os melhores carros para a frota de uma empresa certamente não é uma tarefa fácil para o gestor, já que o mercado oferece uma vasta cartela de opções de marcas e modelos de veículos.

Por isso é necessário considerar alguns pontos na hora de tomar essa decisão, como:

  1.  Analisar a real necessidade de uso
  2. Saber exatamente os tipos de vias que serão percorridas 
  3. Entender o perfil do negócio e dos condutores
  4. Estudar o custo-benefício

Tendo em vista esses tópicos, fica mais fácil fazer uma escolha assertiva no momento de decidir o melhor carro para atender às suas necessidades.

Então, quais os melhores carros para empresas?

As empresas que possuem frota precisam estar atentas e entender quais são os principais tipos de veículos disponíveis no mercado nacional e qual é o modelo adequado para cada atividade.

Além disso, é importante lembrar que, à medida que a empresa cresce e as tendências de mercado mudam, os veículos também precisam se atualizar para atender às exigências do mercado.​

Separamos algumas sugestões, mas é importante ter em mente que é necessário um melhor entendimento de cada negócio, para conseguirmos indicar o melhor modelo de carro para a sua necessidade.

Empresas da área de saúde

Empresas da área de saúde ou que transportam remédios podem precisar se deslocar várias vezes durante o dia.

Nesses casos, os veículos do tipo utilitário podem ser os mais indicados.Esses carros são ideais para transporte de produtos em maior quantidade. Mas se a carga não for tão volumosa e sua empresa buscar por uma maior economia de combustível, pode optar também por um modelo sedan.

Além disso, havendo necessidade de transportar remédios ou outros itens que dependem de refrigeração, a Localiza Gestão de Frotas conduz toda adaptação do veículo para o transporte refrigerado.

Fiat Fiorino 1.4: é uma excelente opção para atender às atividades de empresas que transportam muitos itens. Seu espaço interno é bastante amplo e fechado, protegendo a carga de fatores externos como chuva, sol ou vento.

Volkswagen Voyage 1.0: um sedan muito econômico em combustível e com um espaço relativamente amplo no porta-malas. Ideal para frotas que rodam bastante, principalmente na cidade.

Honda City 1.5: esse é um dos modelos sedan com os porta-malas mais espaçosos da categoria. Também é econômico em combustível e, por ter o motor 1.5, oferece uma melhor performance.

Empresas que fazem instalações e atendimentos técnicos

Carros compactos são a pedida certa para frotas que circulam em perímetros urbanos. Além de mais econômicos, são práticos para conduzir e fáceis de estacionar nos espaços reduzidos de grandes centros.

Esse tipo de veículo é ideal para empresas que fazem visitas de venda aos clientes ou que se deslocam para atendimento técnico. Versáteis, os carros podem ser personalizados com porta-escada e giroflex, por exemplo.

Algumas sugestões de modelos:

Renault Kwid 1.0: esse modelo é bastante econômico e uma ótima opção para quem precisa rodar com frequência dentro da cidade.

Fiat Cronos 1.3: uma opção com melhor dirigibilidade e conforto aos motoristas que rodam muito ao longo do dia. O Cronos 1.3 oferece uma melhor performance, sem deixar a desejar na economia de combustível.

General Motors Onix 1.0: um carro muito bom para atender a esse tipo de demanda, pelo seu custo-benefício. Ele é confortável para dirigir e roda bem na cidade.​

Empresas que usam os carros para percorrer longas distâncias​

Empresas que precisam deslocar a equipe em viagens mais longas podem contar com o conforto e maior espaço interno oferecidos pelos SUVs, sedans ou picapes.

Nesses casos, a escolha depende um pouco mais da necessidade de cada negócio. Veja alguns exemplos:

Jeep Renegade Longitude: esse SUV conta com algumas opões de motor, como o 1.3 e 1.8. Tem excelente dirigibilidade e com um bom espaço interno, garantindo conforto para o motorista que viaja muito, além de melhor performance em eventuais ultrapassagens e desvios.

Fiat Strada 1.4: picapes são carros bastante interessantes de se ter na frota de empresas que precisam rodar muito e fazer viagens com cargas maiores ou mais pesadas. A Strada oferece conforto, com ótima dirigibilidade e segurança.

Toyota Corolla: esse modelo também possui versões com diferentes motorizações, como o 1.8 e o 2.0. Se trata de um sedan muito bem avaliado, e acertaram também na sua versão na categoria SUV, o Corolla Cross. Esse carro da Toyota é um modelo mais executivo, com câmbio automático e um conforto elevado.

Empresas que transportam cargas volumosas

O seu negócio necessita de carros que consigam transportar mais quantidade e/ou cargas volumosas?

Os utilitários do tipo pick-ups são os mais indicados para esse tipo de transporte, por serem maiores que os carros mais comuns. Esses carros se mostram muito versáteis por conseguirem transportar pessoas e cargas em maiores tamanhos ao mesmo tempo.

São bons exemplos de modelos desses carros:

Fiat Toro 2.0 Endurance: esse modelo faz bastante sucesso, por oferecer muito conforto e estabilidade para o condutor, além de um bom espaço na caçamba.

Mitsubishi L200 2.4 Triton GL: um carro bem robusto e alto. Garante conforto para o motorista e espaço para diferentes tipos de carga que sua empresa possa precisar transportar.

General Motors S10 2.8: se você precisa de um carro espaçoso e também muito potente, considere essa picape. Ela também oferece boa dirigibilidade e segurança.

Empresas que oferecem os carros como benefício para os funcionários​

Se a sua empresa costuma oferecer carros como um dos benefícios disponibilizados, os modelos executivos talvez sejam os indicados para isso.

Além de mais espaço interno e tecnologia embarcada, os modelos mais sofisticados oferecem recursos como piloto automático, controle de estabilidade e mais de dois airbags. Outra comodidade de alguns deles são bancos de couro com aquecimento e ar-condicionado.

Algumas sugestões de modelos executivos:

Toyota Corolla 2.0: um carro que faz sucesso por onde passa. O Corolla é para um público que valoriza conforto, dirigibilidade e não abre mão de segurança.

General Motors Cruze: O Cruze é um sedan espaçoso, possui banco bem ergonômico para o motorista, e com um timo custo-benefício, já que sua manutenção é mais acessível.​

Escolhendo o melhor carro para o seu negócio

Você acabou de conhecer alguns modelos de carros que são indicados para atender às principais necessidades da sua empresa e às demandas do negócio com maior eficiência.

Por isso, lembre-se que, para isso, é muito importante entender as necessidades e os objetivos da sua frota, seja ela própria, seja ela terceirizada. Temos uma equipe de especialistas à disposição, prontos para te orientar na escolha do melhor modelo de carro para sua frota.

Frota própria? Como isso funciona?

Empresas que escolhem a frota própria são aquelas que preferem comprar carro pelo CNPJ . Normalmente, escolhem essa alternativa para possuir o ativo. A desvantagem é o custo-benefício, que, na maioria dos casos, não costuma compensar. Montar uma frota eficiente com carros próprios acaba saindo muito caro.

Geralmente, as empresas desembolsam um alto valor para compras à vista ou comprometem a linha de crédito para compras a prazo. Sem contar todo o trâmite burocrático por trás, que também envolve despesas – como licenciamento, emplacamento e seguro. Outra desvantagem é a desvalorização do auto e o imposto pago sobre o excedente da depreciação contábil, no caso da revenda.

Essas questões acabam causando rombos no orçamento e perda de oportunidades e impactam até a escolha dos veículos ideais para o trabalho.​

Por que terceirizar uma frota pode ser vantajoso?​

No caso da terceirização de frota, fica mais fácil encontrar os carros ideais para o negócio. A equipe da locadora ajuda a desenhar a frota mais eficiente e com o melhor custo-benefício.

Na Localiza Gestão de Frotas, por exemplo, a frota é montada de acordo com a necessidade do cliente. Ele não precisa se preocupar com a compra, depreciação, seguro ou outras burocracias – recebe os carros zero quilômetro, personalizados, licenciados e prontos para o trabalho. Ao fim do contrato, basta renovar e trocar os veículos por modelos mais novos e que atendam às novas necessidades da companhia.

Equipe Localiza Gestão de Frotas
Icon FacebookIcon LinkedinIcon Twitter