Icon GF

Menu

Localiza Gestão de Frotas
Ícone Phone

FALE CONOSCO

Icon GF

Menu

Localiza Gestão de Frotas
Ícone Support

FALE CONOSCO

Você está em:
Última atualização em 9/9/2022

Como escolher os melhores condutores para a sua frota?

Confira 5 dicas que vão te ajudar a identificar os melhores condutores para fazerem parte da sua empresa.
Imgem de um homem dirigindo para ilustrar o conteúdo sobre dicas que vão te ajudar a identificar os melhores condutores para fazerem parte da sua empresa

Por onde começar na hora de selecionar os melhores condutores para a sua frota?

Quando estamos falando em contratar um condutor para a sua frota, a primeira coisa a se pensar é que você está em busca de um profissional que realizará uma tarefa importante e de muita responsabilidade: conduzir os carros da sua empresa.

Por isso saber identificar o condutor adequado para desempenhar muito bem essa função e, assim, garantir uma entrega de qualidade nos serviços é essencial.

Quer saber o que levar em conta no momento de escolher o melhor condutor para fazer parte da sua equipe?

Para te auxiliar, separamos 5 dicas de alguns pontos que podem ser levados em consideração para identificar os melhores condutores para sua frota:

1) Avalie o perfil do condutor

Como em qualquer outro processo seletivo para diferentes funções, a escolha do condutor deve ser baseada em uma avaliação cuidadosa e estratégica, para que, assim, seja possível entender se o perfil atende de fato às necessidades da organização.

Por isso é importante que exista um profissional qualificado envolvido na seleção, para fazer essa avaliação comportamental e psicológica antes mesmo da contratação.

Afinal, o perfil do condutor deve estar conectado às expectativas da empresa e agregar valor à vaga a ser preenchida na frota.

2) Analise a qualificação profissional

Para ser considerado um bom condutor, o motorista deve ter habilidades técnicas que vão muito além de “dirigir bem”.

Dessa forma, no processo de identificar esse profissional, seja criterioso ao exigir conhecimentos de leis de trânsito, direção defensiva, participações em treinamentos e cursos de aperfeiçoamento, mecânica básica e até mesmo habilidades para primeiros socorros.

Além disso, para ter profissionais ainda mais qualificados na sua empresa você pode ter como um diferencial o benefício de ter carros sempre novos, aplicativos que dão maior agilidade e segurança, pois os carros recebem sempre a manutenção constante.

Com a Localiza Gestão de Frotas você pode oferecer as melhores vantagens para os condutores!

3) Conheça as expectativas de futuro

O processo de escolha de novos condutores sem dúvida demanda tempo, energia e muito trabalho, você concorda?

Desse modo, tente identificar quais são as perspectivas do candidato e qual é a sua expectativa de futuro com relação à empresa, uma vez que o cenário ideal é que o vínculo entre vocês seja estável e duradouro.

Uma comunicação clara entre empresa e candidato, para alinhar questões como condições de trabalho, remuneração, benefícios e plano de carreira, pode ajudar bastante nesse processo.

4) Confira o histórico profissional do candidato

Profissional

A escolha de um bom condutor para a sua frota deve se basear também em uma análise do histórico do candidato.

Por isso é indicado buscar referências em outras empresas onde o condutor trabalhou anteriormente e entender os seus antecedentes.

Ou seja, é muito importante saber se ele possui uma boa conduta no trânsito, se já esteve envolvido em acidentes de trânsito ou se tem muitas penalidades em sua carteira de habilitação.

Isso fará toda a diferença para a relação de confiança e credibilidade que poderá ser criada entre gestor e condutor.

5) Valorize as habilidades interpessoais

As habilidades interpessoais são características que facilitam a forma como as pessoas se comunicam e se relacionam no dia a dia, nos ambientes em que estão inseridas.

Então, mesmo que a função principal do condutor seja estar em atividades externas à empresa, conduzindo os carros das frotas, ele precisa ser uma pessoa que se relaciona e se comunica bem.

Além disso, vale lembrar que ele atuará como um representante da empresa, o que interfere diretamente na imagem que você deseja criar para o seu negócio.

6)  Dica bônus: realize testes!

Condutores

Após analisar todos esses pontos e identificar um condutor em potencial para a sua equipe, é a hora de realizar testes com esse profissional.

Existem alguns testes práticos que podem te dar respostas importantes sobre as habilidades do condutor:

  • Acompanhar de perto a maneira como ele dirige e analisar o desempenho;
  • Entender como ele se relaciona com as tecnologias utilizadas na gestão de frotas, como a telemetria e outros softwares;
  • Perceber a maneira como reage a situações adversas e/ou inesperadas que podem surgir no dia a dia;
  • Analisar a sua preocupação com as boas práticas de segurança: respeito aos limites de velocidade e às sinalizações, uso do cinto de segurança, não utilização do celular e outros.  

Essa pode ser uma fase decisiva na escolha final do melhor condutor.

E aí, está pronto para colocar as dicas em prática?

Aqui em nosso blog e no LinkedIn, você pode ficar por dentro de mais dicas de gestão para a sua frota.

Não deixe de nos acompanhar e de conferir todos os conteúdos!

Equipe Localiza Gestão de Frotas
Icon FacebookIcon LinkedinIcon Twitter