Icon GF

Menu

Localiza Gestão de Frotas
Ícone Phone

FALE CONOSCO

Icon GF

Menu

Localiza Gestão de Frotas
Ícone Support

FALE CONOSCO

Você está em:
Última atualização em 25/8/2022

O que é metodologia ágil? Entenda como aplicá-la no seu negócio

Saiba o que é essa metodologia e como ela pode ajudar na gestão e no desenvolvimento dos projetos da sua empresa.
Imagem de um homem trabalhando em uma tela ilustrando o artigo sobre metodologia ágil

Em algum momento, você já parou para analisar e refletir como está o andamento dos projetos da sua empresa e percebeu que eles poderiam fluir de uma forma muito mais rápida?

Fique tranquilo! Você não está sozinho.

A procura por melhorias e formas de padronização na gestão de projetos é uma realidade para muitas empresas que estão sempre em busca de avanços nas suas operações e almejam um desenvolvimento mais ágil.

As metodologias ágeis, nesse contexto, surgem como uma maneira de contribuir para a melhoria desses fluxos de trabalho por meio de soluções mais eficientes.

Mas, afinal, o que é metodologia ágil?

Preparamos um conteúdo para te ajudar entender o que é e qual é o diferencial dessa metodologia.

Fique por dentro de tudo!

A lógica da metodologia ágil

Metodologia ágil é uma maneira de guiar projetos com o objetivo de otimizar e dar mais agilidade aos processos e às entregas de resultados de uma equipe.

Ou seja, é um conjunto de práticas em que primeiro se entende definitivamente uma demanda para depois agir buscando entregas rápidas e com excelência, atendendo às necessidades e superando expectativas dos clientes e da própria empresa.

Essa dinâmica de desenvolvimento mais ágil dos processos proporciona uma troca maior de informações entre as equipes e setores envolvidos, o que incentiva a antecipação de problemas antes mesmo de chegar até as mãos do cliente. Afinal, dessa forma se ganha mais tempo e qualidade nas entregas!

Assim, a metodologia ágil se torna uma opção para as instituições que desejam tornar os fluxos de trabalho mais ágeis e eficientes, mas também pode ser uma possibilidade para que sua empresa se mostre mais competitiva e imponente perante o mercado.

Entendendo o manifesto ágil

Mulher apresentando a metodologia ágil

​Para que você entenda melhor do que se trata o manifesto ágil e como ele surgiu, precisamos recorrer a uma perspectiva histórica dos fatos.

Segundo o portal MétodoÁgil, em 1990, quando houve a grande consolidação da internet, o desenvolvimento dos softwares ainda era baseado no modelo “waterfall” ou “cascata”. Esse formato de criação de softwares recebia esse nome porque ocorria de maneira vertical, de forma que primeiro era necessária a conclusão de uma fase do projeto para então iniciar a próxima.

O fato é que o manifesto ágil nasceu a partir da reunião de um grupo de desenvolvedores da área de TI nos EUA, que, a partir de levantamentos e pesquisas, percebeu que os métodos tradicionais de fluxo de trabalho estavam ultrapassados e já não faziam mais sentido se manterem daquela forma.

Em decorrência disso, em 2001, a documentação do manifesto ágil surgiu como uma resposta desse grupo aos métodos pesados e engessados que eram utilizados para desenvolver softwares até o momento.

Nesse documento, eles determinaram que o conceito de metodologia ágil se apoiaria em 4 pilares:

  1. As pessoas e suas interações importam mais do que processos e ferramentas;
  2. Um software funcionando é mais importante do que qualquer documentação;
  3. A colaboração com o cliente está acima de negociações e contratos;
  4. A capacidade de reação a mudanças está acima de um plano preestabelecido.

Hoje, esses valores servem para nortear o desenvolvimento dos processos para muitas áreas além do mercado de softwares.​

Quais são os objetivos da metodologia ágil?

Grupo de pessoas trabalhando em projeto

Primeiramente, é muito importante frisar que a metodologia ágil não possui apenas um único objetivo na sua implementação.

Entende-se que o desenvolvimento da aplicação dessa metodologia produz um efeito sequencial, em que, a partir do momento em que uma empresa consegue adicionar mais agilidade à gestão de um projeto, torna-se mais provável que outras tarefas do negócio fluam também da mesma maneira.

Dessa maneira, entendemos que o objetivo principal dessa metodologia é ir na contramão do tradicional método “cascata” citado anteriormente, e o foco é: resultados otimizados e excelência na entrega do produto final.

Veja aqui mais dicas sobre gestão de negócios!

Conheça as vantagens do desenvolvimento ágil!

Após adquirir todas essas informações, você deve estar se questionando: o que então diferencia a metodologia ágil das tradicionais?

O que você precisa entender, antes de qualquer outra coisa, é que o grande diferencial dessa metodologia está na velocidade e na eficiência dos processos.

Mas, além disso, o desenvolvimento pode proporcionar também:

  • Aumento de produtividade da equipe;
  • Organização maior das tarefas;
  • Melhor leitura dos projetos;
  • Mais qualidade e excelência nas entregas;
  • Previsibilidade de riscos associados aos projetos;
  • Melhor validação das estratégias.

Conheça as principais metodologias ágeis

Implementar uma metodologia ágil em qualquer negócio exige tempo, muita análise e, acima de tudo, paciência por parte dos gestores para lidar com todas as mudanças operacionais.

Afinal, trata-se da implementação de uma nova cultura no negócio, e os resultados tendem a surgir de forma gradativa.

Dessa forma, alguns métodos de desenvolvimento ágil já validados podem te ajudar bastante nessas mudanças de procedimentos e adoção de novas práticas.

Atualmente, os métodos mais conhecidos e utilizados pelas empresas de diversos setores são​:

1. Kanban

Quadro kanban

Conhecido por ser um método ágil simples e ao mesmo tempo muito inteligente, o Kanban pode ser uma excelente opção para times que buscam melhores resultados. Ele basicamente utiliza de um sistema visual que sugere utilização de “post-its” (aqueles famosos cartões coloridos) para gerenciar o andamento dos trabalhos à medida que vão acontecendo.

O objetivo da metodologia é visualizar todo o fluxo das etapas de trabalho. Normalmente os processos de trabalho do Kanban se dividem em três fases: “a fazer”, “fazendo” e “feito”.

Essa divisão tem como objetivo acompanhar os processos, mas também identificar os possíveis obstáculos que possam surgir, para que seja possível fazer os reparos necessários enquanto as coisas fluem.

2. Scrum

metodologia ágil Scrum é muito utilizada na gestão de projetos mais complexos, em que ainda não se entende muito bem quais são as etapas.

O foco do Scrum está nas pessoas da equipe, pois torna as fases dos processos muito mais fáceis de serem visualizadas e entendidas por todos. Assim cada integrante sabe o já foi feito, o que já está em andamento e o que ainda precisa ser finalizado.

Na metodologia ágil Scrum, aplicam-se ciclos rápidos de execução das tarefas, conhecidos como “sprints”. De maneira resumida, esses ciclos determinam o tempo para que as atividades sejam concluídas, e normalmente esse prazo varia entre duas semanas e um mês.​

3. Lean

Já a metodologia Lean é muito focada em eficiência e produtividade.

Ela tem o objetivo de valorizar cada vez mais a entrega para o cliente e por isso busca alcançar o máximo de qualidade nas produções, utilizando menos recursos e tempo.

Em resumo, é uma metodologia que traz esforços para que uma equipe consiga enxugar os excessos dos processos e ampliar a eficiência dos trabalhos, para que assim sejam obtidos resultados muito maiores para o negócio.

Você pode querer ler também: 7 estratégias para redução de custos nas empresas.

Esses métodos já funcionam muito bem em áreas de TI e indústrias de softwares, mas outras áreas de organizações e departamentos também já utilizam essas metodologias, como: setores operacionais, marketing, segurança, recursos humanos e vendas.

Como aplicar as metodologias no meu negócio?

Até aqui você já se inteirou sobre o conceito de metodologia ágil, conheceu um pouco dos fundamentos do manifesto ágil e também já sabe quais são as principais metodologia utilizadas pelas empresas hoje em dia.

Mas como você pode começar a implementar essas metodologias no seu negócio?

O primeiro passo será sempre: criar um planejamento!

Sabemos o quanto um planejamento estratégico consistente faz toda a diferença. Por isso tente se planejar, organizando todas as coisas que você acredita que serão necessárias para essa mudança. Afinal, isso será algo que impactará toda a cultura da sua empresa.

Depois disso, você precisa transmitir as ideias de mudança para o seu time. Assim, o segundo passo a ser dado é alinhar as suas expectativas junto dos membros sua equipe. Eles são parte importantíssima para o funcionamento de todo o processo de implementação das metodologias ágeis, então eles precisam estar a par de todas as mudanças que ocorrerão.

Nesse caso, vale ainda pensar em possíveis treinamentos que possam ser oferecidos para esses colaboradores, para que eles entendam de verdade o que são essas metodologias e como podem impactar positivamente os fluxos e as rotinas de trabalho.

Por fim, é necessário definir qual metodologia se encaixa melhor na realidade do seu negócio. Saber definir muito bem qual método você vai utilizar te possibilita maiores chances de alcançar os seus objetivos e escalar os resultados.

A transformação ágil na Localiza

A implementação do método ágil começou pelo Localiza Labs, o nosso time de tecnologia. O processo foi um sucesso, e a transformação se estendeu também para o time de Marketing.

Atualmente, os dois times são estruturados seguindo a metodologia ágil. Dessa forma, tem sido perceptível o quanto as equipes ganharam em produtividade e como adquiriram uma visão abrangente sobre todos os processos da empresa.

Além disso, já é possível colher alguns frutos resultantes dessa mudança. O time de Localiza Labs lançou recentemente um podcast para contar como foi todo o processo de transformação ágil e compartilhar com você os aprendizados e os benefícios que a metodologia trouxe para os setores.

O podcast já está disponível, e você pode ouvir agora mesmo!

Gostou de acompanhar esse tipo de conteúdo por aqui?

Continue com a Localiza Gestão de Frotas e fique por dentro de todas as novidades e muito mais conteúdos!

Equipe Localiza Gestão de Frotas
Icon FacebookIcon LinkedinIcon Twitter