O método PDCA, também conhecido como ciclo PDCA, é uma técnica que pode contribuir com qualquer área de negócio.

Este método pode, inclusive, melhorar a gestão de frotas da sua empresa. Ficou curioso? Acompanhe nosso artigo até o final e entenda!

O que é o método PDCA?

O método PDCA pode ser definido como uma técnica de melhoria contínua, como explicam os especialistas Fonseca e Dario em artigo  científico para o tradicional Encontro Nacional de Engenharia de Produção.

Basicamente, trata-se de uma técnica cíclica utilizada para atingir metas e resolver problemas com mais eficiência. Sua aplicação é baseada no princípio de análises contínuas em busca de qualidade. ​

A sigla do método vem do inglês: plan, do, check, act — ou seja, planejar, fazer, verificar e agir — e, como o nome sugere, trata-se de um procedimento dividido em quatro fases.

Confira um pouco mais sobre cada fase do ciclo PDCA

1. Plan: planejar

A primeira parte do ciclo é o momento de analisar a situação, problema ou oportunidade e planejar as ações que podem ser executadas.

Por exemplo: se há uma oportunidade de mercado para o lançamento de um produto novo, quais são as ações necessárias para desenvolver tal item?

2. Do: fazer

Agora, é hora de executar o que foi planejado. Essa parte da ação tem um caráter experimental, pois, a partir dela, surgem análises importantes sobre o que está dando certo e o que precisa ser melhorado.

No exemplo acima, seria um projeto piloto do produto.

3. Check: verificar

Tudo que foi feito passa por um pente fino identificador dos pontos fortes e fracos da ação.

Quais problemas foram detectados? Quais oportunidades podem ser aproveitadas?

No caso da criação de um produto, que usamos como exemplo, é preciso analisar desde a produção até sua aceitação, passando por precificação e lucros.

4. Act: agir

Por fim, é hora de tomar uma decisão.

A solução criada no planejamento deu certo? Se sim, pode ser implementada. Se não, é importante analisar o que precisa ser melhorado ou modificado — e nesse cenário, a ideia é voltar à fase de planejamento e iniciar um novo ciclo PDCA.

Método PDCA: como aplicar na gestão de frotas?

Para aplicar o método PDCA na gestão de frotas basta colocar em prática cada uma das fases quando diante de uma oportunidade ou de um problema.

Em outras palavras, usar o PDCA na frota não é diferente do que seria usá-lo em qualquer outro tipo de atividade que precisa de gerenciamento. 

Leia também: O que é Scrum? Uma operação eficiente

Passo a passo para aplicar o método PDCA na gestão de frotas

Independentemente do tamanho da frota de uma empresa, fazer o gerenciamento dos veículos é parte indispensável do negócio. Veja como utilizar o método PDCA.

Passo 01: plan

Suponhamos que a empresa esteja diante de um problema: custos muito altos com a frota.

O método PDCA entra como um facilitador da solução e, na fase do planejamento, é hora de detectar os custos e pensar em como podem ser reduzidos.

É importante lembrar que, já neste momento, é fundamental contar com sistemas de gestão integrados que entreguem dados confiáveis e precisos para o gestor.

O MyFleet, por exemplo, é um portal que reúne tudo sobre os carros, condutores e custos em uma mesma plataforma.

Passo 02: do

Com o planejamento pronto, é hora de começar a aplicar as soluções ali apontadas. No nosso exemplo, pode ser a criação de rotas mais eficientes e conscientização do time sobre uma direção mais econômica.

Passo 03: check

Agora, o gestor de frotas pode fazer um levantamento sobre os resultados das ações anteriores.

As novas rotas funcionaram? Os programas de conscientização deram certo?

Passo 04: act

Por fim, hora de tomar uma decisão. Neste exemplo, suponhamos que apesar da alteração de rotas e conscientização contribuírem, a redução de custos não foi tão significativa quanto o esperado e o motivo seria a eficiência dos veículos.

Nesse momento, o ciclo se fecha com a adoção das novas rotas e os programas de conscientização de condutores. Mas, um novo ciclo PDCA se abre para estudar a solução do problema de eficiência dos veículos.

Como você pode ver, o método PDCA é cíclico, e tem como objetivo solucionar quaisquer gargalos que estejam atrapalhando a produtividade máxima da sua equipe.

Se você gostou deste conteúdo, aproveite e confira as vantagens da terceirização de frotas e como ela pode ser uma alternativa considerada no seu método PDCA!