fale conosco
O conceito de Mobilidade urbana vai além do deslocamento. Tem tudo a ver com produtividade, qualidade de vida e segurança.
A Mobilidade Urbana faz parte do dia a dia de todo o cidadão e, por isso, é um tema que precisa sempre ser discutido e praticado.
Se você quer saber um pouco mais sobre Mobilidade Urbana, veio ao lugar certo. Confira o conteúdo abaixo!
Mobilidade urbana é definida como a capacidade de deslocamento de pessoas dentro do espaço urbano, por motivos econômicos, sociais e pessoais.
Nesse sentido, é possível entender que todos participam e dependem, de alguma forma, da mobilidade urbana para irem de um local a outro com qualidade e eficiência.
De acordo com um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), existem diversos desafios da mobilidade urbana no Brasil.
Entre eles, destacamos os principais:
Segundo o Ipea, o rápido crescimento populacional aparece como um dos principais desafios para a mobilidade.
Hoje, aproximadamente 85% da população brasileira vive em centros urbanos.
Cerca de 36 cidades têm mais de 500 mil moradores e os municípios de regiões metropolitanas acumulam aproximadamente 80 milhões de habitantes.
O estudo aponta o alto custo de projetos de infraestrutura como mais um desses cenários desafiadores, uma vez que é necessário que existam vias e sistemas de transporte adequados para deslocar o cidadão.
Nesse aspecto, o anseio do cidadão por conforto, segurança e independência levam ao aumento do número de carros nas ruas.
Isso, por sua vez, gera constantes congestionamentos em horários de pico.
Além disso, o comportamento humano no trânsito causa impactos significativos nos índices de acidentes.
Enquanto são criadas políticas públicas para melhorar a infraestrutura das cidades, existem algumas alternativas que pessoas e empresas podem desenvolver, desde já, para contribuir com a mobilidade urbana.
Veja:
Gestores podem estimular, dentro das empresas, a prática de carona entre membros da equipe que moram próximos uns dos outros.
Reconhecimento para times que dividem o veículo ou até recompensa para colaboradores que se deslocam dessa forma são algumas maneiras de incentivar a prática.
Além disso, existe a possiblidade de contar com aplicativos e tecnologia para organizar as caronas.
Para empresas que trabalham com frota de veículos no atendimento a clientes ou entrega de produtos, é possível contar com sistemas de gestão que ajudam o gestor a desenvolver rotas mais eficientes.
Assim, consegue-se concentrar mais visitas em um mesmo caminho e otimizar o tempo do carro na rua.
Para colaboradores que gostam de ir trabalhar utilizando meios de transporte não-motorizados – como bicicletas, por exemplo – é interessante desenvolver espaços que facilitem o dia a dia de quem adota a prática.
Estacionamento para bikes e vestuário são boas alternativas.
Ano após ano, as montadoras se preocupam em desenvolver veículos mais eficientes, que gastem menos combustível e emitam o mínimo possível de poluentes.
Portanto, se a empresa utiliza frotas para operar, é interessante renovar os modelos com certa periodicidade.
Carros mais novos são menos propícios a dar problema e por isso evitam que o trânsito seja prejudicado.
Pensando nisso, muitas companhias escolhem frotas terceirizadas, porque podem usufruir de manutenção em dia, carros sempre novos, entre diversos outros benefícios.
Como acidentes de trânsito entram na lista de desafios da mobilidade urbana, é interessante que pessoas e empresas trabalhem a favor da conscientização sobre os perigos nas ruas e a necessidade de dirigir com responsabilidade.
Treinamentos para motoristas, participação em campanhas como o Maio Amarelo e programas internos ajudam o time a replicar o comportamento positivo nas ruas e colaborar com a mobilidade urbana.
Um carro compartilhado retira em média de 9 a 13 veículos da rua, segundo o estudo de Shared Mobility, da Universidade da Califórnia.
Além de melhorar o meio ambiente, essa prática auxilia na redução de custos da empresa.
Durante o expediente de trabalho, diversos carros ficam parados no estacionamento das empresas, e para que eles sejam melhor utilizados, podem ser disponibilizados para idas a reuniões externas, transporte de pessoas a aeroportos, e várias outras finalidades.
Ao somar os desafios da mobilidade urbana no Brasil com as boas práticas que podem melhorá-la, é possível entender que são muitos os benefícios trazidos por um ambiente de melhor mobilidade.
Entre eles, podemos destacar:
Se mais pessoas dividissem um mesmo veículo em caronas para ir e voltar do trabalho, haveria menos congestionamento nas ruas em horários de pico.
O resultado é menos tempo em engarrafamentos e mais tempo produzindo ou descansando.
Outro ponto interessante despertado pelas boas práticas de mobilidade urbana é a possibilidade de criar uma rede de contatos profissionais durante as caronas solidárias.
Também é possível aproveitar o tempo do trajeto trabalho-casa para ouvir música, ler e até descansar, quando não é sua vez de dirigir em programas de carona.
Com um comportamento adequado no trânsito, há menos acidentes e mais tranquilidade para se deslocar.
Além de melhorar o trânsito, deixar menos veículos em circulação também reduz a emissão de poluentes e gases responsáveis pelo efeito estufa.
O futuro perfeito – e esperado – para a mobilidade urbana envolve a possibilidade de deslocamento fácil, eficiente e seguro para todos.
Nesse sentido, políticas públicas precisam ser criadas por parte dos governos federais, estaduais e municipais, para garantir investimentos na infraestrutura e sistemas de transporte público.
Em paralelo, pessoas e empresas podem fazer sua parte para colaborar.
Pensando nisso e de olho no futuro, a Localiza Gestão de Frotas investe constantemente em pesquisa e desenvolvimento de soluções que contribuam com o futuro da mobilidade urbana.
Terceirização de frota e sistemas de gestão, por exemplo, visam entregar para clientes o melhor da eficiência para o negócio e, ao mesmo tempo, a possibilidade de vivenciar práticas que colaboram com a mobilidade das cidades.
Para melhorar contribuir com a mobilidade urbana é possível adotar algumas ações, como por exemplo:
• Procurar por meios alternativos de transporte;
• Optar por combustíveis sustentáveis;
• Aderir a um esquema de caronas;
• Entre outras.
Uma das principais vantagens da mobilidade urbana é a redução do impacto ambiental. Além disso, com a mobilidade urbana existe uma maior fluidez no espaço urbano, viabilizando que veículos, cargas e pessoas tenham um fluxo adequado e eficiente.
O principal desafio da mobilidade urbana está no trânsito das grandes cidades. Com o rápido desenvolvimento urbano, a falta de investimento em infraestrutura e o aumento do uso do transporte individual, o fluxo das cidades está cada vez mais complicado.
Para superar o problema de falta de mobilidade urbana, sua empresa pode investir em um sistema híbrido de trabalho ou home office.
Oferecer horários flexíveis para os funcionários, incentivar o uso de meios de transporte alternativos, como a bicicleta, e o compartilhamento de caronas também são boas práticas.
Existem alguns tipos de mobilidade urbana que foram criados ao redor do mundo, como o cinturão urbano, a canaleta exclusiva, os Veículos Alternativos para Mobilidade, entre outros.
Seja qual for o tipo da mobilidade, individual (a pé, motocicletas, carros e bicicletas), ou coletiva (ônibus, bondinho, metrô, trem, entre outros) a mobilidade urbana sustentável é importante para todo o ambiente.
FALE CONOSCO
Central de Vendas WhatsApp
Clientes Localiza Gestão de Frotas
Atendimento 24 horas
0800 979 1010
Atendimento a gestor
0800 979 1010
Clientes Migrados
Assistência Técnica 24 horas
0800 726 9804
Assistência 24 horas BestFleet
0800 701 7033
Sinistros / Terceiros
0800 772 0995
SAC Frotas
0800 772 0994
SAC Agro
0800 525 1000
Dúvidas?