Menu
Localiza Gestão de Frotas
Entrar
Ícone Phone

fale conosco

Você está em:
Última atualização em 6/7/2022

Monitoramento de frota: o que é e como isso impacta seu negócio

O monitoramento de frota pode ser um diferencial no dia a dia de sua gestão de frotas. Um bom gestor precisa estar antenado às tecnologias que o auxiliam neste processo.
Monitoramento de frota.

Uma boa logística faz diferença na prevenção de riscos, evitando atrasos, e pode ser um dos pontos cruciais quando o assunto é economia. Quando o gestor tem as informações em tempo real das etapas do processo, é possível ter controle de todo o operacional e garantir eficácia e excelência no atendimento aos clientes.

 Neste artigo, vamos explicar o que é o monitoramento, sua importância e como fazer para implementá-lo no dia a dia. Boa leitura!

O que é o monitoramento de frotas

Como o próprio nome diz, o monitoramento de frotas serve para ajudar no acompanhamento da movimentação dos veículos em tempo real. Com isso, pode-se observar as possíveis dificuldades dos condutores, sugerindo-lhes as melhores rotas, e conseguir um controle maior na prevenção de riscos.

 É extremamente importante que as empresas que trabalham com logística estejam de olho nessas informações diariamente, a fim de aumentar a sua produtividade, garantir o sucesso na entrega e ainda melhorar o relacionamento com o cliente.

A importância do monitoramento

A grande vantagem das empresas que já implementaram o monitoramento de frotas é a eficiência na entrega.

 Num mercado extremamente competitivo, pequenos detalhes fazem a diferença. É preciso gerenciar o tempo para que as entregas sejam feitas no menor prazo possível e com impecável qualidade. Por isso, é tão importante estar de olho nas melhores rotas. Só assim é possível garantir que os condutores evitem trechos engarrafados, com alto número de acidentes etc.

Cinco benefícios do monitoramento de frotas

A lista dos benefícios do monitoramento de frotas é extensa, mas separamos aqui as principais, para que você entenda como um bom monitoramento pode impactar o resultado final das suas entregas:

  1. Prevenção de acidentes

Um bom gestor acompanha os trajetos e faz sua logística embasada nas melhores rotas.

  1. Controle do consumo de combustível

Um dos desafios da gestão é fazer o máximo de entregas com o menor custo e no menor tempo possível. Quando você planeja e monitora sua frota, é possível traçar rotas mais eficientes e, com isso, economizar no combustível.

  1. Mapeamento de deficiências e vantagens

Os dados atualizados permitem ao gestor acompanhar todo o processo 24h por dia. É como se ele estivesse ao lado do condutor, fazendo-o com que não perca tempo, pois, ao menor sinal de problema, auxiliará na tomada de decisões.

  1. Aumento dos lucros

Como vimos, otimizar a rota pode impactar o gasto com combustível. E é possível ainda aumentar os lucros da empresa, pois a otimização ajuda na redução de custos com retrabalho, evita acidentes e impacta a manutenção dos veículos.

  1. Aumento da produtividade

Com os dados na mão de forma otimizada, os problemas são detectados e resolvidos rapidamente. Assim, a equipe pode focar no que realmente importa e garantir a satisfação do cliente.

Como fazer o monitoramento

Fazer o monitoramento da frota não é apenas saber a localização dos veículos. Para ajudar você nesse processo, fizemos uma lista de formas eficientes de se realizá-lo:

  • Checklist de viagem: São formulários preenchidos pelos condutores e usados para comparações e identificação de problemas através de padrões.
  • Monitoramento de entregas: É muito importante que seja feito o acompanhamento do status das entregas. Assim, é possível identificar desvios de rotas, fraudes no momento da entrega e pontos de melhoria.
  • Rastreamento de frota: Embora muitas vezes confundido com o monitoramento, o rastreamento é feito por uma Central que registra e analisa as ocorrências, como tempo de viagem, duração das paradas, problemas e congestionamentos.
  • Controle de manutenção: Para garantir que os veículos rodem de forma segura, é preciso um sistema capaz de monitorar as manutenções rotineiras.
  • Controle de custos: O processo de monitoração auxilia o gestor a ter um controle mais rígido de gastos, principalmente relacionado a multas e despesas com combustível. 

Como a Localiza Gestão de Frotas pode te ajudar com o monitoramento

A Localiza Gestão de Frotas possui ferramentas que visam atender às necessidades atuais de cada empresa, ao mesmo tempo em que oferece soluções aprimoradas e compatíveis com necessidades futuras. E isso significa que os clientes da Localiza Gestão de Frotas ficam sempre à frente no mercado.

 Por meio de toda a tecnologia e da organização das informações, o gestor de frota desenvolve um trabalho mais afinado, e seu negócio se torna muito mais eficiente!

Conheça o carro conectado da Localiza Gestão de Frotas!​

Equipe Localiza Gestão de Frotas
Icon FacebookIcon LinkedinIcon Twitter

FALE CONOSCO

Ícone Central de vendas whatsapp.

Central de Vendas WhatsApp

Ícone Aumento da produtividade.

Clientes Localiza Gestão de Frotas

Atendimento 24 horas

0800 979 1010

Atendimento a gestor

0800 979 1010

Ícone Clientes Migrados.

Clientes Migrados

Assistência Técnica 24 horas

0800 726 9804

Assistência 24 horas BestFleet

0800 701 7033

Sinistros / Terceiros

0800 772 0995

SAC Frotas

0800 772 0994

Localiza Gestão de Frotas

Todos os direitos reservados

Localiza Fleet S/A | CNPJ 02.286.479/0001-08

Av. Bernardo Vasconcelos, n. 377 Bairro Cachoeirinha, Belo Horizonte/MG CEP 31.150-000